25/07/2022

Conheça 9 vantagens de se formar em universidades no Brasil

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Quem busca uma especialização na área da comunicação, e com grande abrangência, deve saber que o marketing no Brasil abre a porta a diversos mercados de trabalho, pois não precisa focar em uma única especialização, promovendo uma visão mais técnica, estratégica e comunicativa.

Empresas dos mais diversos segmentos precisam de profissionais de marketing, seja para fazer a divulgação de produtos e serviços, se posicionar no mercado, otimizar as ações de comunicação (internas e externas) e alcançar o público-alvo, tornando-os clientes.

Mesmo quem trabalha na área de atendimento ao consumidor, a formação no marketing pode ser bastante transformadora, proporcionando um melhor relacionamento e compreensão do público.

Assim, é possível estar à disposição para quem quer comprar nobreak, além de vendas, em algum momento da vida profissional, recorrendo às técnicas de propaganda e marketing para qualificar o contato. 

Afinal, é preciso mostrar o que há de melhor entre os bens de consumo disponíveis, mas só quem tem a técnica apurada sabe fazer a melhor publicidade, seja olho no olho, seja em um cartaz, um anúncio de rádio ou TV, e também no marketing digital. 

Graduação com foco em marketing no Brasil

De acordo com o foco de determinadas instituições de ensino, elas podem oferecer cursos nas áreas técnica, graduação universitária, cursos de especialização, pós-graduação, mestrado e doutorado, bem como cursos rápidos para aprimorar o marketing digital de forma mais específica, abordando estratégias que compõem essa técnica, ou de forma mais abrangente. 

Graduação e médio técnica

Os estudantes podem obter um certificado de conclusão de curso em Marketing em cerca de 2 a 3 anos, quando se foca apenas na área técnica, com matérias específicas em que se discute assuntos como:

  • Estratégias de marketing internacional;

  • Introdução ao Varejo;

  • Introdução às técnicas de vendas;

  • Princípios do marketing.

Esse tipo de grade educacional prepara os alunos para empregos de estagiário de marketing em diferentes setores e empregos de nível básico em logística, distribuição de cabeamento estruturado, atendimento ao cliente, vendas e varejo, entre outros.

Graduação bacharelado

As faculdades e universidades oferecem diploma de bacharel em marketing, com 4 anos de duração até a conclusão. Um diploma nessa área é muito popular na era digital e um destaque para exercer a profissão, além das técnicas e conhecimentos em ferramentas.

Os alunos que fazem propaganda e marketing no Brasil são preparados para atuar em diferentes áreas em que a publicidade pode ser envolvida, também havendo paralelo com o marketing. 

Contudo, há cursos direcionados apenas ao marketing, como também grades que contemplam as três matérias.

De um modo geral, há uma concentração em diferentes tendências de negócios e práticas de comunicação empresarial, princípios básicos de marketing, economia e finanças.

O programa completo também inclui aulas em áreas especializadas, como:

  • Comportamento do consumidor;

  • Elementos da criação da imagem profissional;

  • Estratégias na compra e venda de produtos e serviços;

  • Ética nos negócios;

  • Identificação de problemas de gestão de vendas;

  • Pesquisa de mercado;

  • Preços de varejo em abordagem em custo e lucro;

  • Princípios das práticas de vendas;

  • Relacionamento entre as empresas e clientes;

Além disso, a maioria dos cursos exige que os alunos façam disciplinas eletivas, podendo optar entre matérias como Administração, Psicologia, Matemática e/ou Literatura. 

Pós, doutorado e mestrado

Os cursos de mestrado treinam os alunos para desenvolver habilidades de negócios que podem ser aplicados em todos os setores do empreendimento humano, bem como exercer atividades voltadas à academia.

Enquanto isso o doutorado se concentram em instruir os alunos em conceitos avançados na área, geralmente relacionados à psicologia e mitologia do marketing: 

  • Conceitos e Fundamentos do Planejamento de Produto;

  • Estatísticas multivariadas;

  • Marketing Comportamental;

  • Marketing Multinacional;

  • Modelos de marketing;

  • Teoria de Transporte e Distribuição.

A licença em marketing prepara os alunos para além de uma carreira nos negócios. O marketing de personas do comprador, por exemplo, envolve diversos aspectos de relacionamento com o público, com foco em atendimento ao cliente, comunicação e mensagens de dados.

Vantagens ao empregar o marketing na prática

As vantagens das estratégias de marketing podem ser definidas como a construção e o planejamento de uma abordagem de longo prazo, tendo um plano definido para alcançar as metas e objetivos desejados, como mais vendas, geração de receita e fidelização de clientes.

Dessa forma, é essencial que a gestão empresarial estipule estratégias de marketing bem definidas e alinhadas, tendo uma equipe de profissionais especializados, em conjunto com funcionários internos que possam, também, aumentar o valor da marca e obter as vantagens.

  1. Obtenha uma vantagem competitiva

Um profissional da área de marketing ajuda a empresa a obter uma vantagem competitiva no mercado, formalizando uma vantagem sobre as empresas existentes e os novos participantes que tentam estabelecer presença no mercado.

Uma estratégia de marketing bem definida baseia-se nas propostas de venda exclusivas da marca, juntamente com as características e benefícios dos produtos e serviços de consultoria em TI oferecidos pela empresa.

No entanto, as ações precisam ser estabelecidas de forma criativa, estratégica e planejada, destacando como a marca e as ofertas são melhores do que os concorrentes, seja em valor agregado, benefícios complementares ou em relacionamento e experiência para o cliente.

Nesse sentido, a estratégia de comunicação e mensagens consistentes e contínuas ajudam a criar uma identidade distinta no mercado volátil e competitivo.

  1. Reconhecimento da marca

Juntamente com a promoção dos bens e serviços oferecidos pela empresa, ter uma estratégia de marketing poderosa ajuda a empresa a alcançar os clientes de forma adequada e estabelecer relacionamentos e parcerias com e pares da indústria olhando para o mercado, e as ofertas de forma positiva.

O principal papel do profissional que desenvolve uma estratégia de marketing é destacar e promover os atributos e legados da marca.

  1. Atraia um novo conjunto de clientes

A administração e o departamento de marketing de uma empresa de energia solar Fortaleza preço, por exemplo, bem como de outros nichos, precisam compreender como criar boas estratégias de marketing.

Isso porque é a partir dessas técnicas que é possível atrair um novo conjunto de clientes, seja com base no público da base de contatos ou de novos mercados inexplorados.

As ferramentas e técnicas promocionais, que são parte integrante da estratégia de marketing, são planejadas e selecionadas considerando:

  • Estilo de vida;

  • Mercado local;

  • Níveis de renda;

  • Preferências.

Há outros parâmetros semelhantes dos clientes-alvo que funcionam como um fator de atração e segmentação, o que ajuda o departamento de vendas a identificar os potenciais clientes de forma efetiva e converter os leads para as perspectivas de qualidade.

A partir disso também é possível traçar os clientes que são embaixadores da marca.

  1. Planeje a natureza dos produtos e serviços

A pesquisa e o estudo de mercado são partes significativas da estratégia de marketing, e esse aspecto ajuda a gestão da empresa a planejar as características e propostas de venda exclusivas de produtos e serviços, levando a vantagens quanto ao planejamento de lançamento.

Existem pesquisas e estudos minuciosos sobre os cenários atuais do mercado, o que os concorrentes oferecem, as políticas governamentais, o fator de lucratividade, entre outras dinâmicas que podem afetar operações empresariais, além das vendas. 

  1. Desenvolva os orçamentos de marketing

Todos os departamentos de uma empresa, seja ela fabricante de gerador silenciado ou uma clínica de estética, recebem orçamentos anuais da administração que precisam ser gastos em benefício da empresa.

Ter uma estratégia de marketing planejada e alinhada garante que os orçamentos alocados não fiquem descontrolados ou sejam direcionado à campanhas menos efetivas, como atividades promocionais que têm baixo ROI (Return Over Investiment), afinal acompanhamentos e mensurações podem ser feitos com mais qualidade.

Assim, é possível contar com o uso e alocação ideais dos orçamentos de marketing nas ferramentas e táticas promocionais que ajudam a atingir as metas propostas e os objetivos gerais do negócio.

  1. A exploração da criatividade

Uma vantagem do marketing no Brasil é que qualquer marca que envolva publicidade e atividades de marketing podem explorar ao máximo a criatividade.

Os profissionais podem se relacionar com outras equipes e profissionais, bem como com agências de design, planejadores de mídia, agências de relações públicas e outros fornecedores, como prestadores de serviço de manutenção de nobreak, que envolvem a área da publicidade para otimizar as ações e qualificar os resultados.

Tudo para fazer a apresentação de ideias únicas e exclusivas, proporcionando à marca uma vantagem criativa e ajudando a selecionar uma personalidade distinta para o mercado.

  1. Plano de distribuição eficaz

Uma vez que a administração entenda e compreenda a essência e a importância do marketing, ela pode ter um plano de distribuição eficaz.

Com a introdução da venda online e o crescente impacto das redes sociais, toda empresa precisa ter uma ampla (e qualificada) rede de distribuição, pois a geração atual prefere comprar os produtos e serviços online, diretamente no site da empresa, ou através de parceiros promocionais.

Isso é diferente da geração anterior, que ainda acredita em finalizar a compra visitando a loja física da marca de mini robô aspirador de pó.

Assim, a empresa precisa acompanhar os últimos avanços, gostos e preferências em relação aos clientes e seus interesses, independentemente da faixa etária, ou conforme os nichos que compõem o público-alvo da marca..

  1. A precificação ideal de bens de consumo

Com a pesquisa competitiva e o estudo aprofundado da dinâmica do mercado, juntamente com a capacidade de gasto do mercado consumidor, a estratégia de marketing auxilia a empresa a chegar a um plano de preços adequados para os produtos e serviços

É necessário que isso tudo seja de acordo com o critério de mercado, competitivo na natureza, e que possa ajudar a gerar mais vendas e aumentar os lucros. 

  1. O crescimento geral da empresa

Quando o marketing é amplamente aplicado, qualquer estratégia facilita o aumento do valor da marca, participação de mercado, vantagem competitiva, vendas mais altas e lucros elevados que resultam no crescimento geral da empresa.

O marketing no Brasil, e no mundo, ajuda qualquer empresa de transformadores de tensão a conquistar um nicho de mercado com uma identidade de marca diferenciada e a oferta de produtos e serviços exclusivos, com características específicas e atributos únicos.

Conclusão

Compreender a complexidade e a importância do marketing no Brasil é muito imperativo para a gestão da empresa, bem como para o desenvolvimento enquanto novo profissional deste setor, visto as responsabilidades e possibilidades agregadas a esse cargo e processo estratégico.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

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