21/02/2024

Desenvolvimento sustentável será debatido na CRES+5

Eixo Temático 6 da III Conferência Regional de Educação Superior avalia as contribuições do sistema de educação superior da América Latina e do Caribe à Agenda 2030.

De 13 a 15 de março, a CRES+5 — reunião de acompanhamento da III Conferência Regional de Educação Superior (CRES 2018) — vai debater as contribuições do sistema de educação superior da América Latina e do Caribe e a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular aqueles relacionados à busca pela neutralidade climática e suas relações com os desafios sociais e econômicos da região. O trabalho do Eixo 6 também pretende auxiliar as instituições de ensino superior (IES) a incorporar o conceito de sustentabilidade em seu planejamento estratégico e a criar formas de medir os impactos dessas ações, assim como fortalecer as capacidades das IES na formação de profissionais conscientes e comprometidos com a Agenda 2030. 

Como resultado do trabalho rumo à CRES+5, espera-se produzir um balanço das iniciativas inovadoras realizadas desde 2018 e dos impactos relevantes gerados para o alcance dos ODS. Além disso, busca-se propor medidas específicas de sustentabilidade potencialmente aplicáveis aos diferentes contextos em que as IES estão inseridas na América Latina e no Caribe.  

Participantes – O Grupo de Trabalho (GT) do Eixo 6 é liderado por: Elizabeth Bernal Gamboa, secretária-geral da Associação Colombiana de Universidades (Ascun), Colômbia; Carlos Hernando Forero Robayo, membro do Conselho de Administração da Kairós Educação, Colômbia; Marisa de Talavera, diretora de Programas de Ciência, Tecnologia e Cultura do Convênio Andrés Bello (CAB), Panamá; e Paulo Andrés Falcón, professor e pesquisador da Universidade Nacional de Tucumán (UNT), Argentina. 

Documento-base – Já estão disponíveis as minutas dos documentos-base resultantes das atividades dos Grupos de Trabalho responsáveis por cada eixo temático da CRES+5. A quarta reunião preparatória da Conferência foi em Havana, Cuba, nos dias 7 e 8 de fevereiro, e discutiu as minutas desses documentos, cuja versão final deverá ser preparada pelos GTs e disponibilizada no site da CRES+5 até o dia 6 de março. 

CRES+5 – A reunião de acompanhamento da CRES 2018 está sendo organizada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e pelo Instituto Internacional da UNESCO para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (UNESCO-IESALC). O público-alvo da Conferência são reitores, diretores, acadêmicos, trabalhadores, estudantes, redes de ensino superior, associações e profissionais, centros de pesquisa, sindicatos, representantes de organizações governamentais e não governamentais e todos os interessados na educação superior no continente. 

CRES – A III Conferência Regional de Educação Superior, realizada em Córdoba (Argentina) em junho de 2018, adotou uma Declaração e um Plano de Ação 2018-2028. Após a Conferência Mundial de Educação Superior, em 2022, os atores de educação superior da região avaliaram a necessidade de realizar uma reunião de acompanhamento da III CRES, a fim de promover um processo participativo que destacasse o progresso alcançado, bem como os desafios remanescentes e as questões emergentes, especialmente relacionados à pandemia da Covid-19. Assim, a CRES+5 será a concretização dessa decisão, permitindo analisar as conquistas da educação superior na América Latina e no Caribe e, ao mesmo tempo, estabelecer prioridades para a próxima Conferência Regional de Educação Superior, prevista para 2028. 
 
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Sesu e do UNESCO-IESALC

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