16/08/2022

Dicas de investimentos para estudantes

Student-loan-student-finance-for-undergraduates-outdoor-portrait-of-student-girl

Nada como investir no futuro, não é mesmo? Nesse sentido, quanto mais cedo começar a investir, melhor. E por isso a importância dos estudantes se preocuparem com investimento.

Pensando nisso, resolvemos mostrar aqui dicas de investimentos para estudantes, para que, desde a faculdade, já comecem a desenhar um futuro de sucesso. Lembrando que, ainda na faculdade, já é possível ganhar dinheiro, seja  com um estágio ou um emprego. 

Neste post, vamos mostrar 10 formas de fazer com que esses pequenos ganhos se multipliquem ao escolher os melhores investimentos para jovens. Curioso? Então confira!

1. Caderneta de poupança

A primeira dica de investimento para estudantes é a mais tradicional e menos arriscada, a caderneta de poupança, que pode ser uma ótima opção para universitários que não contam com muita reserva para investir. É uma forma segura, fácil, flexível, sem taxas e isenta de imposto de renda.

Basta procurar o banco de sua preferência, abrir uma conta e fazer um depósito do valor desejado e, a partir de então, sempre que sobrar algum dinheiro, ir depositando. 

Os rendimentos da poupança são mensais e calculados a partir da SELIC, a taxa básica de juros da economia brasileira, ou seja, geralmente, fica em torno de 0,4% ao mês, é bem baixo, mas também, sem riscos. E ainda pode sacar quando quiser ou precisar, sem nenhuma burocracia.

2. Tesouro Direto

 

Uma das dicas de investimento para estudantes e que, por sinal, está em alta, é a compra de títulos do Tesouro Direto. Por serem acessíveis, poderem ser comprados com um baixo aporte inicial, vêm atraindo muita procura, principalmente, por prometer um bom retorno, até 100% em 5 ou 6 anos.

O funcionamento é o seguinte, ao comprar um título do Tesouro Direto, você se torna credor do Estado Brasileiro, que deverá devolver o dinheiro emprestado acrescido dos juros, depois de um período pré-estabelecido na hora da compra. E mais, além de rentáveis, são considerados investimentos extremamente seguros, garantidos pelo Tesouro Nacional. Para colocar seu dinheiro nesse investimento, basta procurar seu banco ou uma corretora, que podem cobrar taxas de administração.

3. Certificado de Depósito Bancário

 

Outra opção de investimento para estudantes é sendo credor de Banco, emprestando dinheiro aos bancos com os CDBs. O Certificado de Depósito Bancário é uma operação feita diretamente com a instituição financeira, e a rentabilidade aumenta de acordo com o tempo em que você deixa o dinheiro emprestado.

Também considerada uma opção bastante segura, por outro lado, essa modalidade recebe tributação do Imposto de Renda, com a cobrança feita de maneira regressiva. Assim, quanto menor for o prazo do investimento, maior será a carga de tributos cobrada pela Receita. O ideal, por isso, é investir no CDB pensando em ganhos de médio e longo prazo, a partir de dois anos.

Já, quanto aos valores mínimos de investimento, eles variam de acordo com o banco ou a corretora escolhida, por isso é bom pesquisar, podendo ser de 500 reais a 10 mil. Uma dica é preferir instituições menores, que tem maior dificuldade em captar dinheiro e com isso oferecem taxas mais atraentes.

4. Clubes de investimento

 

Tal qual os Fundos de Investimento, os clubes funcionam de forma igual, só que seus componentes são pessoas físicas com alguma proximidade (seja um grupo de amigos, primos, vizinhos) que juntam dinheiro para investir em títulos de qualquer natureza.

Para isso, o grupo precisa procurar uma corretora, que ajudará a definir valores, tipos de investimento e demais regras do grupo. Sem dúvida, é uma ótima opção para pequenos investidores irem se familiarizando com as regras do mercado financeiro.

5. Investir em Criptomoedas

 

Embora seja relativamente novo, o mercado de criptomoedas, depois de um longo período de alta, vem caindo. Porém, segundo especialistas, esse é o melhor momento para apostar em criptomoedas, principalmente, porque a tendência do mundo se tornar, cada vez mais, digital, é enorme, assim como, o valor delas subir. 

E toda essa inconstância desse mercado só reforça a ideia de que, riscos existem sempre, e investir em criptomoedas deve ser uma forma de investimento a longo prazo.

Porém, por toda a volatilidade que esse mercado representa, o ideal é sempre contar com o suporte de uma boa Exchange, ou corretora, como a KuCoin,  justamente, para saber a hora certa de investir ou trocar os ativos, poder contar com gráficos em tempo real, mostrando o valor de conversões, seja BITCOIN ou diversas outras moedas, como o par de negociação ETH BRL.  

E é isso, é preciso investir no futuro, e quanto mais cedo começar, mais chances terá de ter sucesso. Por isso, aproveite nossas dicas e comece desde já a desenhar seu futuro.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×