06/05/2016

Diretora da Capes fala sobre novos treinamentos online

Desde fevereiro de 2016, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) passou a ministrar os treinamentos do Portal de Periódicos via web por meio da ferramenta Mconf, plataforma do serviço de Conferência Web da Rede Nacional de Pesquisa (RNP). As capacitações online contabilizaram 563 alunos em 22 turmas registradas apenas no primeiro mês.

Até o ano passado, os treinamentos foram presenciais, o que gerava uma demanda por organização e logística.Com a mudança para o ambiente virtual, pretende-se facilitar a entrega desse tipo de serviço e reduzir despesas. Para a diretora de Programas e Bolsas da Capes, Mercedes Bustamante, o serviço de Conferência Web da RNP está ajudando a atingir de forma mais incisiva as regiões mais carentes de capacitação.

Quais as dificuldades enfrentadas com os treinamentos realizados presencialmente?

A ampla distribuição geográfica das instituições dificultava o deslocamento do instrutor do Portal de Periódicos e dos editores que ministravam o treinamento e o número de usuários participantes muitas vezes era pequeno em relação aos custos com a organização. Além disso, o treinamento presencial era realizado durante dois dias seguidos, com carga horária de 16 horas/aula, o que levava a uma grande rotatividade de participantes.

Quando surgiu a ideia de usar o serviço de Conferência Web da RNP para ministrar os treinamentos do Portal de Periódicos da Capes?

A ideia dos treinamentos online tem sido discutida há, pelo menos, três anos. Porém, ainda não tínhamos encontrado uma ferramenta capaz de atender às necessidades do Portal de Periódicos. Primeiro, foi pensado na possibilidade de gravar os treinamentos, só que mais uma vez nos deparamos com alguns entraves. Depois, no final do ano passado, a RNP apresentou o Mconf como solução para a realização dos treinamentos online. Fizemos seguidas reuniões e testes com a ferramenta e verificamos que ela tinha os recursos necessários e a capacidade para atender um grande número de usuários.

Quais as expectativas de uso do ambiente virtual para realizar as capacitações?

Além de atender a um maior número de usuários, o ambiente virtual possibilita diminuir ainda mais as diferenças regionais. Os treinamentos são realizados em tempo real e com a possibilidade de gravação. Uma das ações previstas para 2016 é a criação de um canal do Portal de Periódicos para veiculação dos vídeos de capacitação e outros materiais de suporte aos usuários. Então, a gravação dos treinamentos no Mconf vai ao encontro dessa ação. Outro ponto favorável é o compartilhamento de tela e documentos, além do chat disponível para o esclarecimento de dúvidas.

Quais os principais benefícios para a Capes e para a comunidade acadêmica?

Os treinamentos online visam expandir o uso do Portal de Periódicos, reforçando sua importância para a comunidade acadêmico-científica brasileira e para o desenvolvimento da ciência no país. Utilizando o Mconf, é possível promover encontros mais eficazes com a finalidade de atingir de forma mais incisiva as regiões mais carentes de capacitação. Adicionalmente, temos a possibilidade de realizar treinamentos específicos por área do conhecimento, aumentando a apropriação das ferramentas do Portal por parte dos usuários.

Periódicos
O Portal de Periódicos da Capes é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 38 mil títulos com texto completo, 126 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

O Portal foi criado tendo em vista o déficit de acesso das bibliotecas brasileiras à informação científica internacional, dentro da perspectiva de que seria demasiadamente caro atualizar esse acervo com a compra de periódicos impressos para cada uma das universidades do sistema superior de ensino federal. Foi desenvolvido ainda com o objetivo de reduzir os desnivelamentos regionais no acesso a essa informação no Brasil. Ele é considerado um modelo de consórcio de bibliotecas único no mundo, pois é inteiramente financiado pelo governo brasileiro. É também a iniciativa do gênero com a maior capilaridade no planeta, cobrindo todo o território nacional.

 

(com informações da RNP) - CAPES 05.05.2016

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×