16/03/2022

Crenças Limitantes e a Educação

Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente – www.wolmer.pro.br

Como percebido, a educação é uma ação transformadora e intencional, todavia, esta transformação se esbarra em crenças limitantes que são bloqueios que necessitam ser trabalhados pelos profissionais da educação em concomitância com alguns profissionais como psicólogos, terapeutasocupacionais, assistentes sociais, psicopedagogos dentre outros que alavancarão o processo educacional e consequentemente a transformação tão almejada e promissora.
Crenças limitantes são vistas como verdades absolutas, ou seja, são opiniões, pensamentos que aceitamos como verdade e devido ao discernimento que não encontra-se fundamentado no conhecimento, fica-se fácil a manipulação ou até mesmo a auto-sabotagem. 
A Verdade é libertadora, todavia, as crenças limitantes que são impostas por terceiros a nós, ou até mesmo por nós mesmos devido a vivências e observações e constatações errôneas outrora sem o crivo do conhecimento, não aceita que a verdade prevaleça, e nesta situação a verdade passa a ser o que te limita e não o que te esclarece e liberta.
Crenças limitantes podem também ser formadas pelo pré-julgamento e preconceito, tolhendo de novos conhecimentos, novas oportunidades e vivências.
Segundo Sheila Danielle Czelusniak, em seu texto Na Contramão da Educação Financeira: A Crença Limitante, 2020, estas crenças são apenas interpretações tomadas como verdadeiras, mas que podem se tornar extremamente perigosas e prejudiciais quando falsas. A autora adverte que o fato de acreditarmos em algo, não transforma esta crença em verdade inquestionável. 
Dito isso, algumas paralisações de atitudes são consequências destas crenças, o que acarreta na protelação de uma atitude que deveria ser assumida, porém é confundida com falta de motivação ou até mesmo preguiça.
Segundo o site IPTC, crenças limitantes são rígidas demais para sofrer atualização útil e necessária, imagine uma quebra de paradigma? 
Em outras palavras, crenças limitantes são crenças rígidas demais para sofrer atualizações úteis e necessárias ao longo da vida de uma pessoa, ressaltando a diferença entre o mundo percebido e a realidade interna. 
Assim sendo, a educação auxiliará o educando a romper suas crenças limitantes quando trabalhar nele o protagonismo cognoscente de forma com que o mesmo possa questionar o estado das coisas, buscando outras respostas fundamentadas na ciência e não no achismo.

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