17/08/2006

Curso capacita professores para transformar texto escrito em braille

Por Flávia Nery, do MEC

O Instituto Benjamin Constant (IBC), vinculado ao Ministério da Educação, vai capacitar 32 professores para usarem a impressora em braille das salas de recursos multifuncionais, distribuídas em todos os estados. Há cerca de uma ano, as salas foram montadas com equipamentos para aprimorar a aprendizagem de alunos com deficiência visual.

O curso vai ensinar os educadores a transformar em braille um texto escrito na forma usual. O uso da impressora em braille requer uma formação específica, já que a impressão depende de organização do texto em colunas, controle de quebra de páginas e padrões de pontuação e centralização.

As aulas começaram na segunda-feira, 14, e terminam no dia 25, no Rio de Janeiro. Esta é a terceira capacitação para professores da rede pública pelo IBC.

Já foram atendidos profissionais dos 34 Centros de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual e dos 13 Núcleos de Apoio a Produção em Braille. De acordo com o último Censo da Educação, existem 5.585 alunos com deficiência visual no ensino básico.

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×