Diretores escolares concluem curso de aperfeiçoamento do MEC
Durante o primeiro semestre de 2024, o Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB) e em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), ofertou o curso de aperfeiçoamento Mentoria de Diretores Escolares, vinculado ao Programa de Formação Continuada para Diretores Escolares e Técnicos das Secretarias de Educação (Proditec). Mais de 400 diretores da primeira turma concluíram a formação, que contou com a participação de docentes de todas as regiões do País. As atividades se encerraram nos dias 24 e 25 de junho, com a presença de representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
A formação, oportunizada pela SEB, ofereceu aos diretores escolares uma perspectiva da gestão democrática, vinculação da comunidade, escuta ativa e alteridade institucional. Os encontros aconteceram de forma híbrida e os diretores, por meio de situações problemas, determinavam métodos de solução de forma dialógica e colaborativa.
O itinerário formativo do curso de 210 horas dialoga com as políticas prioritárias do MEC, como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, a Estratégia Nacional Escola Conectadas e o Escola em Tempo Integral. A formação contou com os seguintes módulos:
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Mentoria de diretores: perspectivas teóricas metodológicas;
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A relação com o saber e o aprender acadêmico, prático e relacional;
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Escola conectada e a cidadania digital;
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Relações intra e interpessoais: comunicações no ambiente escolar;
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Violências e os contextos sociais escolares;
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Projeto Político Pedagógico e a Gestão Escolar;
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Gestão escolar no processo de alfabetização e na recomposição das aprendizagens;
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Política de educação integral: Tempos e espaços escolares;
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Gestão administrativa e financeira da escola;
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Liderança e organização escolar.
Para Lourival Martins Filho, diretor de Formação Docente e Valorização dos Profissionais da Educação da SEB, o Proditec é um programa voltado para qualificar o fazer pedagógico de diretores e equipes técnicas das secretarias de educação. “Na liderança da Professora Katia S. Secretaria da educação básica todas as formações devem dialogar entre si com foco no Compromisso, na Escola de Tempo Integral e na Estratégia Nacional Escolas Conectadas e neste sentido os diretores escolares assumem um papel importante no cotidiano escolar”, disse.
O coordenador-geral de Formação de Gestores Técnicos da Educação Básica, José Roberto Junior, apresentou a proposta de ampliação do Proditec. “A perspectiva é que até em 2026 mais de 70% de todos os diretores do Brasil tenham realizado uma formação continuada qualificada nesta parceria SEB e instituições formadoras referências na gestão escolar”, explicou.
Em 24 de junho, durante o encerramento das atividades, a diretora escolar Marli Lago, do Rio Grande do Sul, destacou a importância do curso em sua atuação profissional. “Fazer o mentoria para diretores e trocar experiencias sobre a tomada de decisão nos contextos escolares é fundamental”, destacou.
O presidente do Consed e secretário de Estado da Educação do Espírito Santo, Vitor de Ângelo, enfatizou a importância da formação continuada para que tem atua na gestão escolar na atualidade. “Os diretores são fundamentais para uma escola com foco na aprendizagem e por isso precisam estar em constante aprimoramento profissional”, argumentou.
Alessio Costa Lima, presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação Ibaretama/CE destacou que bons diretores fazem a diferença no contexto escolar. “Uma boa formação para os professores e para os que atuam na gestão escolar, diretores e coordenadores precisam sempre trocar experiencias e refletir sobre suas práticas”, disse.
Maria Cecilia Luiz, professora da UFSCar, mencionou da importância do diálogo com redes e sistemas de ensino oportunizado pela proposta formativa em parceria com a SEB.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da SEB - 27.06.2024