DIA 27 DE AGOSTO - DIA DO PSICÓLOGO
Adriana Cordeiro da C. Silva *
A Lei nº 4.119, que reconheceu a profissão de Psicólogo no Brasil, é de 27 de agosto de 1962. Desde então, a data, vem sendo comemorada como o Dia do profissional Psicólogo. Em 2012, a profissão de Psicólogo completará 50 anos de regulamentação no Brasil.
A Psicologia, como ciência humana, permitiu-nos conhecer melhor o homem, seus comportamentos, sentimentos, emoções, a forma como aprende, como se vê e interage com o mundo a sua volta.
Para exercer a profissão de psicólogo, é necessário concluir o curso de graduação em Psicologia e registrar-se no Conselho Regional da categoria.
Os cursos de graduação em Psicologia, em geral, tem a duração de 5 anos e preconizam formar profissionais para identificar e trabalhar questões relacionadas ao comportamento humano em diferentes contextos, campos e populações, enfatizando a compreensão crítica dos fenômenos sociais, econômicos, políticos e culturais, através de uma formação científico-metodológica e desenvolvimento de habilidades técnicas para elaborar intervenções com uma postura investigativa, participativa e eticamente responsável.
Essa formação generalista, conforme a lei que regulamentou a profissão em 1962, permite um amplo leque de possibilidades de atuação em busca do bem-estar e da saúde mental das pessoas, nas áreas: clínica, escolar, organizacional, institucional e comunitária.
Os psicólogos estão presentes em diversos espaços da sociedade, atuando em empresas, escolas, universidades, sindicatos, agências de publicidade e propaganda, hospitais, institutos de pesquisa, clínicas psicológicas, penitenciárias, delegacias, varas de família, dentre outros, planejando, executando ou prestando consultoria.
A multiplicidade de possibilidades de atuação promove também, o contato com profissionais de diversas áreas do conhecimento, o que enriquece ainda mais a sua prática.
Destacamos que o psicólogo, ao exercer a profissão, deve primar pela aplicação dos conhecimentos e técnicas da Psicologia em prol da promoção da saúde da sociedade. Saúde esta, entendida como acesso a condições adequadas de saúde, educação, lazer, alimentação, etc., para que possa produzir e se reproduzir, e que todos seus cidadãos desfrutem do bem-estar físico, mental e social.
Parabéns a todos os psicólogos e psicólogas, que ao lado de outros profissionais, durante estes 50 anos de exercício regulamentado da profissão, vem utilizando práticas comprometidas com a transformação e emancipação social, fortalecendo a Psicologia enquanto ciência capaz de contribuir em prol de uma sociedade mais justa e solidária, que repudia o preconceito e a discriminação.
Adriana Cordeiro da C. Silva – Psicóloga e Professora do Curso de Serviço Social, do Centro Universitário Plínio Leite – Anhanguera Unipli – mantido pela Anhanguera Educacional