20/05/2010

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL PROMOVE INTERAÇÃO ENTRE OS 135 PROJETOS APRESENTADOS NO EVENTO

A troca de experiências acontece nas “mesas temáticas”, que reúnem iniciativas de instituições e governos de diversos países

 

Uma interação que proporciona a troca de experiências,  complementação, refinamento e até mesmo inspiração para novos projetos. Esse é o resultado das “mesas temáticas” realizadas na Conferência Internacional de Educação para o Desenvolvimento Sustentável, que acontece desde terça-feira e prossegue até esta quinta-feira (20), no Cietep, em Curitiba.

Nas mesas temáticas são apresentados os 135 projetos inscritos na Conferência, desenvolvidos por instituições governamentais e não governamentais e entidades de diferentes setores, de diversos países. O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), que é um dos organizadores do evento, participa com 17 projetos do Senai e do Sesi Paraná.

As mesas temáticas, que prosseguem nesta quarta-feira, têm como tema geral “O papel da educação para a sustentabilidade na universidade, empresa e governo”. Reunidos em mesas redondas, por afinidade de projeto, os participantes podem apresentar suas iniciativas e conhecer as demais, buscando interação ou complementação de ideias ou até mesmo possibilidades de surgimento de novos projetos.

“Ao destacar sua própria experiência é possível fazer um acréscimo à experiência do outro, enriquecendo cada um dos temas abordados e fomentando novas idéias”, disse José Ayrton Vidal Júnior, gerente de Educação Profissional do Senai.

“Em nossa mesa, por exemplo, o trabalho do Senai/Sesi-PR “Inovação para Empregabilidade”, em conjunto com os outros trabalhos expostos, afirmou a importância de uma incubadora de projetos e de se trabalhar o perfil empreendedor dentro do processo educacional”, contou Maricilia Volpato, analista técnica do Senai. Ela apresentou o “Hotel de Projetos Inovadores”,  pré-incubadora para iniciativas de alunos e docentes do Sesi e do Senai.

A metodologia Pegada Ecológica, que vem sendo aplicada no Senai-PR, foi apresentada no mesmo grupo composto pelos projetos de exposição de aquários para educação ambiental”, da Universidade Federal do Paraná- Litoral; e o de tratamento de esgotos por zona de raízes. “A metodologia Pegada Ecológica identifica a relação de atividades como produção e consumo sobre o meio ambiente, e busca minimizar esses impactos, explicou Élcio Herbst, do Senai-PR. “Os projetos das duas universidades podem contribuir na tarefa de reduzir os impactos”, disse ele.

O aprendizado de jovens e crianças é mais amplo e eficaz quando se dá através da prática. Esse foi o ponto comum encontrado pelos participantes da mesa em que foram apresentadas a metodologia do Colégio Sesi Ensino Médio, que foca a educação para a sustentabilidade, e a do projeto “Indústria itinerante”, desenvolvido pelo Sesi e o Senai-PR, que leva orientação pessoal e profissional para adolescentes de 7ª e 8ª séries de escolas e colégios públicas do Paraná.

”Foi enfatizada a importância dos experimentos, com uso de maquetes, protótipos, testes de produtos”, disse Rosilei Ferrarini, que apresentou o Colégio Sesi, e trocou experiências com os projetos de oficina de astronomia para alunos do ensino fundamental, da UFPR-Litoral, e o de ciclo de palestras para educação ambiental nas escolas, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

O projeto Caminho da Profissão, do Sesi e do Senai-PR, pode servir de inspiração para uma iniciativa do departamento acadêmico da Construção Civil, da UTFPR. O projeto oferta qualificação profissional e formação cidadã a pessoas que não poderiam arcar com os custos de um curso profissionalizante.

“Nosso departamento tem recebido demanda para iniciativas desta natureza, focada na qualificação para a construção civil. Acho que ‘O Caminho da Profissão’ pode ser inspirador para formar um grupo que venha a fazer algo semelhante no nosso departamento”, disse o professor da UTFPR, Felipe Diogo Teixeira.

Neutralização de carbono – Além do Sistema Fiep, são parceiros na realização da Conferência a Universidade Federal do Paraná, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná,  a Pontifícia Universidade Católica do Paraná, a Universidade das Nações Unidas (UNU) e o Centro Regional de Integração de Expertise (CRIE).

O Sistema Fiep tem outras ações no evento. O Senai Paraná está fazendo a neutralização do carbono emitido durante o encontro, através do plantio de árvores, bem como a separação dos resíduos sólidos, em parceria com uma cooperativa de catadores de lixo.

A Conferência vai até quinta-feira (20). Mais informações e a programação completa no site: www.prppg.ufpr.br/eds2010 .

Crédito: Rogério Theodorovy

 

Comunicação Social
Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná - FIEP
'Fone:+55(41)3271-9131  7 Fax:+55(41)3271-9145
ihttp://www.fiepr.org.br - E-mail: Imprensa@fiepr.org.br

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×