Congresso discutirá práticas de prevenção à violência
Um grupo de 150 servidores da Prefeitura de Curitiba e voluntários do Comunidade Escola, programa que faz das escolas centros de desenvolvimento dos bairros, com atividades gratuitas todos os fins de semana, participará nesta sexta-feira (30) do quinto Congresso Brasil de Meditação Não-Violência, Nossa Educação. Durante o evento, promovido pela instituição Ciência Meditativa, no Salão de Atos do Parque Barigüi, os participantes discutirão ações que integram educação, meditação e participação na construção de ambientes mais solidários.
O evento, que inicia às 19h e segue até o sábado (31), é aberto para o público em geral, que precisa fazer inscrição antecipada, ao custo de R$ 80. A inscrição é gratuita para voluntários e agentes do Comunidade Escola. As informações estão no site http://www.cienciameditativa.com.
A programação dos dois dias de congresso inclui palestras e discussões sobre o tema e todos os participantes receberão o documentário Compaixão no Exílio, que conta a vida do Dalai Lama, com entrevistas exclusivas.
A palestra de abertura, com o tema Meditação: Religiões, Yoga e Cristo será apresentada pelo Frei Clodovis Boff e Vitor Caruso Jr., que trabalham com projetos de educação e ação para a paz e não-violência.
Para os agentes envolvidos no Comunidade Escola, seja por meio de uma das secretarias municipais ou pelo voluntariado, o congresso servirá para troca das experiências que acontecem nas 65 escolas integradas ao programa. Um dos principais objetivos do Comunidade Escola é minimizar a violência, principalmente nos bairros mais distantes do centro da cidade.
Com a oferta de atividades nas áreas da educação, cidadania, saúde, esporte e lazer, cultura e geração de renda, a Prefeitura estimula a participação de crianças e adultos, nas centenas de oficinas e atividades que acontecem gratuitamente, todos os sábados e domingo, das 9h às 17h.
A programação e o endereço das escolas inseridas no programa está no site http://www.curitiba.pr.gov.br, no espaço dedicado ao programa que pode ser acessado com um clique no ícone Comunidade Escola, no canto inferior esquerdo da tela. Desde que foi lançado, em 2005, o Comunidade Escola registrou mais de 2,5 milhões de participações.
Programação do Congresso Brasil de Meditação Não-Violência, Nossa Educação.
Sexta-feira (30)
19h - Abertura
Frei Clodovis Boff e Vitor Caruso Jr.
Tema: Meditação: Religiões, Yoga e Cristo
Sábado (31)
9h - Marco Schultz e Prof. Tinoco
Tema: Professor de Paz
11h - Monja Coen e Pedro Bodee
Tema: Caminhos da Educação Não-Violenta
14h30 - Thiago Leão e Vânia Lúcia Slaviero
Tema: Práticas Educacionais de Não-Violência
16h30 - Enio Burgos e Vitor Caruso Jr.
Tema: Mestres da Não-Violência: Thich Nhat Hanh e Gandhi
17h30 - Professor Hermógenes
Tema: Convite à Não-Violência: Convite à Vida
19h - Marco Schultz e Show com Banda Maha Satya Sangha
*Enio Burgos é médico, físico, escritor, editor e diretor da Associação Meditar. Com experiência no estudo da meditação e seus efeitos.
*Frei Clodovis Boff professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, atuando principalmente nos seguintes temas: método, teologia, pastoral, cebs e missão.
*Marco Schultz dedicou anos ao estudo com professores e mestres de diferentes tradições. Há dezoito anos ensina inúmeras pessoas a inserirem a prática de yoga e da meditação em suas vidas.
*Monja Coen participa de encontros educacionais, inter-religiosos e promove a Caminhada Zen em parques públicos para divulgação do princípio da não violência e a criação de culturas de paz, justiça, cura da Terra e de todos os seres vivos.
*Pedro Bodee é sociólogo e professor da UFPR (Universidade Federal do Paraná), considerado hoje um dos maiores especialistas em segurança pública do Brasil.
*Professor Hermógenes é um dos precursores do yoga no Brasil, dedica-se ao crescimento espiritual da humanidade, tendo contribuído com diversas obras terapêuticas e poéticas, artigos, cursos, seminários e trabalhos para congressos científicos.
*Professor Tinoco é professor e coordenador do curso de yoga das Faculdades Integradas Espírita, mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná, escritor, conferencista, além de tradutor e comentarista de textos sagrados indianos.
*Thiago Leão é coordenador da Academia Hermógenes, ligado ao movimento de Sai Baba no Brasil. No congresso apresentará o enfoque educacional das Escolas de Sai Baba no mundo.
*Vânia Lúcia Slaviero é pedagoga, formada em Yoga Terapia, especialização em Morfo-Análise e Reajustamento Postural, trainer em Programação Neurolínguística (PNL), conduz treinamentos e palestras em empresas, universidades e escolas no Brasil e no exterior.
*Vitor Caruso Jr. é um dos fundadores do Ciência Meditativa, economista por formação, professor de yoga e meditação por vocação, estudioso dos diversos aspectos das práticas contemplativas desde os seus efeitos fisiológicos, psicológicos e sobretudo, transformadores e místicos. Trabalha com projetos de educação e ação para a paz e não-violência.
(Envolverde/Prefeitura Municipal de Curitiba)