Educação Baseada em Evidência
Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente – www.wolmer.pro.br
Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/9745921265767806
A educação acontece de várias formas e metodologias, todavia poucos profissionais abordam ou abordaram a Educação Baseada em Evidências, isto é, na Educação Baseada em Evidências (EBE) é defendido que práticas educacionais e decisões pedagógicas devem focar evidências científicas comprovadas e disponíveis, fugindo do laboratório em que se encontra a atual educação pública, laboratório este que acata achismos de profissionais sem formação na área e/ou qualquer tipo de experiência com o contexto escolar.
Para Christophe et al (2015)[1], quando se fala em EBE não se trata de modismo, mas uma tendência que vem evoluindo desde o século XX, e a evidência para os autores, é trabalhada na linha cartesiana que significa constatação de uma verdade que não dá espaço para dúvidas por ter passado pelo teste da relevância, suficiência e veracidade.
O intuito do EBE é fazer com que as ações pedagógicas e dos educadores sejam mais assertivas e eficazes e é um tipo de educação que valoriza o conhecimento e expertise do profissional da educação e em concomitância, considera também os valores, circunstâncias e necessidades específicas de cada aluno.
É um método que contou com grandes educadores como Maria Montessori (1870 – 1952)[2], que por meio do rigor científico, conseguiu excelentes resultados nas crianças com Necessidades Especiais Educacionais (NEE), Vygotsky que pontua a importância como o pensamento e a cognição se desenvolvem e para ele, é importante o entendimento do contexto, da vivência e das emoções de seus alunos no bom andamento e resultado do processo de aprendizagem.
Observe que eram situações estudadas, constatadas, validadas e não situações laboratoriais cujo o discente se assemelharia a um rato branco de laboratório, isso porque o EBE é balizado por pesquisas científicas, dados e conhecimento prático que contribuirão com a assertividade do processo ensino aprendizagem.
É sabido que tudo que esteja relacionado a educação tem os seus benefícios como melhora da qualidade do ensino por permitir tomadas de decisões baseadas em informações concretas, o que alavancará o sucesso escolar dos alunos além de maior assertividade porque faz com que os educadores utilizem métodos comprovados e eficazes fugindo dos achismos e o que é de grande impacto na educação pública é o incentivo a busca do conhecimento científico na rotina escolar.
Em contrapartida, temos como desafios a resistência ao método, a complexidade das pesquisas já que os profissionais de licenciaturas têm um déficit na formação em pesquisas e grande risco de reducionismo a ponto de desconsiderar aspectos sociais e contextuais importantes.
O fato é que a Educação Baseada em Evidências quando utilizada de forma correta, potencializa a aprendizagem tendo como pedra angular a ciência, isso porque nas falas de Brites e Almeida (s. d. p. 70)[3], “pesquisa de dados são utilizadas regularmente para identificar pontos fortes e fracos nas escolas, orientar o planejamento acadêmico bem como colocar o professor como protagonista”
[1] CHRISTOPHE, Micheline; et al. Educação baseada em evidências: como saber o que funciona em educação - Brasília: Instituto Alfa e Beto, 2015. 3 Mb; PDF. Disponível em: < https://www.alfaebeto.org.br/wp-content/uploads/2023/05/Educacao-Baseada-em-Evidencias-Como-saber-o-que-funciona-em-educacao.pdf>
[2] http://www.gestaouniversitaria.com.br/artigos/montessori-e-a-educacao
[3] BRITES, Luciana; ALMEIDA, Roselaine Pontes de. Educação Baseada em Evidências: O Que Todo Professor Precisa Saber. Editora NeuroSaber. [s.d.] Disponível em:< https://pt.scribd.com/document/857693302/Educacao-Baseada-Em-Evidencia>