27/09/2020

Dicas para o estudante que quer fazer concurso público: como começar

Estudantes-de-concurso-em-sala-de-aula

Pode não parecer, mas são os hábitos para estudar para o exame da OAB que realmente aumentam as chances de quem quer ser aprovado na prova e poder advogar oficialmente no Brasil.

Atualmente, a taxa de aprovação da OAB não é tão alta como os estudantes desejam. Nos últimos 10 anos, 40% de todos os inscritos falharam em conseguir a aprovação e começar a advogar.

A notícia boa é que desenvolver bons hábitos de estudo é uma questão de se esforçar. Segundo a ciência, são necessários 66 dias de repetição para incorporar uma ação em hábito.

Se você não quer ter de repetir o exame, então precisa aprender como estudar para ele. Abaixo, veja alguns hábitos para estudar para o exame da OAB com sucesso!

5 hábitos para estudar para o exame da OAB

1.Estudar em um curso especializado

Estudar para o exame da OAB requer dedicação, esforço e comprometimento em não desistir. Se no primeiro mês de estudo há ainda a motivação e a adrenalina, ao longo dos meses o cansaço toma conta e as dificuldades de assimilação de conteúdo são atrativos para diminuir o ritmo e dar uma folga para si mesmo. 

Estudar em um curso especializado estimula o estudo contínuo, além de dar um reforço para as matérias que tem dificuldade. Os cursos contam também com simulado, aula extra e exercícios práticos que preparam para o grande dia do exame e tiram a tensão que se constrói com a responsabilidade de passar na prova. 

Existem diversos cursos especializados na aprovação do exame, como o Gran Cursos OAB, que conta com profissionais capacitados em oferecer suporte no ensino e no psicológico para este momento tão importante.

2. Estude de forma estratégica

É impossível estudar todos os detalhes de todas as matérias sem levar anos, e ainda assim, ter de se lembrar de tudo. A quantidade de material a ser estudado pode intimidar, e vem ainda o medo de cair na prova aquela única coisa que você não viu. 

Para evitar passar por esta situação, ao invés de embarcar de cabeça em todos os livros, crie uma estratégia de pesos e urgências. Rever as provas antigas e fazer simulados constantemente mostra um padrão de quais assuntos e perguntas se repetem alo longo das provas, e tira também o nervosismo que é um dos maiores fatores de erro no dia da prova. 

Observe também quais as matérias que tem mais peso na prova e invista mais tempo estudando-as, mas sem deixar as outras de lado. Lembre-se que cada ponto conta, e entender pelo menos um pouco de cada matéria pode ser o diferencial na hora da decisão.

3. Cubra seus pontos fracos

Pode parecer tentador focar em estudar as matérias mais prazerosas e que se tem mais facilidade, e postergar as chatas e difíceis de entender, porém esta não é uma boa estratégia e, no dia da prova, pode custar pontos importantes para a aprovação. 

Fortaleça seus pontos fracos estudando com mais frequência os assuntos que tem mais dificuldade e dedicando mais horas a fazer exercícios das matérias que ainda não entendeu e garanta que não deixará nenhuma resposta em branco na hora da prova.

4. Tenha uma rotina de estudos

Como já mencionado anteriormente, um dos maiores desafios da preparação para o exame é manter o fluxo de estudos sempre em alta. Conforme os meses vão passando, vem o cansaço, e com ele, começam as desculpas para pular dias de exercícios, ou intervalos prolongados durante as horas de treino. 

Crie o hábito de estudar todos os dias no mesmo horário, sem interrupções. Estabeleça metas realistas de quantidade de horas estudadas antes de fazer um intervalo, e construa intervalos de qualidade entre os estudos para que o corpo e a mente se sintam descansados. 

Ao criar esta rotina, o corpo se sente preparado para receber a alta carga de informações que virá durante as horas de estudo e se acostumará com o ritmo pesado ao longo dos meses.

5. Estude de formas diferentes

Nem todo mundo assimila conteúdos da mesma forma. Quando criança, na escola, o hábito é decorar livros e fazer exercícios, mas este método tradicional não é o único. Uma dica de como fixar um assunto estudado recentemente é tentar explicar o que acabou de aprender para outra pessoa. 

Desta forma você traduz o conteúdo para suas próprias palavras e sua mente absorve o novo aprendizado. Outra forma também é através da escrita. Escreva tópicos importantes em fichas, e deixe espalhado pela sua casa. Assim, quando for fazer o café da manhã, escovar os dentes ou fazer exercícios, terá alguma ficha com informações importantes ao lado para memorizar.

Agora que você aprendeu como preparar seus estudos para o exame da OAB, ser aprovado parece muito mais fácil, não é mesmo? Com dedicação, apoio de um curso especializado e determinação, o futuro como advogado está mais próximo! Quais formas de estudo você já utiliza? Comente aqui! 

 

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×