17/08/2023

Educação Além do Laudo

Por: Sillene Santana Braga – Psicopedagoga

 

É sabido que a educação é um direito inalienável do cidadão, assim sendo, o que fazer para resguardar este direito?

Tavares em seu livro Educação uma Questão de Politizar, publicado pela Ícone em 2022 enfatiza que a educação não deve engessar o educador e tampouco o educando, dessa forma, é de suma importância percebermos as nuances de cada contexto educacional bem como as especificidades dos alunos em si, para que estes possam ter realmente seus direitos de cidadãos resguardados e efetivados por lei.

Quando se refere a inclusão, é notório perceber que nem todos os pais de educandos têm condições financeiras de conseguirem uma consulta com um especialista e em concomitância um laudo constatando as peculiaridades de seu filho para um acompanhamento especializado.

Dito isso, os alunos sem laudos mas com Necessidades Educacionais Especiais não conseguem um melhor acompanhamento causando uma “atrofia em seu saber” e porque não, um desenvolvimento aquém do esperado, comprometendo sucessivamente suas aptidões e habilidades.

É sabido que alguns problemas são oriundos de uma falta de atenção e de afetividade, como ressaltado por Tavares em seu livro Gestão Afetiva: Sistema Educacional e Propostas Gerenciais, publicado pela WAK em 2020.

No caso supracitado acima, é comum percebermos que problemas ligados a socialização do educando, depressão, ansiedade, outros transtornos, evasão escolar e até mesmo atos contra a própria vida como suicídio, são reflexos de uma má aprendizagem, que teve e/ou tem como cerne as deficiências contidas no processo ensino-aprendizagem bem como o débil sistema educacional público.

Assim sendo, a educação não pode se limitar a laudos e sim a percepções educadores engajados com o amor e o compromisso em ensinar, fazendo valer suas percepções profissionais e humanísticas desses profissionais, percebendo que os alunos não se resumem a números e estatísticas usadas como bandeiras políticas e sim como indivíduos com sonhos e sentimentos.

E preciso dizer também que depois da Nota Técnica de 04/2014 do MEC, que fez cair essa exigência de laudo para que a criança consiga um atendimento especializado, notando se assim que essa estava sendo discriminada e cerceada dos seus direitos.

Cabe ao sistema educacional oferecer a seus profissionais comprometidos com a educação de qualidade, condições para estes possam dar o seu melhor e em concomitância, desenvolver no educando todas suas aptidões e habilidades.

Dito isso, que a Nota Técnica referida acima possa garantir o atendimento a todos no qual se encontram excluídos e que se faça respeitar as diversidades nos fazendo crescer como seres humanos e desta forma, nossos educandos em momento algum se sintam isolados por suas peculiaridades, já que as diferenças nos fazem únicos.

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