19/11/2014

Conheça o legado deixado por Aleijadinho, o artista multifacetado

Aleijadinho

Nesta terça-feira (18), completam-se duzentos anos da morte de Aleijadinho, um dos maiores expoentes da arte colonial no Brasil

 

Escultor, arquiteto e ornamentista, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, exercia seu talento em diversas áreas. Em todas, atuava com maestria, e hoje, existem mais de quatrocentas obras associadas ao seu nome.

Entretanto, como ocorre com outros artistas coloniais, a identificação de algumas das obras do Aleijadinho é dificultada tanto pelo fato dos artistas da época não assinarem suas realizações quanto pela falta de documentos que comprovem a autoria.

Considerado um dos maiores expoentes da arte colonial no Brasil, o estilo das suas obras esta relacionado ao Barroco e ao Rococó, tendo seus principais projetos localizados nas cidades mineiras de Ouro Preto, Sabará, São João Del Rei e Congonhas.

Entre os monumentos de destaque estão a Igreja de São Francisco de Assis de Ouro Preto e o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, este considerado o trabalho mais importante do artista. Aleijadinho também  esculpiu 12 profetas em pedra-sabão para adornar a escadaria da igreja, todos em tamanho natural.

O artista começou sua carreira trabalhando como arquiteto e escultor por volta de 1762, logo em seguida aprendeu o oficio de entalhador e a partir de 1769 já esculpia em pedras. O mineiro combinava a genialidade da arquitetura, os dons de escultor e o talento de ornamentista. Características e habilidades que faziam dele um artista com enorme grandeza e difícil comparação.

Os trabalhos de Aleijadinho eram obras de arte, mas também um ato de devoção, suas imagens eram resultados de meditações piedosas e adoração.

A seguir as definições e obras em cada uma dessas áreas.

Talha

Os retábulos da capela-mor da Igreja de São Francisco, em São João del-Rei;  da Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto; e o da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, também em Ouro Preto, são considerados os grandes feitos dele como entalhador, projetista e executante.

O primeiro conjunto foi o projeto da capela-mor da Igreja de São José, em Ouro Preto, datado de 1772. O conjunto mais importante é o retábulo da Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto.

Os retábulos são marcadamente verticalizados e se encaixam integralmente dentro dos cânones do Rococó; o arco de coroamento é abandonado, empregando apenas formas derivadas da concha (a "rocalha") e da ramagem como motivos centrais das ornamentações. Seu estilo pessoal se desvia em alguns pontos significativos dos modelos barrocos-rococós então prevalentes. Quando Aleijadinho surge, a arte caminhava, de maneira natural, do Barroco para o Rococó, mas o artista fez com que essa evolução acontecesse de forma mais rápida e considerada revolucionária.

Arquitetura

Os trabalhos mais importantes atribuídos a Aleijadinho são os projetos de fachadas das igrejas mineiras de São Francisco, em São João del-Rei, e Nossa Senhora do Carmo, em Ouro Preto, ambas iniciadas em 1776. O trabalho de Aleijadinho como arquiteto sempre gerou polêmica. Para alguns pesquisadores, era apenas um “ornamentista sacro”, para outros teve um papel de destaque na arquitetura.

A perda de trabalhos primários dificulta a atribuição de alguns projetos a Aleijadinho. Porém, os traços e características mostram que o artista modificou muitos projetos concebidos por outros artistas e desenhou os que foram alterados. São Francisco, de Ouro Preto, é atribuída inteiramente a ele, porém, a documentação só confirma sua participação como decorador, criando e executando retábulos, púlpitos, portada e um lavabo.

A obra arquitetural em ordem cronológica: 1763 – modificação do frontispício da paróquia de Morro Grande onde ele tenta um novo tipo de fachada e onde esculpirá uma estátua; 1766 – projetos de São Francisco de Assis, de Ouro Preto, modificados por ele para o frontispício em 1744; 1769 – desenho da portada e do brasão de Sabará; 1770-1771 – modificação do projeto da fachada prevista por Tiago Moreira para o Carmo, de Sabará; 1770-1771 – modificação do projeto fornecido por seu pai para o Carmo, de Ouro Preto, essas modificações relacionam-se com a nave e o frontispício; 1744 – projetos para São Francisco, de São João del Rei, alterados por Francisco de Lima Cerqueira; Sem data definida – desenho do adro de Congonhas do Campo; 1810 – desenho para o frontispício da paróquia de Tiradentes.

Escultura

As maiores realizações de Aleijadinho são os conjuntos do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas - as 64 estátuas da Via Sacra, Via Crucis ou dos Passos da Paixão, e os Doze Profetas no adro da igreja.

As estátuas da via sacra são distribuídas em seis capelas independentes, que se constituem num conjunto de cenas da Paixão de Jesus, de caráter teatral, destinadas a invocar a piedade e compaixão, reconstruindo resumidamente o percurso de Jesus desde a Última Ceia até sua crucificação.

As cenas são usualmente dispostas numa série de capelas que antecedem um templo colocado no alto de uma colina ou montanha - e daí o nome de Sacro Monte. Todas as cenas da Via Sacra, talhadas entre 1796 e 1799, são intensamente dramáticas, as estátuas em tamanho natural conferem ainda mais dramaticidade e realismo à obra. Todo o conjunto do Santuário é considerado Patrimônio da Humanidade.

Os doze profetas tem posturas, oposições, correspondências, gestos e um diálogo corporal que se encaixam em uma dinâmica propositalmente deixada pelo artista.

Estão presentes os quatro principais profetas do Antigo Testamento - Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel, em posição de destaque na ala central da escadaria - e oito profetas menores, escolhidos segundo a importância estabelecida na ordem do cânon bíblico, sendo eles Baruc, Oseias, Jonas, Joel, Abdias, Amós, Naum e Habacuc. Quase todos possuem o mesmo tipo físico, jovens, rostos esguios, traços elegantes, maçãs do rosto salientes, barbas aparadas e longos bigodes. Apenas Isaías e Naum aparecem como velhos de longas barbas. 

As proporções das figuras são distorcidas, o que gera discordância entre especialistas. Alguns consideram que a distorção é proposital, outros acreditam que aconteceu por causa das dificuldades do artista por causa da doença. A disposição e gestos dos profetas conferem ao conjunto uma dramaticidade e gesticulação teatral típicas do Barroco religioso. O conjunto de Congonhas constitui uma das séries mais completas do colégio profético.

 As obras atribuídas ao artista são muitas e, algumas, pela falta de documentação, questionadas. Aleijadinho tinha um atelier e por isso distribuía muitas tarefas. Na época, os trabalhos de grandiosidade e importância eram executados coletivamente.

Algumas das principais obras atribuídas a Aleijadinho:

Obras de Talha:

1760 – Altares da matriz de Caeté; Altares Laterais do Rosário, de Santa Rita Durão;
1772 – Altar-mor de São José, de Ouro Preto; Conjunto de Talha da Matriz de Nova Lima;
1772 – 1794 – Ornamentação da Capela-mor de São Francisco de Assis de Ouro Preto; Brasão do Cruzeiro do Carmo, de Ouro Preto;
1779 – 1783 – Ornamentação da Nave do Carmo, de Sabará; Oratória da Sacristia de Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto; Biombo da Sé de Mariana;
1803 – Altares do Cruzeiro de São Francisco de Assis de São João Del Rey;
1807 – 1808 – Altares de São João e de Nossa Senhora da Piedade, em Nossa Senhora do Carmo, de Ouro Preto.

Obras de escola ou contemporâneas

1812 – Altares laterais e púlpitos de Nossa Senhora do Carmo, de Ouro Preto;
1825 – 1888 – Altares da nave de São Francisco, de Ouro Preto;
1827 – Altares da Nave e púlpitos de São Francisco, de São João Del Rei;
1781 – Altar-mor de São Francisco, de São João Del Rei; Altar da fazenda de Serra Negra. Museu da Inconfidência, Ouro Preto

Obras de escultura monumental

1769 – Portada e Brasão do Carmo, Sabará;  Portada da Matriz de Congonhas do Campo;
1771 (depois) – Portada do Carmo, Ouro Preto;
1771 – 1774 – Frontão do Carmo, de Sabará;
1771 – 1772 – Púlpitos de São Francisco, de Ouro Preto;
Antes de 1774 – Fachada de São Francisco, de Ouro Preto, baixo relevo da visão de alverne; estátua de São João Batista no Fronstispício da Matriz de Morro Grande;
1774 – Primeira portada projetada para São Francisco, de São João Del Rei;
1774 – 1775 – Ornamentação da portada e do frontispício de São Francisco, de Ouro Preto;
1795 – 1800 – Decoração da portada e do Brasão de São Francisco, de São João Del Rei;
Antes de 1802 – Fonte da Samaritana, em Mariana

Obras executadas por Aleijadinho sobre desenhos feitos por outros / Obras desenhadas por Aleijadinho e executadas por outros ou em colaboração

1761 – Fonte do Padre Faria, do Alto da Cruz, em Ouro Preto; Arco – Cruzeiro da Matriz de Morro Grande; Decoração do fronstispício de São Miguel e Almas, em Ouro Preto;
1777 – 1779 – Lavabo da Sacristia de São Francisco, de Ouro Preto;
1776 – Lavabo da Sacristia do Carmo, de Ouro Preto;

Obras de escolas ou contemporâneas

1787 – Ornamentação do fronstispício do Carmo, de São João Del Rei;
1809 – Baixo-relevo de Alverne em São Francisco, de São João Del Rei; Portada da Matriz de Tiradentes; Portada de Bom Jesus de Congonhas do Campo; Lavabo da Sacristia de São Francisco, de São João Del Rei; Portada de São Francisco, de Mariana;
1794 – Púlpitos de São Francisco, de Mariana; Portada do Carmo, de Mariana;
1810 – Portada e Brasão de Mercês de cima, em Ouro Preto

Imagens

Obras que lembram o estilo do Aleijadinho e sua execução: Santa Lúcia, na Matriz de Caeté; Bustos-Relicários de São Nicolau e São Basílio; A educação da Virgem; São Joaquim, Matriz de Congonhas do Campo; Virgem do Rosário, Museu da Inconfidência, Ouro Preto; Virgem e Menino, Museu da Inconfidência, Ouro Preto; Crucifixo,

Matriz de Catas Altas

Antes de 1779 – São João da Cruz e São Simão Stock, Carmo de Sabará; São Francisco de Paula, coleção particular; Crucifixo de Mercês e Perdões; São João, o evangelista, altar lateral de São Francisco, de São João Del Rei; São Jorge, Museu da Inconfidência, Ouro Preto; Leões, Nossa Senhora da Conceição, Ouro Preto; Sant´ana ensinando a Virgem Maria a ler; Cabeça de São Francisco de Paula, São Francisco de Paula, Ouro Preto; Cabeça de São Pedro Nolasco, Mercês e Perdões, Ouro Preto; Cabeça de São Raimundo Nonato, Ouro Preto; Estatuetas de um presépio, Museu da Inconfidência, Ouro Preto; Santa Helena, Altar Lateral de Nossa Senhora do Rosário, Ouro Preto;

Obras atribuídas ao Aleijadinho e estranhas ao seu estilo

Estátua de Nossa Senhora do Carmo, Matriz de Caeté; Cristo na Cruz; Virgem do Rosário; São José; Cristo Flagelado

Santuário de Congonhas do Campo

1796 – 1799  - Ceia; Monte das Oliveiras; Cristo é aprisionado; Flagelação; Coroação de espinhos; O carregamento da cruz; Colocação na cruz
1800 – 1805 – Adro do Profetas – Cartão do Adro; Isaías; Jeremias; Baruc; Ezequiel; Daniel; Oséias; Jonas; Joel; Amós; Abdias; Naum; Habacuc

Fonte: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional

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