19/05/2014

Curso sobre medicamentos biológicos recebe inscrições

Evento será realizado no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (Cnpem), em Campinas (SP). Inscrições até 30 de junho

 

As inscrições para o Curso de Desenvolvimento Pré-Clínico de Medicamentos Biológicos estão abertas até 30 de junho. O evento será realizado no campus do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (Cnpem), em Campinas (SP), de 8 a 19 de setembro.   

O principal objetivo é capacitar pesquisadores de Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Colômbia e Cuba e profissionais de empresas farmacêuticas latino-americanas para a realização de atividades, técnicas e regulatórias, relacionadas ao desenvolvimento de medicamentos voltados ao uso humano.

Os medicamentos biológicos constituem uma nova classe de fármacos, produzidos por meio de processos de biologia molecular e biotecnologia. Resultantes de investimentos em pesquisa, desenvolvimento e inovação, essas drogas vêm instituindo uma nova dinâmica – científica, regulatória e econômica – no cenário farmacêutico global. Elas lançam novas perspectivas para o tratamento de doenças crônicas e agudas e ocupam um nicho de mercado incipiente, em franca expansão.

A atividade em setembro é promovida e financiada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do Centro Brasileiro-Argentino de Biotecnologia (CBAB/Cabbio), e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A execução do evento é uma realização do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), integrante do Cnpem, e do Laboratório de Genotoxicidade (Genotox) do Centro de Biotecnologia (CBiot) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Sobre o Cnpem

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (Cnpem) é a nova denominação da Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncrotron (ABTLuS), Organização Social qualificada pelo Decreto nº 2.405, de 26 de novembro de 1997, pelo MCTI. É responsável pela gestão dos Laboratórios Nacionais de Luz Síncrotron (LNLS), de Biociências (LNBio), Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol (CTBE) e de Nanotecnologia (LNNano).

O LNLS opera a única fonte de luz Síncrotron da América Latina e um conjunto de instrumentações científicas para análise dos mais diversos tipos de materiais, orgânicos e inorgânicos; o LNBio desenvolve pesquisas em áreas de fronteira da Biociência, com foco em biotecnologia e fármacos.
Já o CTBE investiga novas tecnologias para a produção de etanol celulósico;  e o LNNano realiza investigações com materiais avançados, com grande potencial econômico para o País. Os quatro Laboratórios têm, ainda, projetos próprios de pesquisa e participam da agenda transversal de investigação coordenada pelo Cnpem, que articula instalações e competências científicas em torno de temas estratégicos.

Fontes: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×