Desafio Sebrae vira atividade extraclasse em faculdade sergipana
Por Bruno Leonel
Alunos do curso de Administração da Fanese que participarem do jogo terão direito de incorporar a carga horária nas 'Atividades Complementares Extraclasse'.
Aracaju - A Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (Fanese) determinou que os alunos que participarem do Desafio Sebrae 2006 poderão utilizar as horas que estiverem jogando como carga horária a ser contabilizada nas atividades complementares extraclasses. Essa norma passou a fazer parte do Regimento Interno da instituição e é direcionada aos estudantes do curso de administração.
A carga horária a ser computada em cada ano que o aluno participar do Desafio Sebrae será de até 60 horas/aula, explica o professor José Edgar da Mota Freitas, giretor geral da Fanese. Caso a coordenação do jogo virtual declare que o estudante concluiu as três fases da competição, o aluno terá direito a computar 60 horas/aula nas suas Atividades Complementares Extraclasse. Cada fase concluída dará direito a 20 horas/aula a serem creditadas na carga horária.
“Para efeito de computação de carga horária nas Atividades Complementares Extraclasse, o aluno só poderá participar de dois eventos, totalizando, portanto, a carga horária máxima de até 120 horas/aula. A não conclusão de nenhuma das fases do Desafio Sebrae motivada por desclassificação, mesmo que o aluno tenha feito sua inscrição e participado do evento, não lhes dará o direito a crédito de carga horária para as Atividades Complementares”, orienta Edgar Freitas.
As Instituições de Ensino Superior que atuam em Sergipe são parceiras do Desafio Sebrae, explica Paulo do Eirado Dias Filho, diretor do Sebrae. Todas as Universidades e Faculdades abrem as portas para que a equipe que está trabalhando na competição virtual divulgue o jogo entre os alunos dos cursos superiores. Mas a atitude da Fanese foi pioneira, permitindo que os alunos utilizem as horas que estiverem competindo no jogo virtual.
“O interessante é que não adianta os estudantes de administração só se inscreverem, eles têm que se dedicar à competição e ser bem sucedidos. É uma forma de estimular um maior comprometimento do aluno com a competição. No ano passado a equipe sergipana Barca Furada fez bonito na semifinal e só não foi para a final porque pegou uma chave bastante disputada. Para se ter noção, a pontuação da equipe sergipana seria suficiente para se classificar em qualquer outra chave. Quem sabe esse ano a gente não tem uma equipe com alunos da Fanese na final nacional do Desafio Sebrae”, enfatiza Paulo do Eirado.
O Desafio Sebrae é um jogo virtual que estimula o conhecimento empreendedor entre universitários e permite aos estudantes vivenciar experiências reais no gerenciamento de uma empresa. A sétima versão do Desafio Sebrae é sobre móveis e madeiras. A escolha desse tema deve-se a importância que o setor tem na economia nacional. As inscrições do Desafio Sebrae ficarão abertas até o dia 5 de junho. Elas podem ser feitas exclusivamente no site www.desafio.sebrae.com.br .
Para participar, os estudantes deverão formar equipes de no mínimo três integrantes e no máximo cinco, devidamente matriculados em instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação. A taxa de inscrição é de R$ 30,00 e deverá ser paga por meio de boleto bancário, sendo este o único pagamento a ser realizado pelos participantes. As equipes finalistas também ganham cursos do Sebrae e computadores.
O Desafio Sebrae é mais uma ação do Sistema Sebrae em parceria com a Coppe/UFRJ, com a missão de estimular a cultura empreendedora entre os cidadãos brasileiros. Informações na Unidade de Capacitação Empresarial do Sebrae em Sergipe, telefones (79) 2106-7767, 2106-7763 e 2106-7765, com a técnica Débora Aragão.