10/07/2019

Diretor do Inep será um dos líderes da transformação digital do Governo Federal

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tem um representante no Banco de Talentos de Líderes da Transformação Digital. Camilo Mussi, diretor de Tecnologia da Informação e Disseminação de Informações Educacionais da autarquia, foi um dos 17 selecionados entre mais de 280 inscritos. A seleção desse grupo de gestores da área de Tecnologia da Informação (TI) é a primeira iniciativa do Governo Federal na identificação de líderes para condução do processo de transformação digital. Os representantes do banco de talentos têm o aval da Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia para atuar na condução do processo de modernização.

Camilo Mussi é reconhecido por sua capacidade de formar, desenvolver e dirigir equipes de trabalho com elevado nível de competência técnica. “A transformação digital proposta pelo Governo Federal é imprescindível para o avanço econômico e social do Brasil”, defende o diretor. “Precisamos de gestores e profissionais de TI aptos a dar respostas contundentes, avaliar oportunidades em contextos adversos, adotar novas ideias e recursos gerenciais que favoreçam o controle das incertezas e a efetividade dos objetivos almejados.”

O diretor do Inep também é a favor de um amplo e atualizado repertório técnico das soluções em Tecnologia da Informação e Computação. “É um projeto ambicioso e necessário que precisa de profissionais com experiência na gestão pública da tecnologia”, complementa Mussi. “Pretendo colaborar com essa transformação digital, levando minha experiência do Inep e de outros órgãos federais pelos quais passei.”

Seleção – Os representantes do Banco de Talentos de Líderes da Transformação Digital foram selecionados pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) em duas etapas: análise curricular e análise comportamental. Dos 289 perfis avaliados, 34 foram selecionados para a segunda etapa. Por meio de dinâmica de grupo e entrevista, foram avaliadas competências gerenciais, como resolução de problemas; gestão de risco, conflitos e mudança; mobilização de equipes; flexibilidade; negociação; comunicação; planejamento e organização. Também foram avaliadas competências específicas: consciência organizacional; desenho de estratégia; orientação para resultados; gestão de recursos e projetos; monitoramento e avaliação; e inovação.

Currículo – Servidor público do Banco Central, Camilo Mussi é presidente substituto do Inep e está à frente da Diretoria de Tecnologia da Informação e Disseminação de Informações Educacionais (DTDIE) desde 2016, onde dirige uma equipe de 150 profissionais. Nesse período, foi responsável pela implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), pela reformulação do sistema de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, mais recentemente, é um dos gestores à frente da implantação do Enem Digital, que tornará o maior exame do Brasil exclusivamente digital a partir de 2026.

Também é mestre em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e tem especializações em Gestão de Recursos Humanos; Direito da Tecnologia da Informação; Direito Civil; Gestão de Projetos; e Saúde Internacional. É bacharel em Direito; em Ciências Aeronáuticas; e em Administração. Professor de graduação, pós-graduação e MBA, já atuou também como coordenador de curso. Camilo Mussi é autor de diversos artigos apresentados em eventos nacionais e internacionais e, como docente, já orientou mais de 800 trabalhos de conclusão de curso.

Assessoria de Comunicação Social - INEP (09.07.2019)

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×