Divulgado resultado da avaliação contínua de aprendizagem no Norte
Durante toda esta semana, o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), realiza, em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), videoconferências para orientar as redes com relação ao Ciclo I dos resultados da avaliação contínua de aprendizagem. Cada dia da semana será destinado a uma região do Brasil, sendo a desta segunda-feira, 22 de abril, a Região Norte.
O exame faz parte da Plataforma de Avaliações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e é uma estratégia para que as avaliações sejam introduzidas na rotina das escolas. As transmissões acontecem entre as 15h30 e 16h30 (horário de Brasília) pelos canais do MEC e do Caed no YouTube.
Na transmissão desta segunda-feira (22), as professoras e analistas de Avaliação Educacional Josiane Toledo e Germana Vitoi ficaram responsáveis por apresentar, respectivamente, os resultados de língua portuguesa e matemática na Região Norte do Brasil. Ambas destacaram uma ineficiência do processo inicial da alfabetização, o que implica mais dificuldades na aprendizagem como um todo.
As dificuldades apresentadas pelos estudantes são importantes para guiar as ações dos professores no futuro. Assim, com o resultado em mãos, os educadores terão a possibilidade de auxiliar nesses pontos específicos e trabalhar na criação de ações efetivas para o Ciclo II de avaliações.
Com relação à língua portuguesa, por exemplo, 86% das crianças do 1º ano que participaram da avaliação eram capazes de distinguir letras do alfabeto de desenho e/ou outros sinais gráficos. Porém, Toledo informou que os alunos dessa faixa etária já não deveriam mais ter dificuldades com essas habilidades.
Na parte matemática da avaliação, Vitoi ressaltou que a quantidade de habilidades com porcentagens de acerto menor que 60% aumentam com o decorrer do ensino fundamental. Segundo ela, isso acontece justamente pela falta de consolidação e de aprendizagem dos anos anteriores da educação básica.
Para auxiliar os docentes na reversão desse cenário, o Caed lançará orientações pedagógicas voltadas para o 2º e 5º anos do ensino fundamental, nos dias 29 de abril e 6 de maio. Elas servirão como base para a formulação de iniciativas dos docentes.
Compromisso – O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, instituído pelo Decreto nº 11.556/2023, busca unir os esforços da União, dos estados, dos municípios e do Distrito Federal, para garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras até o 2º ano do ensino básico. Ele é executado por meio da colaboração entre os entes federados e do fortalecimento das formas de cooperação entre os diferentes níveis de governo.
Veja abaixo a programação das próximas videoconferências:
23/4 | Terça-feira: Região Nordeste
24/4 | Quarta-feira: Região Centro-Oeste
25/4 | Quinta-feira: Região Sudeste
26/4 | Sexta-feira: Região Sul
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB - 22.04.2024