28/09/2022

Conteúdo educacional: você sabe o que é?

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Muitas pessoas podem se perguntar, afinal, por que investir em conteúdo educacional para ampliar um negócio.

A dúvida não é sem porquê, já que existe a crença de que o conhecimento só deve ter passado adiante para clientes ou mediante alguma contrapartida. 

Essa, no entanto, pode ser uma visão pouco atualizada que impedirá você de aproveitar uma estratégia nova para se aproximar de seu público, obter novos clientes e tornar sua empresa ainda mais conhecida e relevante. 

Outra perspectiva comum é que o conteúdo educacional deve ficar restrito a nichos que trabalham com educação e ensino, do maternal integral até mesmo universitários.

Não sendo possível para qualquer área criar canais e ferramentas para disseminar conhecimento. 

Isso, contudo, não condiz com a realidade, uma vez que é possível sim trazer novas informações e educar seu público seja qual for sua área de atuação. 

Por isso, vamos falar do que é o conteúdo educacional, como funciona e quais as principais vantagens e resultados para seu negócio. 

Trazendo conhecimento para seu público 

O conteúdo educacional nada mais é que obter uma forma, seja qual canal o escolhido, de trazer novas informações e mais conhecimento para o público geral, com intuito ou não de obter mais clientes. 

Antigamente, a visão que predominava realmente era de que o conhecimento era algo a ser guardado a sete chaves, como parte do segredo do negócio. Como se o cliente não fosse procurar o profissional se tivesse o saber daquela atividade. 

 

O conhecimento também era mais enrijecido e, a menos que você escrevesse um livro e procurasse uma gráfica para impressão de livros, dificilmente poderia transmitir suas ideias para o público de forma simples. 

Hoje em dia, contudo, o que se acredita é que quanto mais informado o cliente está, mais ele procurará serviços de qualidade e profissionais bem atualizados para que possam prestar a atividade. 

Por isso, por mais que um profissional disponibilize conteúdo sobre como identificar sandálias de qualidade, por exemplo, dificilmente seu cliente tentará fazer sandálias personalizadas formatura em casa. 

Isso não se dá somente pela ausência do maquinário adequado, mas sim pelo “know-how”, expressão em inglês que significa, literalmente, “saber como”. 

Ou seja, ainda que você disponibilize o conhecimento, a experiência apenas uma boa empresa poderá oferecer. 

Outro ponto importante é que o conhecimento, hoje, está à disposição em qualquer lugar. 

Portanto, ainda que antes estivesse restrito a quem podia pagar por um bom curso ou até mesmo, um curso superior, atualmente não é difícil encontrar qualquer informação. 

Isso poderia ser um problema, mas, quando falamos em prover conteúdo educacional, torna-se uma vantagem. Se qualquer site pode trazer informações, quando você opta por fornecer o conhecimento, poderá ser a fonte do potencial consumidor. 

Talvez você esteja se perguntando de que forma pode trazer o conhecimento aos clientes e a resposta é muito ampla e otimista: da forma que você se sentir mais confortável. 

Diversos são os canais que permitem o compartilhamento de informações e hoje tudo chega rápido como uma entrega expressa transportadora

Se você se sente mais apto a gravar vídeos falando de seu ofício, explicando informações sobre sua área e, até mesmo, mostrando parte do seu dia a dia, existem plataformas na internet que permitem desde séries de vídeos até mesmo produções curtas. 

Agora, se sente que o seu tipo de conhecimento será mais bem traduzido por meio de texto, criar um site ou um blog está mais simples que nunca. E isso funciona para qualquer área, desde educação financeira até um curso de jardinagem profissional

Outra forma muito rica de oferecer informações é por meio de e-books, garantindo que o consumidor do conteúdo realize um cadastro para obter o arquivo. Assim, é possível saber quem está acessando e qual a área de interesse desse potencial cliente. 

A chave para uma estratégia bem-sucedida de compartilhar conteúdo educacional é justamente conhecer seu público e entender com quem está falando, se é um profissional de uma área ou se leigos que estão começando sua inserção no tema. 

Conheça seu público 

Como dissemos, um dos pilares para iniciar uma boa produção e divulgação de conteúdo educacional é justamente saber com quem você está falando, qual é seu objetivo e qual é a melhor forma de atingir seu público. 

Se você foca em consumidores de uma empresa de portaria virtual, por exemplo, dificilmente fará sucesso em uma rede social voltada para público adolescente então não deverá ser sua escolha. 

Para isso, é importante fazer algumas perguntas sobre o potencial consumidor do conteúdo educacional: 

  • Meu público é leigo ou profissional da área?

  • Qual é a faixa etária com que pretendo me comunicar?

  • Qual é o melhor canal para disponibilizar o conteúdo?

  • Como divulgar de forma efetiva?

  • Como levar meu público a tornar-se cliente? 

Ao ter as respostas para tais perguntas, é importante estabelecer um modelo de produção para que você se organize. 

Não é necessário nada elaborado, pode ser feito em uma de caderno personalizado atacado ou um arquivo simples no computador. 

Esse projeto servirá apenas para que você tenha clareza de qual mensagem pretende passar, qual é o público que consumirá seu conteúdo educacional e de que forma, se essa for sua vontade, conseguirá transformá-lo em cliente. 

É fundamental ter uma visão bem planejada de qual é o objetivo por trás do conteúdo educacional fornecido. É aumentar o engajamento junto à sua marca? Ampliar a conversão em clientes? Trazer mais vendas?

Deve ser claro para que as estratégias adotadas sejam as mais adequadas para o que se pretende. E isso, por muitas vezes, significa não ficar restrito à área de conhecimento que você entende ser a da sua empresa.

Se você comercializa produtos de jardinagem, como regador de jardim infantil, um conteúdo educacional sobre a importância de inserir crianças na rotina cotidiana poderá levar clientes ao seu produto, ainda que o tema pareça distante a princípio. 

Outro ponto interessante a ser analisado é o nível de dedicação que pode ser oferecido e qual é a intimidade com a produção de conteúdo. 

Se não sobrar tempo ou houver insegurança para produzir, sempre é possível contratar empresas que o façam. 

Vantagens de produzir conteúdo educacional 

Existem inúmeros pontos positivos para além dos já elencados que poderão convencer você a apostar na produção de conteúdo educacional. 

Poucos, porém, são mais fortes do que a perspectiva de associar sua marca à confiança e conhecimento. 

Entre as vantagens, está a possibilidade de encontrar novos clientes da forma mais simples possível, fazendo com que cheguem até você ao sanar suas dúvidas sobre um determinado tema. 

Dessa forma, ao encontrar sua marca procurando mais informações sobre determinado tema ou área, o cliente saberá que se trata de uma empresa que preza pela atualização e por estar embasada em boas informações. 

Outro ponto é que seu canal informativo, por exemplo, vídeos, textos, e-books, poderá se tornar uma das fontes preferidas do consumidor, ainda que ele não imediatamente consuma o produto que você visa oferecer.

Se o objetivo da oferta de conteúdo for causar mais engajamento em torno da sua marca, é excelente contar com a fidelidade de espectadores, com bons níveis de audiência e compartilhamento das informações que você apresenta. 

Nesse sentido, é importante perceber que o envolvimento do cliente com a marca pode começar dessa forma, criando um laço que tem potencial de perdurar por gerações. Quem nunca consumiu um produto porque sempre na sua família escolheram aquele? 

Por fim, além de dar mais visibilidade para sua marca em si, se você é um profissional que busca reconhecimento público, a distribuição de conteúdo gratuito pode se pagar de diversas formas. 

Tanto permitindo que mais pessoas o conheçam e sua relevância aumente, quanto na possibilidade de influenciar pessoas. Se seu produto é um curso, por exemplo, não existe melhor forma de obter alunos, que oferecendo a primeira aula grátis.

Considerações finais

Portanto, encontrar a melhor forma de passar seu conhecimento adiante poderá agregar valor à marca, trazer mais clientes, tornar o profissional mais conhecido e relevante no mercado, assim como realmente informar. 

A imagem de uma marca é construída não somente por meio de bons produtos, serviços de qualidade e boas propagandas, mas também com o que a empresa pode oferecer para além daqueles que já são clientes. 

Por isso, fornecer conteúdo educacional permite que mais pessoas possam aprender e ter suas dúvidas sanadas, fazendo com que sua empresa seja ainda mais bem-vista pelo público. 

Para além da obtenção de mais clientes e fortalecimento da marca, ser conhecida como uma empresa que agrega para além de seus clientes é a maior vantagem. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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