Confira programação do segundo dia da Semana Nacional da EPT
O segundo dia da 4ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT), que acontece na Arena BRB - Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), está cheio de atividades que vão muito além das práticas educativas convencionais, refletindo o tema central deste ano: “Inovação, Inclusão e Sustentabilidade”. Os participantes poderão montar “soft robôs”, criar estampas inspiradas na fauna e flora brasileira, controlar drones via computador e muito mais. A entrada no evento é gratuita e as inscrições podem ser feitas no site do Sympla.
Organizado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), o evento busca ampliar o reconhecimento social e a atratividade dessa modalidade de ensino no Brasil.
Destaques
-
Mesa-redonda sobre inteligência artificial na educação: especialistas discutirão as aplicações e os impactos da inteligência artificial no ambiente educacional, abordando desde o uso de algoritmos para personalização do ensino até a implementação de assistentes virtuais para suporte a alunos e professores.
-
Oficina de prototipagem e tecnologias 3D: os participantes terão a oportunidade de aprender na prática sobre a criação de protótipos por meio de impressoras 3D, explorando as possibilidades que essa tecnologia oferece para a inovação em diversos setores.
-
Mostra tecnológica de cidades inteligentes: expositores apresentarão projetos inovadores que utilizam tecnologias como Internet das Coisas (IoT), automação e soluções sustentáveis para a criação de cidades mais eficientes e conectadas.
-
Painel sobre sustentabilidade e desenvolvimento sustentável: debates focarão como as práticas sustentáveis podem ser integradas à educação profissional e tecnológica (EPT), promovendo um desenvolvimento equilibrado que respeite o meio ambiente.
-
Carruagem elétrica: o público pode conhecer a criação do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) — uma carruagem inspirada na época de Dom Pedro I, a qual preserva elementos históricos autênticos, mas é equipada com um motor elétrico moderno.
-
A arte da floresta no tecido: oficina do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) que promoverá uma experiência lúdica e acolhedora na qual os participantes poderão explorar as riquezas da flora brasileira por meio da criação de peças estampadas, utilizando as espécies vegetais da região.
A 4ª SNEPT segue até 28 de novembro, com mais de 400 projetos de 56 instituições de todo o Brasil, incluindo as redes federal, estadual e privada e os serviços nacionais de aprendizagem. As atividades são voltadas para todos os públicos, especialmente para estudantes, profissionais da educação e pessoas interessadas em conhecer as inovações desenvolvidas pelas instituições ofertantes de educação profissional de todo o país.
Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec)