Confira a agenda científica especial sobre a SNCT 2014
Feira de orgânicos, exposição sobre Leonardo Da Vinci, exibição de vídeos, jogos lúdicos e visitas agendadas estão entre as atividades das instituições ligadas ao MCTI na 11ª Semana Nacional de Ciência e Tencologia
No domingo (12), começam as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2014) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), em Manaus. O evento promoverá oficinas, palestras, laboratórios de portas abertas e exposições voltadas para o público geral.
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz participará da cerimônia oficial de abertura, marcada para as 9h. Uma feira de produtos orgânicos será montada na terça-feira (14). Outros destaques são a visita aos berçários da Associação Amigos do Peixe-Boi (Ampa) e a exposição fotográfica Piraiá-Guará: um Sedutor Ameaçado.
A programação completa pode ser acessada aqui: https://www.inpa.gov.br/arquivos/SNCT2014.pdf.
Exposição
Paraquedas, ornitóptero, churrasqueira automática e tanque militar são algumas das peças que estarão expostas no Pavilhão do Parque da Cidade, em Brasília, durante a 11ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2014), que começa na segunda-feira (13).
A exposição itinerante Leonardo Da Vinci – Maravilhas Mecânicas, do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI), vai levar ao público 30 peças do cientista e inventor italiano. A mostra retrata a essência criativa de um cientista recriando modelos em três dimensões de alguns desenhos do artista.
Pesquisas espaciais
Um tapete estampado com a imagem de Brasília registrada pelo satélite sino-brasileiro CBers é uma das atrações do estande do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI) durante a SNCT na capital, que começa nesta segunda-feira (13).
O instituto ocupará um estande no espaço destinado às unidades de pesquisa e órgãos vinculados ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, na capital federal. O estande do Inpe é adornado por painéis que apresentam suas áreas de atuação.
Canal Ciência
O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCTI) participará, de domingo (12) a terça-feira (14), da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, no Rio de Janeiro, na sede do Centro de Tecnologia Mineral (Cetem/MCTI).
No estande da instituição serão distribuídas publicações, especialmente as do Canal Ciência, portal de divulgação científica do instituto, contendo textos e jogos instrutivos e lúdicos sobre questões de ciência e tecnologia, que também estarão disponíveis em meio eletrônico.
Portas abertas
De quinta-feira (16) a sábado (18), o campus do Instituto Mamirauá estará aberto para receber a população de Tefé (AM) e região dentro da programação da SNCT 2014. Diversas atividades foram planejadas, visando apresentar o trabalho que é realizado pela instituição na pesquisa, no monitoramento e no manejo participativo.
As escolas do município terão suas visitas agendadas. O Instituto também atenderá a demandas espontâneas de escolas e do público em geral. Palestras, apresentação de vídeos, teatro, exposições e distribuição de kits com materiais informativos fazem parte das atividades. Confira a programação.
Mostra
Campinas se prepara para a realização da 2ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia. No município paulista, as instituições e empresas envolvidas participarão de atividades centralizadas em uma mostra, a ser realizada no Museu Exploratório de Ciências da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
O evento contará com cinco tendas, com diversas atividades simultâneas, que irão ocorrer de segunda (13) a sexta-feira (17). Um espaço será destinado às instituições tradicionais de ciência e tecnologia, como é o caso do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI/MCTI).
A instituição preparou atividades voltadas para estudantes de diversas faixas etárias e contextos sociais. Nesse sentido, o instituto vai apostar, neste ano, na realização de oficinas em áreas como microeletrônica, física, software livre, linguagens de programação, veículos aéreos não tripulados (Vants), tecnologia assistiva e acessibilidade. Saiba mais: http://www.cti.gov.br.
Interatividade
O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) participa, desta segunda ao domingo, da 11ª SNCT em Brasília. A principal atração no estande será o Desafio CT&I, jogo interativo com perguntas sobre as áreas de ciência, tecnologia e inovação, tomando por base os estudos do CGEE.
Os visitantes vão acessar o jogo em tablets e testar seus conhecimentos em assuntos como nanotecnologia, alimentos, tecnologias assistivas, energia aeroespacial, formação de recursos humanos, desenvolvimento sustentável e terras raras. Além disso, vão poder comparar o próprio desempenho com o de outros jogadores, no ranking que o aplicativo exibe.
Semicondutores
No mesmo período, a Ceitec estará presente no evento na capital federal. A empresa terá no local um estande de 30metros quadrados onde apresentará aos visitantes o portfólio de produtos e o trabalho desenvolvido pela unidade.
O público poderá conferir um manequim vestido com a roupa utilizada na Sala Limpa da Ceitec, local caracterizado pelo rigoroso grau de limpeza e onde são produzidos os chips. Além disso, poderá ser visto no estande um boi em fibra de vidro que carrega um brinco eletrônico de identificação animal com o Chip do Boi.
Prêmio
Na quarta-feira, em Brasília, será realizada a cerimônia de entrega do Prêmio Almirante Álvaro Aberto para Ciência e Tecnologia. O agraciado da edição 2014, que teve como área temática Ciências da Vida, é o bioquímico Walter Colli.
A abertura do evento contará com a execução do Hino Nacional brasileiro pela Banda de Música do Grupamento Fuzileiros Navais de Brasília, sob a regência do suboficial músico e mestre Marcos Antonio Cassiano Paulino. Em seguida, haverá a entrega dos títulos de pesquisadores eméritos.
Por último, Walter Colli receberá a premiação e fará a tradicional aula magna do laureado. Saiba mais.