15/08/2014

Congresso brasileiro abordará pesquisas sobre insetos

Segundo maior evento do gênero no mundo contará com 170 palestrantes, sendo 30 deles de fora do País. Inscrições abertas

 

Goiânia (GO) sediará, no período de 14 a 18 de setembro, o 25º Congresso Brasileiro de Entomologia (CBE). São esperadas 2,5 mil pessoas, entre pesquisadores, professores e estudantes, para apresentar estudos sobre a convivência com insetos (nocivos e benéficos) nas áreas: vegetal, animal e humana.

O evento é voltado à comunidade científica, mas, nesta edição, possui uma série de iniciativas envolvendo escolas de ensino fundamental e minicursos técnicos, destinados a um público mais amplo. As inscrições já estão abertas, assim como a possibilidade de submissão de trabalhos científicos.

De acordo com a presidente do 25º CBE, a pesquisadora da Embrapa, Eliane Quintela, o evento é o segundo maior do gênero no mundo e contará com 170 palestrantes, sendo 30 deles de fora do País. "Trata-se de uma excelente oportunidade para o intercâmbio e atualização de conhecimentos. Além disso, buscamos construir um evento inovador, levando em conta os avanços da pesquisa entomológica não somente para a academia, mas também para os setores produtivos rurais e urbanos e demais interessados".

Com o tema "Entomologia integrada à sociedade para o desenvolvimento sustentável", a programação do 25º CBE  contará com palestras, simpósios e mesas redondas, acerca das descobertas mais recentes para o manejo das principais pragas que atacam as lavouras, como a lagarta helicoverpa e a mosca- branca; em sanidade animal, abordando o controle de insetos de importância econômica, como carrapatos e a mosca do chifre; e, no campo da medicina, as medidas para lidar com vetores transmissores de doenças, como a malária, a dengue e Chagas, dentre outros.

Em relação aos minicursos, serão apresentados temas de importância, como por exemplo, técnicas de manejo de insetos prejudiciais à jardinagem, de macrofotografia de insetos e de controle de pragas urbanas, entre outros. Os interessados poderão se inscrever somente nesses minicursos, se desejarem.

Durante o 25º CBE, acontecerá ainda, pela primeira vez, uma reunião da Seção Internacional da Sociedade Americana de Entomologia (ESA), para o estabelecimento de parcerias junto à Sociedade Entomológica do Brasil (SEB), que é a instituição organizadora do evento a ser realizado em Goiânia.

Exposição

Outra atividade que será conduzida no evento é a visitação gratuita para escolas de ensino fundamental a um espaço especial, o "Planeta inseto", coordenado pelo Instituto Biológico da Secretaria de Agricultura de São Paulo. 

No local, haverá a exposição de exemplares vivos de insetos, onde serão mostradas como as lagartas do bicho-da-seda produzem linha, como se dá a produção de mel pelas abelhas e o "baratódromo", onde são realizadas corridas de baratas. Essa exposição voltada às escolas busca inspirar novos pesquisadores e informar ao publico estudantil sobre a importância dos insetos.

Fonte: Embrapa 

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×