14/07/2022

Dicas de estudo para aprender a falar inglês de maneira inteligente

3507109

 

Existem muitas pessoas aqui no brasil que tem uma grande dificuldade em aprender inglês. Estamos muito acostumados com nosso jeito único de falar, e isso acaba gerando vícios linguísticos difíceis de serem vencidos.

Isso existe de qualquer língua para outra, e existem formas de vencer esse tipo de coisa e se tornar uma pessoa bilíngue, mas nem todo mundo se esforça para isso, alguns até mentem no currículo falando que sabem inglês.

A prova disso é que apenas 1% das pessoas no Brasil são fluentes em inglês, mesmo tendo bem mais pessoas dizendo serem fluentes por aí.

O que as pessoas não param para refletir, é que ao invés de emitirem no currículo e correrem o risco de serem descobertos, e manchando assim a sua vida profissional, elas podem correr atrás de aprender essa língua igual muitos fazem.

E entendemos que fazer aulas de inglês pode ser algo que não cabe no bolso da maior parte do brasileiro, afinal, é difícil pagar um curso quando estamos lutando para simplesmente por comida na mesa.

Porém o que devemos ter em mente é que essa está longe de ser a única maneira que temos de aprender inglês, é possível aprender línguas com métodos alternativos, e que às vezes podem ser ainda mais eficazes do que os métodos tradicionais voltados para cursinhos de decoreba. 

E se você ficou curioso com isso, fica de olho porque hoje vamos estar ensinando para você os melhores métodos alternativos para se aprender inglês, de forma mais inteligente.

Consumindo mídia em inglês

Se você gosta de ouvir músicas, ver filmes e séries, você pode se aproveitar disso para adiantar o seu nível de inglês. Muitas pessoas fluentes vão recomendar que você passe a ver filmes em inglês, sempre com legenda, mesma coisa com séries de tv. 

A ideia é que você comece a associar as palavras ditas a tradução da legenda, e mais do que isso, que você comece a ouvir o inglês como ele é falado ao invés dos diálogos vistos em provas.

Se você escolher filmes e séries mais urbanos e menos grandiosos, é possível que você inclusive vai se deparar com a forma de falar específica de lugares dos Estados Unidos, e assim você acaba até tendo uma amostra da cultura, o que é muito importante para você se tornar mais fluente. 

Você também pode selecionar músicas onde o cantor canta de forma mais pausada, onde você possa ouvir enquanto lê a tradução da música e identificando as palavras. Essa é uma grande dica, uma vez que o nosso cérebro tem facilidade imensa de guardar letras de músicas, e assim você pode não só aprender o que aquela música diz, mas decorar cada uma das palavras.

Transfer English

Vamos pensar juntos aqui, cada vez que você fala em português, você está fazendo mais do que apenas dizer palavras, você está pensando em português, estão interpretando coisas em português, seguindo a cultura e a arte em pôr esse.

Isso é praticamente a definição de ser fluente em uma língua, é você saber a palavras, mas ter também o contexto todo daquela cultura dominado.

E o Transfer English tem como objetivo fazer com que você use o seu português, que você já tem todo dominado, para aprender também o inglês, usando palavras semelhantes e fazendo com que você deixe de olhar para elas como palavras em outra língua e as veja apenas como palavras. Ou seja, falar inglês através do português.

Assim quando você tiver uma conversa em outra língua, você não vai ouvir, traduzir e aí responder tudo vai acontecer de forma automática na sua mente.

Pratique a fala

Como já dissemos antes, existem muitos vícios linguísticos que nos atrapalham a falar em outras línguas. Isso acontece basicamente porque estamos acostumados a falar certos fonemas, e é difícil fazer a transição para outros.

Como podemos forçar essa transição? Falando. É falando que nos acostumamos com a nossa língua, e é falando que vamos conseguir progredir para outra.

Então não tenha medo de falar, fale sozinho em frente ao espelho, escreva falas, copie falas de filmes, tudo isso é de grande ajuda. Existem pessoas inclusive que tiram alguns minutos do dia todos os dias para falar inglês e sempre está praticando a fala. 

Tenha o inglês no seu dia a dia

Outra coisa que você pode fazer, é garantir que o inglês sempre esteja presente na sua vida de alguma forma. Assim você sempre vai ter contato com a fala e vai estar sempre absorvendo algo novo.

Um bom exemplo para pôr em prática, é mudar o idioma do seu celular para inglês. Assim todos os menus dele vão ficar na língua da rainha, e você vai ser obrigado a lidar com inglês todo dia e sempre que precisar do celular.

Com o tempo você se acostuma com as palavras e o significado delas grudarão na sua mente.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×