Confira a agenda científica de 29 de setembro a 3 de outubro
Os destaques são a abertura das inscrições do Seminário de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento e Tecnologias Associadas a Veículos Espaciais e da Pós-Graduação em Modelagem Computacional do LNCC
O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), em São José dos Campos (SP), está com inscrição aberta para o 8º Seminário de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento e Tecnologias Associadas a Veículos Espaciais (SEPP&D), que se realiza no próximo dia 1º de outubro.
O seminário se consolida como um fórum para disseminação das tecnologias desenvolvidas por meio dos projetos de pesquisa e desenvolvimento concluídos no ultimo ano e também para apresentar os avanços e dificuldades dos projetos em andamento.
Em sua oitava edição, o SEPP&D oferece apresentações orais e em forma de pôsteres dos trabalhos apoiados. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo site http://www.iae.cta.br/sepped até domingo (28).
Gastronomia Inteligente
O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) promove o 11º Festival de Gastronomia Inteligente, até o próximo domingo (28), no Parque Zoobotânico da instituição, em Belém (PA).
Com o tema "Soberania, segurança alimentar sustentável e nutricional", o festival tem o objetivo de levar informações ao público sobre as vantagens de uma alimentação alternativa e saudável, baseada na utilização de produtos regionais com alto valor nutritivo e baixo custo, e na valorização dos saberes das comunidades locais e de suas memórias.
A programação traz palestras, oficinas, visita técnica, feira de arte e gastronomia típica e apresentações culturais, destinados a diferentes públicos.
Confira a programação completa.
Pós-graduação
Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo dos Programas de Pós-Graduação (mestrado) para a turma de 2015 do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI). Os interessados têm até o dia 30 de setembro para fazer as inscrições.
São oferecidas 149 vagas distribuídas em oito programas de pós-graduação: Agricultura no Trópico Úmido (12 vagas); Biologia de Água Doce e Pesca Interior (18 vagas); Botânica (24 vagas); Ciências de Florestas Tropicais (20 vagas); Clima e Ambiente, programa em ampla associação coma Universidade do Estado do Amazonas (15 vagas); Ecologia (até 25 vagas/ ver regras do Programa); Entomologia (15 vagas); Genética, Conservação e Biologia Evolutiva (20 vagas).
Neste ano, o processo seletivo será feito em 21 cidades, de todas as regiões brasileiras. Mais informações podem ser obtidas nos contatos informados nos editais.
Energia em Combustão
Representantes da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) estarão reunidos, na segunda (29) e na terça-feira (30), na sede do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), em Brasília, para discutir o Programa de Capacitação de Recursos Humanos na Área de Energia - Combustão.
A ação é coordenada pelo Brasil e tem por finalidade apoiar o desenvolvimento industrial dos países da região, por meio da qualificação de quadros na área de combustão. A ideia dos organizadores com o encontro é identificar a oferta e a demanda de formação na região nessa área de conhecimento, assim como debater os temas propostos no programa e propostas de modelo de negócios.
Mecânica Quântica
Experimentos com Fótons Gêmeos: dos Fundamentos da Mecânica Quântica à Termodinâmica Quântica é o tema do Colóquio do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI), na próxima terça-feira (30), às 16h, no Rio de Janeiro.
Participa dessa edição o pesquisador Paulo Henrique Souto Ribeiro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem experiência na área de óptica, atuando principalmente nos seguintes temas: utilização de estados emaranhados de fótons gêmeos da conversão paramétrica descendente no estudo de conceitos fundamentais da Mecânica Quântica e aplicações em Informação Quântica.
Para mais informações acesse o site do CBPF.
Modelagem computacional
O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI) informa que estão abertas as inscrições para o Programa de Pós Graduação em Modelagem Computacional. São oferecidas vagas para mestrado e doutorado. Os interessados devem se candidatar até 30 de setembro.
Podem participar do processo seletivo profissionais graduados em Matemática, Física, Química, Engenharias, Computação, Biologia, Economia, ou áreas afins.
A ficha de inscrição e os editais estão disponíveis neste link.
Prêmio
O Prêmio México de Ciência e Tecnologia 2014 está com inscrições abertas até quarta-feira (1º). Os candidatos devem ser indicados por instituições de pesquisa científica da América Central, da América do Sul, do Caribe, da Espanha e de Portugal, além de ser natural ou residente desses locais.
Desde 1990, o governo mexicano concede o prêmio anualmente a personalidades de "reconhecido prestígio profissional" que tenham contribuído de forma significativa ao conhecimento científico universal, ao avanço tecnológico ou ao desenvolvimento das ciências sociais. Outra condição para receber a medalha é que o trabalho do candidato ocorra, fundamentalmente, em um ou mais países das regiões caribenha e ibero-americana.
O prêmio, que está na 23ª edição, já foi concedido a sete pesquisadores brasileiros, entre eles, José Leite Lopes (1993), físico do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI); Jacob Palis (2000) e Constantino Tsallis (2003).
Mais informações em www.ccc.gob.mx/premio-mexico.
Educação Ambiental
A terceira edição do curso "Multiplicadores Ambientais do Parque Nacional do Itatiaia" disponibilizou 40 vagas para profissionais, estudantes e pessoas interessadas em desenvolver uma consciência ambiental e conhecer mais sobre preservação, gestão e biodiversidade.
A Educação Ambiental tem sido considerada fundamental pra promover o debate e estimular o trabalho voluntário e a participação proativa da vizinhança. Neste ano, as aulas serão dadas em Visconde de Mauá (RJ) e as inscrições devem ser feitas até terça-feira (30) pelo e-mail crear.sme@outlook.com.
Astronomia
Estudantes, astrônomos profissionais ou amadores interessados em participar da 17ª edição do Encontro Nacional de Astronomia (Enast) têm até o próximo dia 30 para se inscrever. O Enast é reconhecido como o maior evento de astronomia amadora do país e tem o objetivo de divulgar a astronomia, com o intuito de facilitar o acesso da população em geral ao conhecimento científico.
O evento ocorrerá paralelamente ao Encontro Regional de Ensino de Astronomia (Erea) na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Maceió, de 7 a 9 de novembro próximo.
Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário disponível em www.enast.org.br.
Exposição
Sexta-feira (3) é o último dia para conferir a exposição fotográfica Amazônia: Paisagens, Flora e Fauna no Paiol da Cultura do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), em Manaus (AM).
A exposição conta com 35 quadros entre imagens e painéis de fotografias de espécies da fauna e flora amazônica, e paisagens. As fotografias foram tiradas entre 2009 e 2014 durante expedições em busca de frutos amazônicos, que é o foco das pesquisas de técnico no Inpa.
O Paiol da Cultura fica nas dependências do Bosque da Ciência. A exposição fica em cartaz, de terça a sexta-feira das 9h às 12h e das 14h às 16h. A entrada da exposição é gratuita.
Astrofísica
Estão abertas até 31 de outubro as inscrições para os cursos de mestrado e doutorado em Astrofísica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI). As aulas iniciam em março de 2015. Há bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) disponíveis aos aprovados.
A pós-graduação em Astrofísica do Inpe oferece temas de pesquisas nas seguintes áreas: astrofísica de altas energias, cosmologia, astrofísica óptica e infravermelho, radiofísica, física do meio interplanetário e ondas gravitacionais.
Mais informações na página da pós-graduação.
Nuclear
O Centro de Informações Nucleares da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CIN/CNEN), dando continuidade ao ciclo de palestras do seu projeto CINforme, apresenta, na sexta-feira (3), das 14h às 16h, a palestra "Dados Abertos de Pesquisa – Impactos nos sistemas de informação e nas bibliotecas científicas" a ser proferida pelo professor Luís Fernando Sayão.
O palestrante é físico e doutor em Ciência da Informação. Ele é autor de várias publicações, em periódicos nacionais e internacionais nas áreas de bibliotecas digitais, publicações eletrônicas, interoperabilidade, bases de dados, curadoria de dados de pesquisa e preservação digital.
Inscrições pelo endereço portalnuclear.cnen.gov.br/cinforme
Jornalismo
A Assessoria de Comunicação e Imprensa do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) está com processo seletivo aberto para uma vaga de estágio em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo.
O candidato deve cursar a partir do 4º período de jornalismo, ter bom texto, conhecimentos no pacote Office e gerenciamento de redes sociais. É desejável conhecimento em fotografia, produção e edição de programas e produtos de rádio e inglês básico.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (92) 3643-3100/3104.
Espacial
Estudantes e interessados em participar da segunda edição do Festival de Minifoguetes de Curitiba têm até 15 de outubro para se inscrever.
O evento será promovido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), entre os dias 18 a 20 de abril de 2015 e tem o objetivo de despertar interesses para a área científica espacial, por meio de atividades de desenvolvimento e teste de minifoguetes, além de divulgar o Programa Espacial Brasileiro.
Os participantes poderão competir em 12 categorias e terão a oportunidade de lançar foguetes, na maior altura possível, assistir palestras, debater a temática em sessões técnicas e visitar exposições.
Para participar é necessário preencher o formulário disponível na internet.
Aquicultura
Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de mestrado do programa de Pós-Graduação em Aquicultura, uma parceria entre o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) e a Universidade Nilton Lins (UniNilton Lins). O curso é gratuito e oferece 15 vagas. As aulas terão início em março de 2015.
Poderão candidatar-se graduados ou graduandos do último período de cursos superiores em Ciências Biológicas e Agrárias ou áreas afins, realizados em instituições nacionais ou internacionais reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).
As inscrições prosseguem até 14 de novembro.
Saiba mais no edital completo.