19/02/2021

Conheça as principais entregas do programa Tempo de Aprender

O programa é gratuito e está destinado a profissionais da educação

Criado pelo Ministério da Educação (MEC), o programa Tempo de Aprender decorre da Política Nacional de Alfabetização (PNA), cuja elaboração contou com o protagonismo da Secretaria de Alfabetização (Sealf). O programa é destinado a profissionais da educação que atuam no último ano da pré-escola e do 1º e 2º ano do ensino fundamental das redes públicas estaduais, municipais e distrital.

Programa tem como propósito enfrentar as principais causas das deficiências da alfabetização no país, tais como: déficit na formação pedagógica e gerencial de docentes e gestores; falta de materiais e de recursos estruturados para estudantes e professores; deficiências no monitoramento da evolução dos estudantes; e baixo incentivo ao desempenho de profissionais da educação que trabalham com alfabetização.

Principais entregas de 2020

1 - Lançamento do curso on-line Práticas de Alfabetização, por meio da plataforma Avamec.

2 - Lançamento da campanha de divulgação nas redes sociais sobre o curso Práticas de Alfabetização para qualquer cidadão. Como resultado dessa campanha, o curso já recebeu mais de 4,1 milhões de acessos e mais de 290 mil inscrições. É o curso mais acessado e mais bem avaliado da história do Avamec.

3 - Lançamento do edital de convocação para o processo de inscrição, avaliação e aquisição de obras didáticas e literárias para a educação infantil, no âmbito do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2022 — educação infantil. O edital prevê, de forma inédita, livros impressos para estudantes da pré-escola e obras pedagógicas destinadas aos professores, voltadas à preparação para a alfabetização.

4 - Lançamento do curso on-line Práticas de Produção de Texto. Trata-se de uma formação de altíssima qualidade, originalmente concebida para professores treinarem redação, mas estará disponível de forma ampla na plataforma Avamec.

5 - Lançamento do curso Alfabetização Baseada na Ciência (ABC), desenvolvido em articulação internacional com a Universidade do Porto, com o Instituto Politécnico do Porto e com a Universidade Aberta de Portugal, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O curso foi adaptado para uma versão on-line disponível na plataforma Avamec e será oferecido também para turmas presenciais.

6 - Lançamento do GraphoGame, aplicativo de origem finlandesa, com importantes resultados educacionais em diversos países. Trata-se da primeira versão para o português do Brasil, desenvolvida em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Saiba mais em: http://alfabetizacao.mec.gov.br/.

Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da Sealf - 18.02.2021

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×