Desafios do Ensino Contemporaneo
Mariangela Pereira de Almeida da Costa
Pedagoga. Especialista em Letras Libras. Primavera do Leste, MT.
Teresinha Salete Nervis
Pedagoga. Especialista em Psicopedagogia Educacional e Clínica. Especialista em Educação Infantil e Series Iniciais. Primavera do Leste, MT.
Aldineia Albano de Oliveira
Licenciatura Plena em Pedagogia. Especialista em Educação Infantil. Especialista em Psicopedagogia. Primavera do Leste, MT.
Cleia Felismina de Oliveira
Licenciatura Plena em Pedagogia. Especialista Interdisciplinaridade na educação. Especialista em Psicopedagogia e Educação Infantil. Primavera do Leste, MT.
Jeovana da Silva Oliveira
Licenciatura Plena em Pedagogia. Primavera do Leste, MT.
A educação científica tradicional tem recebido muitas críticas e novas abordagens didáticas têm sido propostas, a exemplo da abordagem contextualizada. A educação deve ser instrumento da formação humana, que amplia os horizontes culturais e a autonomia, no exercício da cidadania, se o conhecimento químico for promovido como um dos meios de interpretar o mundo e intervir na realidade.
Nesta perspectiva, a contextualização significa elaborar situações problemáticas reais e buscar o conhecimento necessário para entendê-las e procurar solucioná-las. Ou seja, torna-se uma metodologia de trabalho com vistas à problematização do cotidiano do sujeito. E, esse, constitui-se outro desafio: trabalhar os conteúdos de modo que as situações problemas dos sujeitos sirvam como ponto de partida para o processo de ensino e aprendizagem.
É necessário que o aluno tenha consciência da importância histórica, social e cultural da ciência, desmistificando os conceitos alternativos com relação a sua aplicação. Para tanto, a contextualização a partir de temas relevantes para a sociedade contemporânea é o fio condutor entre o educando e o conhecimento. Diante disso, pode-se afirmar que um primeiro e grande desafio para a implementação da contextualização no ensino é a compreensão do conceito e do método de contextualização, especialmente, a partir do cotidiano do sujeito.
Através de uma abordagem contextualizada, levando em consideração os aspectos históricos e da vivência cotidiana do aluno é possível compreender a evolução da ciência, e sua contribuição para a melhoria da qualidade da vida das pessoas. Permite também que o aluno compreenda que, os recursos oferecidos por ela podem promover a melhoria da qualidade da vida humana desde que utilizada com responsabilidade. Para que isso ocorra, a aprendizagem deve estar associada às competências do saber fazer, saber conhecer e saber ser em sociedade, o que constitui uma das possibilidades do ensino contextualizado a partir do cotidiano dos sujeitos.