10/02/2025

Educação Aliada a Peter Watson

Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente – www.wolmer.pro.br

Currículo Lattes http://lattes.cnpq.br/9745921265767806

 

É sabido que a educação é uma ação intencional e libertadora, dessa forma, a liberdade proporcionada por essa ação é baseada no discernimento, no protagonismo cognoscente e na busca do conhecimento o livrará da alienação e da manipulação.

Com base nisso, esta mesma educação libertadora converge com as ideias do psicólogo Peter Watson ao descobrir que grande parte das pessoas só acreditam no que querem ouvir.

Para o psicólogo as pessoas têm costume de manter as opiniões mesmo que alguém mostre fatos que refutem o que elas acreditam, e isso se dá porque o cérebro de uma pessoa tende a buscar apenas as informações que confirmem suas crenças descartando assim qualquer informação ou fato que divirja ou refute o que ela acredita ser verdade.

Interessante pontuar que as ideias de Peter Watson foram demonstradas por meio de uma experiência conhecida como viés da confirmação que fez parte de um estudo conduzido por ele em 1966 e que se encontra em confirmação nos dias de hoje.

O viés da confirmação nos dias de hoje é observável quando uma pessoa acredita em um determinado estilo de via e com base nisso, começa a seguir um influenciador que reforce esse estilo e por meio das redes sociais, o algoritmo tende a recomendar conteúdos similares fazendo com que a pessoa se sinta inserida em uma bolha na qual suas crenças são todas confirmadas, deixando-a cada vez mais alienada, isso porque a pessoa se sente validada e passa a ignorar as informações e fatos mesmo com todas evidências contrárias.

A pessoa entra em um completo estado de alienação, chegando até mesmo a comportamentos ridículos e até mesmo deprimentes como oração para pneus, ajuda extraterrestre com celular na cabeça fazendo sinais com a lanterna acesa, enfim, muitas atitudes estapafúrdias, explicitando a completa perda de senso.

Observe que algo descoberto em 1966 tem toda sua comprovação nos dias de hoje, conhecido como viés da confirmação e o interessante é que o filósofo Sócrates, uma das pessoas mais sábias de toda história da humanidade afirmava que “só sei que nada sei”, e hoje, a nossa arrogância faz acreditar em qualquer estultice como a verdade inquestionável.

Enfim, cabe a educação tirar o aluno da própria ignorância e instigá-lo a dúvida constante por meio da pesquisa e pela incansável busca do conhecimento já que a sua incompletude é uma constante.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×