04/09/2014

Conferência reúne companhias do setor de petróleo e gás

Evento debaterá as transformações na produção energética mundial. São esperados cerca de 55 mil participantes

 

Um dos principais eventos mundiais da indústria do petróleo e gás deve receber, de 15 a 18 de setembro, cerca de 55 mil visitantes. A 17ª edição da Rio Oil & Gas Expo and Conferenceacontecerá no Riocentro, no Rio de Janeiro e terá como tema "Novo cenário geopolítico: superando os desafios".

Serão discutidas as transformações na produção energética mundial provocadas por fatores como o crescimento da produção do gás de xisto e a abertura de novos mercados. Também serão explorados temas como a competitividade da indústria de óleo e gás no Brasil, o uso de novas tecnologias na exploração em águas profundas, a consolidação do modelo de partilha no pré-sal e a importância do gás natural na matriz energética brasileira.

Neste ano, segundo o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), organizador do evento, representantes de 30 países, entre palestrantes, visitantes e expositores, já confirmaram presença. A exposição contará com a participação de 1,3 mil empresas nacionais e estrangeiras.

Serão diversos estandes de petroleiras e companhias fornecedoras da indústria de óleo e gás, que apresentarão novos produtos, serviços e as tecnologias mais recentes do setor.

A Nuclebrás Equipamentos Pesados S/A (Nuclep), empresa pública ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que desenvolve equipamentos de alta complexidade, mostrará a produção dos cascos semissubmersíveis para as plataformas P-51 e P-56, da Petrobras.

A expectativa da diretoria da Nuclep é fazer contatos para firmar parcerias nacionais e internacionais para o desenvolvimento de projetos de grande porte, principalmente para as demandas do pré-sal. "Somos referência em muitos setores e nossa decisão é continuar a oferecer ao País o conteúdo local que ele exige", destacou o presidente da empresa pública, Jaime Cardoso.

Troca de experiências

A conferência está dividida em cinco blocos temáticos: Exploração & Produção; Gás Natural e Energia; Abastecimento; Biocombustíveis; Segurança, Meio Ambiente, Saúde & Responsabilidade Social; e Regulação, Direito e Economia. Serão 18 painéis, quatro palestras e quatro plenárias durante o evento.

As plenárias contarão com a presença de nomes de destaque no mercado, como Fatih Birol, diretor-chefe da Agência Internacional de Energia (IEA), e József Toth, presidente do Conselho Mundial de Petróleo (WPC, sigla em inglês).

Os interessados em participar das palestras devem fazer a inscrição pelo site do evento até sexta-feira (5). Já para visitar apenas a exposição é necessário preencher um formulário até o dia 12. Segundo a organização, as inscrições poderão ser efetuadas presencialmente na abertura da Rio Oil & Gas Expo and Conference.

Fontes: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - Nuclep - Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis 

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×