Edital seleciona projetos conjuntos de instituições do Brasil e Holanda
Programa Capes–Nuffic pretende estimular o intercâmbio nos níveis de doutorado e pós-doutorado. Inscrições até 5 de dezembro
As inscrições de projetos conjuntos de pesquisa desenvolvidos por grupos brasileiros e holandeses vinculados a instituições de educação superior ou de pesquisa seguem até 5 de dezembro.
A seleção de projetos é uma iniciativa da Fundação Capes e da Organização Holandesa para Cooperação Internacional em Educação Superior (Nuffic — Netherlands Organisation for International Cooperation in Higher Education).
O programa Capes–Nuffic pretende estimular a mobilidade de professores e de estudantes de graduação e de pós-graduação nos níveis de doutorado e de pós-doutorado.
Os projetos devem estar voltados para a formação de recursos humanos de alto nível, nos dois países, nas áreas de ciências biológicas, engenharias, ciências médicas (ciências da saúde), ciências agrícolas, ciências sociais aplicadas, ciências humanas e artes.
De acordo com o edital do programa, serão selecionados até 30 projetos conjuntos de pesquisa, com início das atividades previsto para o próximo ano. O número de projetos pode ser alterado, de acordo com o interesse da Capes e da Nuffic e da disponibilidade orçamentária.
Requisitos
As propostas de projeto devem ter caráter inovador e explicitar as vantagens resultantes da parceria internacional. Devem, ainda:
• Implementar a parceria entre instituições de educação superior do Brasil e da Holanda.
• Conjugar os interesses institucional, regional e nacional.
• Favorecer a aprendizagem da língua no país parceiro.
• Enfatizar as inovações bilaterais no treinamento e na educação.
• Indicar os potenciais resultados do projeto, ressaltar seu impacto econômico e social e mencionar estratégias para ampliá-los.
As inscrições, gratuitas, são feitas exclusivamente pela internet, na página do programa Capes–Nuffic, com o preenchimento do formulário específico e o envio de documentos eletrônicos. Mais informações no Edital nº 63/14.
Fonte: Ministério da Educação