25/01/2022

Data reforça a importância do setor no desenvolvimento da humanidade

A comemoração serve como momento para que aconteçam debates e propostas sobre como melhorar a educação
A importância da educação é algo percebido internacionalmente, e por isso a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, em dezembro de 2018, o dia 24 de janeiro como Dia Internacional da Educação, com objetivo de reconhecer o papel fundamental da educação e fomentar a cooperação internacional em prol de sua efetivação.

A educação garante melhores oportunidades, promove o desenvolvimento da capacidade crítica, e é entendida como uma forma de transformar a sociedade.

A ONU reconhece a importância da educação de qualidade para o desenvolvimento dos indivíduos, desde crianças, passando pelos adolescentes, até jovens e adultos, considerando que a educação ocorre ao longo da vida, não importa a idade. Compreende-se, também, que a educação contribui para o combate às desigualdades sociais e de gênero.

No âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), devido à relevância da Educação, a ONU instituiu um ODS específico para a educação - ODS 04. Isso porque a organização entende que a educação tem, de fato, um papel no combate à pobreza e que ela é fundamental para garantir a proteção do meio ambiente, além de promover a paz e a prosperidade entre as pessoas. Esse compromisso foi assinado por 193 países, dos quais o Brasil faz parte, e várias iniciativas têm sido realizadas visando ao alcance dessas metas até o ano de 2030. 

Ações internacionais do MEC

Em 2021, o Ministério da Educação (MEC) participou de várias ações no âmbito internacional. Dentre as que se destacam, foram realizados três estudos internacionais no âmbito da OCDE sobre o sistema educacional brasileiro. Em parceria com a Unesco, foram desenvolvidos oito estudos. Estes estudos abordaram várias políticas educacionais do país, desde a educação infantil, até ensino superior. Estudos internacionais são importantes para que as equipes possam trocar experiências entre pares e receber conhecimento de boas práticas internacionais. Além dos estudos, 46 projetos em cooperação com a Unesco estão em execução no Brasil, com um orçamento total estimado de R$ 245,4 milhões.

Além dos estudos, o MEC participou de diversos foros multilaterais, webnários internacionais, e realizou mais de 200 reuniões com entidades internacionais, para falar sobre os desafios educacionais, especialmente os gerados pela pandemia. Os principais temas educacionais discutidos foram: enfrentamento a COVID-19; educação na primeira infância, alfabetização e novas tecnologias educacionais; Análise de Indicadores Educacionais, por meio de avaliações internacionais, como PISA e TALIS. Cabe mencionar análise internacional realizada no âmbito do SAEB; Educação Vocacional e Tecnológica (indústria 4.0); e Educação Conectada.

No âmbito do G20 na Itália (2021), o Grupo de Trabalho Educacional elaborou relatório final o qual listou 26 iniciativas coordenadas pelo MEC reconhecidas como boas práticas. Por estarem alinhadas com as temáticas discutidas entre os membros, as iniciativas foram compartilhadas.

No segundo semestre de 2021, o MEC presidiu o Setor Educacional do Mercosul, conduzindo mais de 50 reuniões que resultaram na aprovação de um Acordo de Reconhecimento de Estudos, assim como na definição e desenvolvimento de projetos que visam o fortalecimento da educação nos países membros e associados ao bloco.

O Brasil, representado pelo MEC no âmbito de educação, participou de mais de 5 conselhos e/ou comitês nacionais, e mantém 8 relações bilaterais ativas. Demonstrando, assim, como a área educação no âmbito internacional é de extrema relevância para o Governo Federal.

 

Assessoria de Comunicação Social com informações da assessoria internacional do MEC - 24.01.2022

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