16/05/2022

Comparação dos Fatos Marcantes do Início e do Final da Carreira de Professores de Educação Física d Educação Básica

COMPARAÇÃO DOS FATOS MARCANTES DO INÍCIO E DO FINAL DA CARREIRA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

 

Hugo Norberto Krug [1]

 

RESUMO

Objetivamos neste estudo comparar os fatos marcantes do início e do final da carreira de professores de Educação Física (EF) da Educação Básica (EB), da rede de ensino público, de uma cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul (Brasil). Caracterizamos os procedimentos metodológicos da investigação como uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Utilizamos um questionário como instrumento de pesquisa e à análise de conteúdo para a interpretação das informações coletadas. Participaram dez professores de EF da EB da referida rede de ensino e cidade, sendo cinco iniciantes e cinco no final da carreira. Concluímos que identificamos, de forma geral, um rol de quinze diferentes fatos marcantes do início e do final da carreira dos professores de EF da EB estudados, sendo que cinco fatos marcantes foram identificados como comum entre o início e o final da carreira. Foram eles: as condições de trabalho difíceis/precárias; a indisciplina dos alunos; a boa relação com os alunos; a aprendizagem dos alunos; e, a desvalorização da EF na escola.

Palavras-chave: Educação Física. Início de Carreira; Final de Carreira. Fatos Marcantes.

 

1- AS CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Atualmente, ainda existem preocupações com a profissão docente e uma delas é compreender com mais profundidade o que acontece no decurso da carreira.

Para Tardif (2003), carreira docente é uma prática e rotina institucionalizada no campo do trabalho, identificada com o processo de socialização profissional.

Assim sendo, lembramos Huberman (1995) que foi o pioneiro no estudo da carreira docente e a classifica em ciclos ou fases da vida profissional: 1ª) entrada na carreira (até 3 anos de docência); 2ª) estabilização (dos 4 aos 6 anos de docência); 3ª) diversificação (dos 7 aos 15 anos de docência); 4ª) serenidade e/ou conservantismo (dos 15 aos 30 anos de docência); e, 5ª) desinvestimento (dos 30 aos 35 anos de docência).

Entretanto, este autor coloca que o desenvolvimento de uma carreira é um processo e não uma série de fatos e acontecimentos, pois, para alguns, esse processo pode ser linear, mas para outros, “[...] há patamares, regressões, becos sem saída, momentos de arranque, descontinuidades” (HUBERMAN, 1995, p. 38), o que, segundo Farias; Shigunov e Nascimento (2012, p. 155), evidenciam “[...] momentos de estabilização e desestabilização das atividades docentes”.

Neste sentido, citamos Silveira et al. (2008, p. 77) que assinalam que o desenvolvimento de uma carreira docente possibilita “[...] a identificação de fatos na vida desses profissionais que marcaram, positiva ou negativamente, de alguma forma sua atuação [...]” educativa.

Também Gonçalves (1995) aponta que existem fatos e acontecimentos da atividade docente que tornam-se marcantes e que serão lembrados por muito tempo, como boas ou más lembranças, e, que, de acordo com Holly (1995), influenciam o modo de pensar, de sentir e de atuar dos professores ao longo de suas carreiras.

            Diante deste cenário, emergiu a temática ‘comparação dos fatos marcantes do início e do final da carreira de professores de Educação Física (EF) da Educação Básica (EB)’. Conforme Luft (2000), a palavra marcante significa aquilo que marca, que deixa forte impressão ou lembrança; que se destaca; que se sobressai. Assim, para este estudo, consideramos fatos marcantes os acontecimentos do início e do final da carreira que deixaram uma forte impressão no professor de EF da EB.

 Convém destacarmos que nos concentramos no início e no final da carreira docente porque esses dois momentos são considerados importantes e problemáticos para a vida futura profissional e pessoal.

Para Gabardo e Hobold (2013, p. 531), “o período inicial da profissão docente é um momento de grande importância na constituição da carreira do professor [...]”, mas também problemática, pois o professor iniciante passa a se deparar com experiências que podem traumatizar e/ou entusiasmar, podendo ocasionar o abandono da profissão e/ou a confirmação do ser professor (HUBERMAN, 1995).

Ainda Huberman (1995) coloca que o final da carreira é um momento em que os professores passam a investir mais em seus interesses pessoais do que investir na carreira. Os professores reservam um tempo maior para si mesmos, ocorrendo um recuo e interiorização nesse final de carreira. Já Gonçalves (1995) destaca que, em final de carreira, enquanto alguns docentes manifestam o desejo e o entusiasmo de continuar a aprender a ensinar, outros manifestam impaciência, cansaço e desejo de aposentadoria.

Então, fundamentando-nos nas premissas anteriormente descritas, formulamos a seguinte questão problemática norteadora do estudo: quais são os fatos marcantes do início e do final da carreira de professores de EF da EB?

Desta forma, o objetivo geral foi comparar os fatos marcantes do início e do final da carreira de professores de EF da EB, da rede de ensino público, de uma cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul – RS (Brasil).

 A importância da realização deste estudo pode ser embasada na necessidade de se compreender com mais profundidade dois momentos específicos do ciclo de desenvolvimento profissional docente, que são o início e o final da carreira, tendo olhares a partir dos fatos marcantes, os quais mostram alguns “[...] momentos de ‘ser’ e ‘estar’ na profissão que, sem dúvida nenhuma, interferem na prática pedagógica” dos professores (ILHA; KRUG, 2009, p. 23).

 

2- OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Caracterizamos os procedimentos metodológicos como de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, pois esse foi o caminho que consideramos mais adequado para chegarmos ao objetivo proposto.

De acordo com Richardson (1999), o objetivo fundamental da pesquisa qualitativa está no aprofundamento da compreensão de um fenômeno social por meio de coleta de informações em profundidade e análises qualitativas da consciência articulada dos atores envolvidos no fenômeno.

Para Gil (2007, p. 54), o estudo de caso pode ser explicado como “[...] um estudo de uma entidade bem definida como um programa, uma instituição, um sistema educativo, uma pessoa, ou uma unidade social”.

Utilizamos um questionário como instrumento de pesquisa para coletar as informações sobre a temática estudada. Segundo Hayman (1974 apud NEGRINE, 2004, p. 80), o questionário é definido como “uma lista de perguntas mediante a qual se obtém informações de um sujeito ou grupo de sujeitos por meio de respostas escritas”. Além disso, Negrine (2004, p. 61) aponta que o questionário é um dos “instrumentos de coleta de informações na pesquisa qualitativa”.

Efetuamos a interpretação das informações coletadas por meio da análise de conteúdo. Conforme Bardin (2011, p. 47), a análise de conteúdo é

 

[...] um conjunto de técnicas de análise das comunicações visando a obter, por procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens, indicadores (quantitativos ou não) que permitam a inferência de conhecimentos relativos às condições de produção/recepção (variáveis inferidas) destas mensagens.

 

Coloca ainda que a utilização da análise de conteúdo prevê três fases fundamentais: 1ª) a pré-análise; 2ª) a exploração do material e tratamento dos resultados; e, 3ª) a inferência e a interpretação.

Participaram dez professores de EF da EB, da rede de ensino público, de uma cidade do interior do estado do RS (Brasil), sendo cinco iniciantes e cinco no final da carreira. Assim, no quadro 1, apresentamos alguns dados de identificação dos professores do estudo.

 

Quadro 1 – Algumas informações a cerca dos professores participantes da pesquisa.

Profes-

sor

Fase da

Carreira

Idade

(anos)

Sexo

Estado

Civil

Rede de

Ensino

Tempo de

Serviço

Formação

Inicial

Atuação

Docente

1

Início

20

Feminino

Solteira

Municipal

1 ano

Licenciado

em EF

Ensino

Fundamental

2

Início

25

Masculino

Solteiro

Municipal

2 anos

Licenciado

em EF

Ensino

Fundamental

3

Início

22

Feminino

Solteira

Municipal

1 ano

Licenciado

em EF

Ensino

Fundamental

4

Início

23

Feminino

Solteira

Municipal

2 anos

Licenciado

em EF

Ensino

Fundamental

5

Início

28

Masculino

Casado

Municipal

2 anos

Licenciado

em EF

Ensino

Fundamental

6

Final

57

Feminino

Casada

Estadual

30 anos

Licenciado

em EF

Ensino

Fundamental

7

Final

62

Masculino

Casado

Estadual

32 anos

Licenciado

em EF

Ensino

Fundamental

8

Final

58

Feminino

Casada

Estadual

30 anos

Licenciado

em EF

Ensino

Fundamental

9

Final

61

Masculino

Casado

Estadual

31 anos

Licenciado

em EF

Ensino

Fundamental

10

Final

59

Feminino

Casada

Estadual

30 anos

Licenciado

em EF

Ensino

Fundamental

Fonte: Informações dos participantes.

Elaboração: O autor.

 

A partir das informações do quadro 1 esclarecemos que a idade, o sexo, o estado civil não foram objeto deste estudo, pois, para participarem do mesmo, os colaboradores deveriam estar na fase de entrada na carreira (até 3 anos de docência) ou na fase de desinvestimento da carreira (trinta anos ou mais de docência), conforme classificação de Huberman (1995, serem formados em Licenciatura em EF, pertencerem à rede de ensino público e atuarem no Ensino Fundamental.

Escolhemos os participantes (colaboradores) deste estudo de forma intencional, pois os cinco professores de EF em início na carreira eram os únicos existentes na rede de ensino público da cidade estudada, bem como os cinco professores de EF em final de carreira também eram os únicos na rede de ensino público da referida cidade. Dessa forma, a seleção dos participantes foi embasada na representatividade tipológica, de acordo com Molina Neto (2004).

Em relação aos aspectos éticos vinculados às pesquisas científicas destacamos que todos os envolvidos assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e suas identidades foram preservadas (os professores foram numerados de 1 a 10).

  

3- OS RESULTADOS E AS DISCUSSÕES

Os resultados e as discussões deste estudo foram orientados e explicitados tendo como referência o objetivo geral do mesmo.

Neste momento, achamos necessário lembrarmos Luft (2000) que diz que a palavra comparação significa o ato ou efeito de comparar. Confronto; paralelo.

Assim sendo, consideramos, neste estudo, que estamos fazendo um confronto, um paralelo entre os fatos marcantes do início e do final da carreira de professores de EF da EB.

Desta forma, o quadro 2 mostra a comparação dos fatos marcantes do início e do final da carreira dos professores de EF da EB estudados.

 

Quadro 2 – Comparação dos fatos marcantes do início e do final da carreira dos professores de EF da EB estudados.

 

Fases da Carreira

Início da

Carreira

Fim da

Carreira

 

Fatos Marcantes

Citações

Citações

Total de Citações

1) As condições de trabalho difíceis/precárias*

5

4

9

2) A indisciplina dos alunos*

4

3

7

3) A falta de interesse dos alunos pelas atividades propostas*

3

-

3

4) A boa relação com os alunos**

3

4

7

5) O isolamento docente*

3

-

3

6) A aprendizagem dos alunos**

3

2

5

7) A insegurança na docência*

2

-

2

8) A desvalorização da EF na escola*

1

3

4

9) O choque com a realidade escolar*

1

-

1

10) O convívio na escola**

1

-

1

11) O reconhecimento de seu trabalho profissional**

1

-

1

12) O salário baixo*

-

4

4

13) Os conflitos com os colegas de trabalho*

-

2

2

14) A desmotivação com a docência*

-

2

2

15) O gosto pela profissão**

-

1

1

Total de Citações

27

25

52

Legenda: *Negatividade da prática pedagógica dos professores de EF da EB; **Positividade da prática pedagógica dos professores de EF da EB.

Fonte: Informações fornecidas pelo instrumento de pesquisa.

Elaboração: O autor.

 

No quadro 2, podemos notar, de ‘forma geral’, a ‘identificação de um rol de quinze diferentes fatos marcantes do início e do final da carreira dos professores de EF na EB’ estudados. Assim, para melhor explicitarmos este rol, destacamos as seguintes relações:

1ª)sobre a comparação da quantidade de fatos marcantes do início e do final da carreira dos professores de EF da EB’ estudados, constatamos que:

a)identificamos que o início da carreira possui onze fatos marcantes’ (itens: 1; 2; 3; 4; 5; 6; 7; 8; 9; 10 e 11 com vinte e sete citações), enquanto que ‘o final da carreira possui nove fatos marcantes’ (itens: 1; 2; 4; 6; 8; 12; 13; 14 e 15 com vinte e cinco citações). Assim sendo, podemos inferir que ‘o início da carreira proporciona aos professores de EF da EB uma maior quantidade de fatos marcantes do que o final da carreira’;

b)identificamos que no início da carreira a maioria dos fatos marcantes (sete itens: 1; 2; 3; 5; 7; 8 e 9 com dezenove citações) são caracterizados como negativos e/ou negatividades’* e a ‘minoria (quatro itens: 4; 6; 10 e 11 com oito citações) são caracterizados como positivos e/ou positividades’**, enquanto que também ‘no final da carreira a maioria (seis itens: 1; 2; 8; 12; 13 e 14 com dezoito citações) são caracterizados como negativos e/ou negatividades’* e a ‘minoria (três itens: 4; 6 e 15 com sete citações) são caracterizados como positivos e/ou positividades’** da prática pedagógica dos professores de EF da EB estudados. Nesse sentido, esclarecemos que negativo e/ou negatividade*, para este estudo, são os acontecimentos, fatos, ações que podem ser considerados menos adequados para que a prática pedagógica do professor possa obter o sucesso no processo ensino-aprendizagem. Já positivo e/ou positividade**, para este estudo, são os acontecimentos, fatos ou ações que podem ser considerados mais adequados para que a prática pedagógica do professor possa obter o sucesso no processo ensino-aprendizagem. Devido a essas definições, achamos necessário citarmos Luft (2000) que afirma que sucesso é um bom êxito, resultado feliz. Assim sendo, podemos inferir que ‘o início da carreira proporciona aos professores de EF da EB uma maior quantidade de fatos marcantes caracterizados como negativos e/ou negatividades do que o final da carreira’; e,

c)identificamos que os principais fatos marcantes no início da carreira foram as condições de trabalho difíceis/precárias* (cinco citações) e a indisciplina dos alunos* (quatro citações), ambos caracterizados como negativos e/ou negatividades* da prática pedagógica e ‘no final da carreira foram as condições de trabalho difíceis/precárias* (quatro citações), a boa relação com os alunos** (quatro citações) e o baixo salário’* (quatro citações, sendo dois caracterizados como negativos e/ou negatividades* e um caracterizado como positivo e/ou positividade**. Assim sendo, podemos inferir que ‘o início da carreira possui como principais fatos marcantes os caracterizados como negativos e/ou negatividades* enquanto que os principais fatos marcantes do final da carreira dividem-se em negativos e/ou negatividades* mas também aparecem os fatos marcantes caracterizados como positivos e/ou positividades’**; e,

2ª)sobre a comparação dos fatos marcantes comum entre o início e o final da carreira dos professores de EF da EB’ estudados, constatamos que:

a)identificamos um rol de cinco fatos marcantes comum entre o início e o final da carreira dos professores de EF da EB’ (itens: 1; 2; 4; 6 e 8). Assim, podemos inferir que ‘o início e o final da carreira dos professores de EF da EB possuem alguns fatos marcantes em comum’;

b)identificamos que do rol de cinco fatos marcantes comum entre o início e o final da carreira dos professores de EF da EB (itens: 1; 2; 4; 6 e 8) a maioria são caracterizados como negativos e/ou negatividades’* (item 1 com nove citações no geral, sendo cinco no início e quatro no final da carreira; item 2 com sete citações no geral, sendo quatro no início e três no final da carreira; e, item 8 com quatro citações no geral, sendo uma no início e três no final da carreira) e ‘a minoria são caracterizados como positivos e/ou positividades’** (item 4 com sete citações no geral, sendo três no início e quatro no final da carreira; e, item 6 com cinco citações no geral, sendo três no início e duas no final da carreira). Assim, podemos inferir que ‘a maioria dos fatos marcantes comum entre o início e o final da carreira dos professores de EF da EB são caracterizados como negativos e/ou negatividades* da prática pedagógica’; e,

c)identificamos um rol de três principais fatos marcantes comum entre o início e o final da carreira dos professores de EF da EB’. Foram eles: ‘as condições de trabalho difíceis/precárias’* (item 1 com nove citações); ‘a indisciplina dos alunos’* (item 3 com sete citações); e, ‘a boa relação com os alunos’** (item 4 com sete citações). Assim, podemos inferir que ‘o início e o final da carreira dos professores de EF da EB possuem vários fatos marcantes comum, mas sobressaem-se alguns como principais: as condições de trabalho difíceis/precárias; a indisciplina dos alunos; e, a boa relação com os alunos’.

A partir destas constatações podemos inferir que:

a)quando o fato marcante foi caracterizado como negatividade’* da prática pedagógica do professor de EF da EB estudado, este ‘está ligado ao insucesso pedagógico do mesmo em sua atuação docente e que esta situação leva consequentemente ao surgimento de um sentimento de insatisfação pelo docente para com a sua atuação pedagógica, advindo assim, outro sentimento que é o de frustração com o que está fazendo, o que acarreta uma menor motivação (ou maior desmotivação) para o exercício da profissão’.

Este cenário de negatividades* na prática pedagógica do professor de EF da EB em início de carreira, está em consonância com o dito por Krug (2020a, p. 3) de que

 

[…] a fase de entrada na carreira docente em EF na EB, em seu estágio de sobrevivência, é complexa porque está caracterizada pelo choque com a realidade escolar que envolve as dificuldades da prática docente, as quais despertam sentimentos negativos, tais como, a insatisfação profissional que conduz ao desencanto profissional, que pode originar o insucesso pedagógico, provocando a eclosão de crise ou crises, ocorrendo, então, os piores momentos na docência, que podem agudizar uma ruptura profissional, traduzida no absentismo ou no abandono da profissão. Assim, é fundamental sobreviver a este estágio para confirmar o ser professor de EF na EB.

 

Também está em consonância com o afirmado por Flores et al. (2010, p. 1) de que “[…] no fim da carreira existem professores que manifestam […] impaciência, cansaço e desejo de aposentadoria”; e,

b)quando o fato marcante foi caracterizado como positividade’** da prática pedagógica do professor de EF da EB estudado, este ‘está ligado ao sucesso pedagógico do mesmo em sua atuação docente e que esta situação leva consequentemente ao surgimento de um sentimento de satisfação pelo docente para com a sua atuação pedagógica, advindo assim, outro sentimento que é o de gratificação com o que está fazendo o que acarreta uma maior motivação para o exercício da profissão’.

Este cenário de positividades** na prática pedagógica do professor de EF da EB em início de carreira, está em consonância com o colocado por Krug (2020b) de que, na fase de entrada na carreira docente em EF na EB, em seu estágio de descoberta que se caracteriza pela exploração de possibilidades, na medida em que o professor vai percebendo que existem no desenvolvimento de seu trabalho. Assim, há entusiasmo, experimentação e exaltação em torno de diferentes formas de agir, de pensar, que podem vir a melhorar a sua prática. Dessa forma, o entusiasmo profissional sentido pelos professores de EF iniciantes na EB é um propulsor da decisão de confirmação pela carreira docente, isto é, ser professor.

Também está em consonância com o manifestado por Flores et al. (2010, p. 1) de que “[…] no fim da carreira existem professores que manifestam o desejo e o entusiasmo de continuar na docência […]”.

 

4- AS CONSIDERAÇÕES FINAIS

Pela análise das informações obtidas, sobre a temática em questão, podemos concluir que ‘identificamos, de forma geral, um rol de quinze diferentes fatos marcantes do início e do final da carreira dos professores de EF da EB estudados, sendo que cinco (dos quinze) fatos marcantes foram comum entre o início e o final da carreira’. Foram eles: ‘as condições de trabalho difíceis/precárias’*; ‘a indisciplina dos alunos’*; ‘a boa relação com os alunos’**; ‘a aprendizagem dos alunos’**; e, ‘a desvalorização da EF na escola’*.

Ainda podemos concluir que, ‘de forma geral’, ‘a maioria (dez do total de quinze) dos fatos marcantes do início e do final da carreira dos professores de EF da EB estudados são caracterizados como negativos e/ou negatividades’*, ou seja, são acontecimentos, fatos, ações que podem ser considerados menos adequados para que a prática pedagógica do professor possa obter sucesso no processo ensino-aprendizagem, sendo que ‘três são comum entre o início e o final da carreira’. Foram eles: ‘as condições de trabalho difíceis/precárias’*; ‘a indisciplina dos alunos’*; e, ‘a desvalorização da EF na escola’*.

Também podemos concluir que, ‘de forma geral, os fatos marcantes ocorridos, tanto no início da carreira, quanto no final da carreira dos professores de EF da EB estudados, oscilaram entre negatividades* e positividades** da prática pedagógica’ dos mesmos.

Consideramos ainda pertinente destacarmos que as fases da carreira docente pesquisadas, ou seja, o início e o final possuem em comum, tanto a motivação quanto a desmotivação dos professores de EF da EB caracterizadas pelas positividades** e as negatividades* da prática pedagógica dos mesmos.

Para finalizar, ressaltamos que é preciso considerar que este estudo fundamentou-se nas especificidades e nos contextos de uma cidade em particular e de professores de EF da EB em início e final de carreira em específico, e que, seus achados não podem ser generalizados e, sim, encarados como uma possibilidade de ocorrência.

 

REFERÊNCIAS

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GABARDO, C. V.; HOBOLD, M. de S. Professores iniciantes: acolhimento e condições de trabalho. Revista Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v. 8, n.2, p. 500-549, mai./ago. 2013.

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TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

 

[1] Doutor em Educação (UNICAMP/UFSM); Doutor em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Professor Aposentado do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); hnkrug@bol.com.br.

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