Curso de Gestão esportiva mostra como profissionalizar o segmento
Apesar do esporte no Brasil ter faturado mais de 5 bilhões de reais no ano passado, muitas entidades ainda convivem com diversos problemas por conta da má administração. Pensando nisso, o Conselho Regional de Administração (CRA-RJ), por meio da Universidade Corporativa do Administrador (UCAdm), vai realizar a Jornada Carioca de Gestão no Esporte, a partir de 3 de outubro. A proposta é mostrar a importância de encarar o segmento como um verdadeiro negócio lucrativo. Inscrições pelo link: http://bit.ly/2P39FJ7
Durante oito dias, com a imersão de 55 horas no total, o público irá se aprofundar no assunto com importantes nomes da área, como, por exemplo, Dep. Fed. Luiz Lima, Campeão Pan-Americano de Natação; Radamés Latari, ex-técnico da seleção de voleibol e campeão da Copa do Mundo e da Copa América; Isaías Tinoco, ex-diretor executivo do Cruzeiro e ex-gerente de Futebol do Vasco da Gama e do Flamengo; João Henrique Areias, um dos precursores do marketing esportivo no Brasil, foi VP de Marketing e Esportes Olímpicos do Flamengo e Diretor de Negócios da Arena do Grêmio.
Para o diretor-geral da UCAdm, Adm. Wagner Siqueira, a prática esportiva sustentável no Brasil não pode ser encarada simplesmente por temporadas ou como algo meramente recreativo. “O segmento precisa ser visto como um verdadeiro negócio lucrativo. Ele não só movimenta a economia mundial, mas gera oportunidades de emprego”.
- O profissionalismo não pode ser apenas na prática esportiva, mas fundamentalmente na Gestão de recursos materiais e de pessoas para se obter resultados econômicos também. A Jornada é uma importante contribuição para a formação de quadros dedicados à aplicação de seus conhecimentos à Administração de equipamentos, atividades esportivas e clubes - destaca Siqueira.
Segundo Alexey Carvalho, ex-jogador da seleção de basquete e coordenador da Jornada Carioca de Gestão no Esporte, ressalta que a Administração da maioria dos clubes, de todos os esportes, ainda é baseada no ‘protecionismo, amigos dos amigos’. Ele lembra que os gestores ainda são escolhidos muito mais pela confiança do que, propriamente, na capacidade e competência profissional. “Não pode haver amadorismo num mercado que movimenta bilhões anualmente, em todo o mundo”.
- Quando eu vejo um curso como esse, com a possibilidade de se qualificar e capacitar os futuros profissionais, só enxergo coisas boas. Para realmente crescer, progredir e expandir o negócio, seja ele dentro de um clube, de uma federação, uma própria empresa que trabalhe com esporte, é essencial investir em quem entenda de gestão - comenta Carvalho, especialista em Gestão Esportiva.
Os encontros vão ser na sede do CRA-RJ, na Tijuca. As aulas acontecem às quintas-feiras (das 18h às 21h), exceto no dia 12 (feriado) e sábados (das 9h às 18h) de outubro, com investimento de R$ 350,00. Entre outros assuntos, o programa vai discutir sobre “O Profissionalismo dentro da Gestão Esportiva”, “Marketing Esportivo”, “Gestão no Futebol: Base e Profissional”, “Propedêutica do Direito e da Legislação Desportiva no Brasil”, “Planejamento Estratégico”, “Jornalismo e Comunicação no Esporte”, “Elaboração de Business Plan para Obtenção de Recursos” e “Contratos Esportivos”.
Serviço:
Jornada Carioca de Gestão no Esporte - Universidade Corporativa do Administrador (UCAdm)
Inscrições: https://crarj.eadtech.net/shopping/produto/JORNADA_CARIOCA_DE_GESTAO_NO_ESPORTE/4000
Local: Conselho Regional de Administração (CRA-RJ)
Endereço: Professor Gabizo, nº 197, Tijuca
Programação: quintas-feiras, das 18h às 21h, e sábados, das 9h às 18h.
Investimento: R$ 350,00
Profissionais e estudantes da Administração registrados e funcionários de instituições conveniadas ao Conselho recebem de 15% desconto