16/01/2018

De Povo a Público

Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante, Articulista, Colunista, Docente, Consultor de Projetos Educacionais e Gestão do Conhecimento na Educação – www.wolmer.pro.br

 

            Tantas reformas acontecendo no país, e o povo precisa fazer uma auto-reforma, rever seus valores, a começar pela primeira estrofe do hino nacional "de um povo heróico brado retumbante".

            O problema é que falta discernimento neste "povo" para entender que brado retumbante é o mesmo que grito estrondoso, clamor, protesto, e nosso povo deixou de ser povo e passou a ser apenas público, assistindo a esta palhaçada (com as sinceras desculpas aos verdadeiros palhaços que alegram os dias das criançadas) que a política se tornou.

            Hoje assistimos a tudo como público alienado sem sequer saber a hora de bater palmas ou de trocar todo o elenco deste teatro horrendo em que os protagonistas são os políticos mais abjetos da sociedade e o povo passa de vez a ser esta massa de manobra, manipulada por uma educação pública cada vez mais idiotizadora.

            A verdadeira educação, prima pelo conhecimento e consequentemente pela transformação do ser ignorante em um cidadão, mas na verdade, com esta educação sofrível, continuamos em nossa ignorância ainda pior, pois temos a ilusão de que estamos instruídos, mas a atual política é realmente o reflexo de nossa educação.

            Se nossos políticos são na sua maioria corrupta, imoral, abjeta, desta forma temos que colocar nossas mãos a palmatória e perceber que a maior responsabilidade é a nossa por ter deixado com que esta bandidagem tome as decisões em nosso país.

            Neste ano que está apenas começando, possamos ser a força contrária que puxará a educação pública para a qualidade, qualidade esta que é rejeitada por esta elite política que surrupia nossa nação deixando seu povo a míngua.

            Que possamos ser divulgadores da desobediência civil, mostrando que apesar de algumas ordens serem impostas a nós para alienarmos cada vez mais nossos educandos, possamos ajudá-los a tirar o véu da ignorância, desopacizando a sua realidade e assim, recuperando a dignidade já perdida em outrora.

            Desta forma, pode-se perceber que a Educação será a chave para solução, se não de todos, pelo menos da maioria dos males sociais que emperram a sociedade e o crescimento da nação que vê o seu povo como verdadeiro povo e nunca público.

            Que possamos voltar a ser um povo brado e retumbante fazendo jus ao nosso hino que tanto deveria nos orgulhar.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×