17/10/2013

Curso de Direito da Unisul debate os 25 anos da Constituição

Unisul

Os 25 anos da Constituição Federal serão debatidos na Unisul Unidade Florianópolis, Rua Trajano, na quinta-feira, (17/10), às 19h. A palestra ‘Democracia, liberdade de expressão e vedação à censura’, ministrada pelo advogado João dos Passos Martins Neto abre o debate. O debate é aberto à comunidade. As inscrições são gratuitas e devem ser efetivadas na hora e local do evento. 

Durante os 21 anos de ditadura militar, o direito à liberdade de expressão foi cerceado no Brasil e a censura imposta exigiu o silêncio forçado dos opositores ao regime, afirma a professora do curso de Direito, Solange Buchelle S. Thiago. A Constituição Federal de 1988 marcou a transição para um Estado Democrático de Direito. “Quando da sua promulgação, Ulysses Guimarães afirmou que a nação queria mudar”, diz a professora. “Ele disse: a nação deve mudar. A Nação vai mudar. A Constituição pretende ser a voz, a letra, a vontade política da sociedade rumo à mudança. Que a promulgação seja o nosso grito. Mudar para vencer. Muda Brasil”, repete a professora.

Para a professora Solange, o país mudou, mas a jovem democracia encara importantes desafios. “Dentre eles alcançar a plenitude dos direitos fundamentais”. O evento destaca a liberdade de expressão que, ao assegurar que todos os temas possam ser discutidos e sob todas as perspectivas, ajuda a sociedade a encontrar o balanço entre mudança e estabilidade, alicerce de uma sociedade democrática.

 

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×