12/05/2014

Confira a agenda científica até 16 de maio

Mast oferecerá uma programação diversificada, entre terça-feira (13) e domingo (18), a um público de todas as idades no Rio de Janeiro

 

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI) participa, de segunda-feira (12) a sexta-feira (18), da 12ª Semana de Museus, promovida em todo o Brasil. A iniciativa comemora o Dia Internacional dos Museus, 18 de maio, criado em 1977.

Na ocasião, o Mast oferecerá uma programação diversificada, entre terça-feira (13) e domingo (18), a um público de todas as idades no Rio de Janeiro.

Os visitantes poderão observar o Sol, de forma segura – através de filtros, projetores ou telescópios – e o céu noturno com uma luneta centenária e telescópios modernos.

Em sessões do planetário digital, conduzidas por um mediador, será possível visualizar astros e seus movimentos, conhecer galáxias e nebulosas, além aprender mais sobre as constelações.

Acesse a programação da 12ª Semana de Museus para o Rio.

Células-tronco

A pesquisadora Lygia da Veiga Pereira é a convidada do colóquio sobre o tema "Células-tronco pluripotentes em pesquisa, terapia e farmacologia", que acontece na terça-feira (13), às 16h, no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCTI), no Rio de Janeiro.

Serão discutidas as várias aplicações de um tipo especial de células-tronco, as pluripotentes – únicas capazes de dar origem a células de qualquer tecido do corpo.

Além de serem fonte de tecidos para transplantes, elas podem ser usadas para o desenvolvimento de novos fármacos e, além disso, são uma poderosa ferramenta de pesquisa básica voltada a entender o desenvolvimento embrionário do ser humano.

Lygia da Veiga Pereira é doutora em genética molecular pela City University of New York e atua como professora titular chefe do Laboratório Nacional de Células Tronco Embrionárias do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP).

A programação do Ciclo de Colóquios do CBPF é semanal, aberta e franqueada ao público. Saiba mais.

Popularização da ciência

“Caboquinho no Bosque da Ciência”. Este é o tema da exposição do quadrinista Eunuquis, que está em cartaz, até quinta-feira (15), no Paiol da Cultura, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), em Manaus.

 A exposição mostra uma parte do trabalho produzido pelo artista nos últimos seis anos e traz o personagem Caboquinho e sua turma em aventuras com temas e cenários regionais com o objetivo de propagar a cultura amazonense.

A exposição conta também com a participação de outros artistas locais, como o cartunista Romahs, Jean Okada, Gusmão Regis, Everton Souza e Gabriel Campelo, e dos artistas de São Paulo, Mario Cau e Baptistão.

Embrapii

Termina na quinta-feira (15) o prazo para instituições científicas e tecnológicas manifestarem interesse em participar do primeiro edital da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

Sob contrato de gestão com os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC), a organização social libera R$ 260 milhões para estimular o setor industrial a inovar.

As unidades credenciadas devem firmar compromisso com a Embrapii para contratar e executar projetos de inovação por um período de seis anos.

A organização social contribui com, no máximo, um terço do valor global das iniciativas, enquanto as empresas parceiras precisam investir a mesma parcela, no mínimo. O valor restante é de responsabilidade da ICT.

Na página da chamada pública, podem ser baixados, além do texto do edital, o manual de operação das unidades, que define conceitos, critérios e procedimentos para a aplicação dos recursos financeiros; o modelo de carta de manifestação de interesse; e o documento Plano de Ação, ente outras informações.

História

Também na quinta, terminam as inscrições de trabalhos para o Simpósio Temático Representações do Território, Ciência e Nação. 

A atividade faz parte da programação do 14º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia, que será realizado de 08 a 14 de outubro em Belo Horizonte, no Campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Coordenado pelo Mast, o simpósio é promovido desde 1986 e congrega pesquisadores de diversos países e especialidades. Entre as atividades previstas estão conferências, mesas-redondas, simpósios temáticos, minicursos, painéis de iniciação científica, lançamento de livros e eventos culturais.

Obmep

Encerra-se na sexta (16) o período de inscrição para o Programa Obmep na Escola. Voltado para os professores das escolas públicas, o programa objetiva estimular atividades extraclasse com o uso dos materiais da Obmep, tais como provas e bancos de questões.

A ação é promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e será promovida em três etapas. Pelas atividades desenvolvidas os selecionados receberão uma bolsa, por mês, no valor de R$ 765, concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) durante três anos.

No site da olimpíada os interessados podem encontrar o regulamento do programa.

Propriedade intelectual

Na sexta também terminam as inscrições para o curso Busca de Literatura Técnica Especializada em Propriedade Intelectual e Inovação: Subsídios para os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs).

Promovido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), o curso será realizado, nos dias 28 a 30, com o objetivo de capacitar profissionais para a busca de fontes de informação especializadas em matéria de propriedade intelectual (PI), como subsídios para os processos de gestão dos núcleos.

Fonte: Ministério de Ciência e Tecnologia

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×