Conchavos Políticos Divergem de Educação de Qualidade
Por Wolmer Ricardo Tavares – Mestre em Educação e Sociedade, Escritor, Palestrante e Docente – www.wolmer.pro.br
Mais uma vez chegou a época de campanha política. Época de demagogia em relação a educação pública por parte dos políticos e oportunidades para os profissionais incompetentes que se sujeitam a conchavos políticos e troca de favores, ou sendo mais radical quanto a elucidação, uma verdadeira leviandade ideológica ou prostituição política.
Muitos são os oportunistas que ficam observando a direção do vento para se posicionar melhor, esquecendo-se de seus valores, ideologias e principalmente o bem coletivo para uma educação de qualidade.
Estas pessoas querem apenas um salário diferenciado, a ausência dos problemas em sala de aula bem como ausência de trabalhos fora de horários como preparos e correções de provas, diários, planos de aulas, PDI (Plano de Desenvolvimento Individual), dentre outras responsabilidades que fazem parte do dia a dia de um educador.
Interessante perceber que educadores que atuaram com todos estes labores e adquiriram um cargo de hierarquia mais elevado, se olvida de sua origem e de suas lutas deixando-se levar pelo egoísmo e falta de caráter no qual ética passa a ser apenas uma palavra com 5 letras, 3 vogais e 2 consoantes, ressaltando todo o seu narcisismo, suas imbecilidades e lascívias.
Estas pessoas com suas inconsistências narrativas e incoerências não verbais comentem o que muitos conhecem como Lapso Freudiano ou ato falho ressaltando o quão são falsas as suas narrativas e o quão é gritante a sua hipocrisia.
Triste perceber que as pessoas estão tão incrédulas na educação que muitas se sentem entorpecidas e desanimadas com a realidade, percebendo que mudanças não acontecem da noite pro dia, e que algumas falas se resumem apenas em palavras que o vento levará e o tempo se encarregará de nos fazer esquecer.
Educação é um investimento a longo prazo e tenham certeza que é um tema perigoso, pois já dizia Darcy Ribeiro quando afirmava que a crise da educação no Brasil não é uma crise, é um projeto e continuará sendo enquanto tivermos políticos de mais vil caráter.
Não pode existir negociatas com a educação, pois ela não é moeda de troca para favores políticos. Enquanto ela for vista assim, será sempre uma educação sofrível, com pseudoeducadores a banalizar a indisciplina, a roubar a dignidade do educador fomentando o descaso e a iniquidade com os mesmos.
É sabido que uma das variáveis mais importantes para uma educação de qualidade é a valorização do educador, pois este valorizado, poderá fazer o curso que achar mais conveniente para o seu crescimento profissional e pessoal.
Outro ponto importante é ter gestores que incentivem seus funcionários a melhorarem cada vez mais, e não um gestor frustrado com sua ingestão e arrogância, tolhendo e/ou bloqueando como forma de dificultar o acesso deste funcionário a uma qualificação.
Um gestor que para fazer a sua luz brilhar, faz de tudo para que o brilho dos outros apaguem, e como consequência, cria-se em um ambiente escolar, uma desigualdade, um protecionismo por parte deste com os seus bajuladores.
Educar é uma prática para liberdade, para a busca da autonomia, mas para ter autonomia, faz-se necessário conhecimento útil, aquele que fará diferença na vida do educando e não aquele conhecimento estéril que faz do educando apenas um gado de manobra.
É sabido o quão é difícil trabalhar com educação em nosso país, pois a política não faz valer a meritocracia e sim o próprio interesse e como ressaltado no livro Gestão Afetiva[1]: Sistema Educacional e Propostas Gerenciais, publicado pela a WAK em 2020, é na escola que devemos combater as desigualdades e não praticá-las com o intuito de manter em uma gestão estéril em relação a educação.
[1] O Livro Gestão Afetiva : Sistema Educacional e Propostas Gerenciais é um livro de minha autoria publicado pela WAK. Quem tiver interesse em adquiri-lo, poderá assim fazer entrando em contato comigo pelos seguinte meios:
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