20/03/2020

Covid-19

Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente – www.wolmer.pro.br

 

            A intenção aqui não é especular sobre o Coronavírus, ou o seu novo nome batizado de Covid-19 pela OMS (Organização Mundial de Saúde) que faz com que nomenclaturas evitem referências a uma localização geográfica, um animal, um indivíduo ou um grupo de pessoas.

            É dito especular porque falta-nos conhecimento em relação às  informações e muitos governos já estão fazendo o que é correto, isolando a população e esclarecendo a importância das mesmas ficarem retidos em suas casas.

            O cerne deste texto é mostrar a importância de pesquisadores, sejam em qual área for, e infelizmente em um momento de epidemia ou pandemia é que governos voltam o olhar para a pesquisa, como disse o pesquisador H. Holden Thorp, da revista Science, em resposta ao pedido do presidente Trump querendo uma vacina rápida contra o coronavíruas. O pesquisador foi enfático ao afirmar que “Você atacou a ciência nos últimos 4 anos, cortou verbas, chamou os cientistas de mentirosos e agora quer velocidade? Ciência não se faz da noite para o dia".

            Infelizmente o mundo realmente é governado por verdadeiros néscios, e este governo não é o único a desmerecer a relevância da pesquisa e dos pesquisadores  em seu país.

            Nós também temos um governo com o mesmo tipo de pensamento. Um governo que desacreditou as mais renomadas instituições de pesquisas, que ridicularizou pesquisas e pesquisadores e simplesmente cortou verbas para esta área.

            Vejamos como exemplo, algumas manchetes relacionadas apenas aos cortes, mostrando simplesmente a realidade brasileira de um governo estulto em relação a pesquisa:

            "Corte no orçamento pode acabar com toda a pesquisa científica do Brasil, em julho"[1]

            "Cortes de verbas desmontam ciência brasileira e restringem pesquisa a mais ricos"[2]

            "Governo Bolsonaro anuncia novo corte e cancela 5,8 mil bolsas de pesquisa"[3]

            "CNPq reduz 87% da verba para equipamentos e materiais de pesquisa em 2020"[4]

            Obviamente existem dezenas de reportagens desta natureza, basta pesquisar em qualquer site de busca, alias, pesquisa hoje no Brasil não é uma coisa levada a séria, o fake news tem mais força do que uma pesquisa bem elaborada.

            O Covid-19 ressaltou o quanto somos vulneráveis e por isso precisamos sim, investir em pesquisas, pois é através delas que curas são alcançadas, além de estudos que melhoram a qualidade de vida da humanidade.

            Este vírus serviu para mostrar o quanto estamos despreparados para enfrentar ameaças invisíveis e também o quanto a sociedade é despreparada para enfrentar a verdade.

            Hoje temos um representante com atitudes inconsequentes mediante a uma fala quando não preconceituosa fomentando o ódio entre as pessoas e também uma fala imbecil, demonstrando o total desconhecimento das seriedades da vida e desconsiderando qualquer ato de humanidade.

            Isso realça a personalidade de quem fala, já que o que sai da boca vem do coração, mostrando assim a falta de humanismo e total irresponsabilidade em seus atos em dias de prevenção quanto ao vírus supracitado.

            Falas assim promovem uma adesão sem conversão, ou seja, a pessoa não converte naquilo que acredita estar falando, o que muitas vezes falar apenas por falar ou porque é bonito para a mídia e sua autopromoção.

            Atos inconsequentes como promovidos por nosso governo só ressaltam a sua falta de bom senso, já que pesquisa é de suma importância pois a sua falta poderá acarretar na morte de milhares de pessoas, como pode acontecer caso as projeções de pesquisadores se efetive se não nos isolarmos neste período fatídico.

            Que a partir de agora, a educação e a saúde sejam realmente levadas a sério e que o nosso governo perceba que a falta de pesquisa pode não só deixar de salvar vidas como também fazer o Brasil estacionar na completa ignorância como nos encontramos hoje.

 

 

[1] Para mais informações vide Corte no orçamento pode acabar com toda a pesquisa científica do Brasil em julho

[2] Para mais informações vide https://brasil.elpais.com/brasil/2019/09/03/politica/1567542296_718545.html

[3] Para mais informações vide https://www.redebrasilatual.com.br/educacao/2019/09/governo-bolsonaro-anuncia-novo-corte-e-cancela-58-mil-bolsas-de-pesquisa/

[4] Para mais informações vide https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/cnpq-reduz-87-da-verba-para-equipamentos-materiais-de-pesquisa-em-2020-23927090

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×