Educação Brasileira: Uma Lição para Aprender com a DeepSeek
Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente – www.wolmer.pro.br
Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/9745921265767806
É conhecimento geral que também a educação se faz com exemplos, dedicação e porque não dizer muitas renúncias.
Tivemos um caso pouco comentado em que na Índia, em uma vila isolada no Estado de Orissa, um pai, vendedor de hortaliças e com 45 anos de idade, não mediu esforços para abrir com as próprias mãos 8 Km de estrada dos 15km de distância, tendo como ferramenta uma enxada e uma picareta.
Este esforço durou 2 anos e o objetivo era para que seus filhos pudessem ter a oportunidade de estudar, uma vez que o caminho trilhado por eles era montanhoso e o tempo gasto era de 3h.
Obviamente que todo este esforço surtiu efeito, chamando a atenção da impressa e consequentemente das autoridades indianas que prometeram concluir o restante do caminho.
Observe bem o esforço deste cidadão em querer oferecer o que é necessário com o que tem em mãos...
Outra situação que faz acontecer com o que tem disponível está relacionada ao DeepSeek, que não busca a excelência fora, para o jovem Liang Wenfeng, “temos que desenvolver os melhores talentos nós mesmos."
O intuito aqui é uma analogia relacionada fazer o melhor com o que podemos oferecer e não exaltar país x ou y.
A lição ensinada pelo chinês é que o que surpreendeu o grande Vale do Silício foi justamente uma empresa chinesa entrar no jogo de Inteligência Artificial como empresa inovadora e não como uma seguidora e até mesmo imitadora[1].
Interessante perceber nesta história é que os chineses não se deixaram abater quando em 2022, os EUA proibiram a venda para a China do chip GPU, que significa Unidade de Processamento Gráfico
Sabe-se que estes chips são essenciais na construção de modelos de IA, todavia enquanto os modelos ocidentais usam em média 16 mil unidades desse chip, a china tem que se conter com duas mil apenas, entretanto isso não foi empecilho para o sucesso da DeepSeek, já que para compensar a ausência do GPU, usaram milhares de chips de qualidade inferior, que em contrapartida, fez o seu produto ficar muito mais barato e sem perder a competitividade.
O fato é que a proibição dos EUA quanto a venda de chip, instigou a china a enfrentar desafios e buscar novas oportunidades para a indústria chinesa de IA.
Interessante constatar que muitas pessoas ou até mesmo nações se dão por vencidas quando sentem restrições e até mesmo sanções, todavia, isso pode ser visto como uma forma de estimular a criatividade, inovação e a resiliência, forçando assim, ressignificando desta maneira, o alinhamento metas para efetivar os objetivos.
Restrições para chineses são vistos como desafios e assim tem que caminhar a nossa educação, já que a mesma enfrenta diversas restrições.
Nós docentes precisamos desenvolver nossos talentos e é percebido que em nossas instituições têm muitos
Observe os dois exemplos acima:. ambas pessoas fizeram muito com o pouco que tinham, obvio que cada um com o seu contexto, todavia, que possamos usar estes exemplos como incentivo para oferecer o nosso melhor a nossos alunos, fazendo com que eles tenham uma educação diferenciada.
[1] https://www.bbc.com/portuguese/articles/c07km12v18do