Edital seleciona projetos na área de tecnologia assistiva
Serão apoiados até 15 projetos de pesquisa vinculados a instituições de ensino superior. Inscrições on-line até 6 de novembro
A Fundação Capes divulgou, nesta quinta-feira (9), o edital que selecionará propostas apresentadas por pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior para implantação de projetos de pesquisa na área de tecnologia assistiva no Brasil. O envio das propostas e documentações pode ser feito até 6 de novembro.
Objetivo é apoiar a formação de recursos humanos em nível de pós-graduação stricto sensu acadêmico na área, além de contribuir para a criação, o fortalecimento e a ampliação desses programas.
Serão apoiados até 15 projetos, com duração máxima de quatro anos para o exercício orçamentário e cinco anos para a execução das atividades do projeto. A implementação dos auxílios às propostas aprovadas será realizada a partir de dezembro deste ano. Confira o edital completo.
Requisitos
Dentre os requisitos, o projeto deve ser constituído por grupos de pesquisa que demonstrem comprometimento com a pesquisa e a formação vinculadas às áreas contempladas.
Além disso, cada projeto deverá indicar uma instituição líder vinculada a um Programa de Pós-Graduação avaliado pelo sistema de avaliação da Capes com nota igual ou superior a 5.
A proposta ainda deverá ter, prioritariamente, caráter multi e interdisciplinar, contemplando, quando possível, o uso interativo de novas tecnologias da informação e comunicação, estimulando a cooperação de pesquisadores, a troca de conhecimentos e de informações entre instituições participantes.
Inscrições
As propostas deverão ser enviadas à Capes em duas vias, uma impressa, via postal, e outra digitalizada em formato PDF, pelo e-mailpgpta@capes.gov.br. Os projetos enviados fora do prazo de inscrição serão desclassificados.
Benefícios
As propostas selecionadas receberão recurso para bolsas nas modalidades de mestrado, doutorado e doutorado-sanduíche; além de passagens aéreas para missões de estudo e de trabalho e diárias em caso de missões de pesquisa e docência.
Também será concedido auxílio-moradia aos doutorandos vinculados aos projetos aprovados para a realização de doutorado sanduíche no exterior em instituições associadas.
Fonte: Fundação Capes