Curso para observadores de bordo acontece em Itajaí
Representantes do Ministério da Pesca e Aquicultura estão acompanhando a formação na tarde desta segunda-feira, 16
Itajaí/SC – A Universidade do Vale do Itajaí (Univali), realiza, até 20 de fevereiro, no Campus Itajaí, o curso de capacitação de observadores científicos de bordo. Eles serão preparados para acompanhar os trabalhos dos barcos pesqueiros que atuam na costa.
A bordo, eles têm a função de obter dados precisos sobre as estratégias de pesca, sobre a composição das capturas a cada lance de pesca, sobre a condição biológica de organismos que são descartados em alto-mar, ou que recebem algum tipo de processamento a bordo, e que, por isso, não estão presentes nas descargas.
Eles terão capacitação técnica específica para a função, e não tem atribuição de fiscalização das operações de pesca ou das espécies capturadas. O trabalho realizado a bordo é remunerado com recursos de projeto federal, sem onerar empresas e pescadores, e os dados coletados são utilizados exclusivamente para a pesquisa científica.
Mais informações: (47) 9952-7358/3341-7714, com Roberto Wahrlich, pesquisador do Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar (CTTMar/Univali).