Curso sobre Valoração de Áreas Ambientais é destaque na plataforma de EAD do Ibape-SP
Um dos grandes desafios atuais é a valoração de áreas ambientais. Em um processo judicial, quando uma área ou parte dela é afetada por restrições ambientais, as normas de avaliação não se aplicam ou se aplicam parcialmente. Em processos administrativos, como no licenciamento, os procedimentos estão sujeitos a determinações legais diversas, incluindo mitigações e compensações, não sendo considerado o valor ambiental da área, mas apenas itens isolados da mesma, como arborização, existência de nascentes e outros.
Com o objetivo de auxiliar engenheiros, arquitetos e biólogos nesses processos de valoração, o Ibape/SP lança o curso “Introdução à Perícia e Valoração de Áreas Ambientais ”, que acontecerá on-line entre os dias 07 a 10 de dezembro, direto da nova plataforma de EAD Ibape-SP Conecta.
Ministrado pelo Engenheiro Civil Misael Cardoso, o Engenheiro Eletrônico Bruno Morais Nerici, e a Bióloga e Engenheira Ambiental, Paula Fernanda Morais Andrade Rodrigues, o curso aborda os fundamentos judiciais da perícia, ritos processualísticos, funções e atribuições do perito e do assistente técnico. A elaboração de laudo pericial e parecer técnico, legislação aplicada à perícia ambiental, bem como análises e práticas, com exemplos de casos reais, também são abordados. Dentro da programação do curso também é feita a exposição da Norma de Valoração de Áreas Ambientais do IBAPE/SP com cases de aplicação.
“A Valoração Ambiental é item há muito discutido, sendo até hoje objeto de abordagens acadêmicas amplamente aceitas, porém de difícil e onerosa aplicação. O IBAPE desenvolveu um método de aplicação simples e prático, de forma sensorial, ou seja, utilizando os sentidos do valorador, em conjunto com a sua expertise ambiental. Embora não se destine à aplicação exclusiva em processos judiciais, nestes casos, é fundamental o conhecimento dos princípios da atuação do perito e do assistente técnico. A proposta deste curso é mostrar como valorar os atributos ambientais de uma área, bem como apresentar os fundamentos da atuação pericial e de assistência técnica, que são atribuições dos formados em engenharia, arquitetura e outros cursos de nível superior. Porém, geralmente o assunto não é abordado nos cursos de formação, na maioria das vezes,” ressalta o Engenheiro Civil Misael Cardoso.
As inscrições podem ser feitas até a data do curso, de acordo com a disponibilidade de vagas. Mais informações em http://www.ibape-sp.org.br/ead.php.