Crianças de 10 anos simulam julgamento no Tribunal Regional Eleitoral
Crianças de 10 anos simulam julgamento no Tribunal Regional Eleitoral
Parceria da instituição com alunos do Colégio Opet promovem cidadania
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) abriu suas portas para crianças de 10 e 11 anos simularem um julgamento. Os alunos do Colégio Opet representaram os papeis de representante do Ministério Público, advogado e membros julgadores. Na sessão simulada, eles discutiram se seria cabível ou não a perda de mandato do governador do estado de Tiboquinha (fictício), em função de um ato ilícito cometido durante sua campanha eleitoral.
O objetivo foi avaliar o desempenho e motivação das crianças em participar do projeto, coletando impressões para o TRE analisar a viabilidade de transformá-lo em uma iniciativa permanente. Em sala de aula os professores apresentaram aos alunos o caso que seria julgado para fins de argumentação e para que houvesse a distribuição dos papéis.
No início, havia dúvida se os alunos dessa idade teriam condições de realizar o projeto, visto que envolvia discernimento, julgamento, controle de emoções, seriedade, e tantos outros atributos para apresentar essa iniciativa inédita. “Eles superaram nossas expectativas. Foi extremamente gratificante presenciar o envolvimento deles na atividade.”, afirma Juliana Zigovski, responsável pelo projeto TRE Jovem.
Segundo ela, o objetivo da iniciativa é abrir a instituição para a sociedade, em especial para juventude, para que eles a conheçam por dentro, e reconheçam seu trabalho, bem como valores democráticos. Após esse piloto, o TRE verificou que ele é viável e, em 2017, pretendem fazer ao menos duas edições do projeto.
“Ficamos muito agradecidos pela acolhida da Opet e parabenizo a instituição pelo excelente trabalho que realiza em sala de aula, que culminou em resultados práticos tão surpreendentes”, comenta Juliana.
O TRE convidou a Opet pelo trabalho que é desenvolvido nas eleições da Cidade Mirim. Na instituição, os alunos do 5º ano participam, no fórum da Cidade Mirim, de atividades que abordam temas atuais, em que os alunos simulam funções bem definidas e atuam como juízes e promotores, bem como fazem argumentações, baseadas no que estudaram.
“Temos como objetivo promover a cidadania por meio de vivências significativas, onde habilidades e competências próprias deste ano escolar são colocadas em prática”, afirma Santina Brandalize, coordenadora de Ensino Básico e Fundamental.
Para ela, a parceria com o TRE começou muito positiva: “foi muito bom, tanto em relação aos alunos que se envolveram e se dedicaram na atividade, quanto com o convite recebido pelo Tribunal que nos escolheu, dentre tantas instituições, pelo trabalho de cidadania que desenvolvemos com os alunos”, conclui Santina.
Confira o vídeo da simulação das crianças no TRE: https://www.youtube.com/watch?v=ea5IxFnkX_E&feature=em-share_video_user
Sobre o Grupo Educacional Opet: Fundado em Curitiba (PR), em 1973, o Grupo Educacional Opet é referência na área da Educação por promover a prática do conhecimento por meio de novas tecnologias. A instituição possui uma estrutura organizacional completa que reúne Colégio, Faculdade, Pós-Graduação, Educação a Distância, Opetwork Escola de Profissão, Editora, Gráfica e Instituto de Educação e Cidadania. O grupo acredita que o “saber fazer” é a maior ferramenta capaz de conquistar o futuro e valorizar o ser humano, por isso investe em educação e cidadania todos os dias.