28/08/2017

Comparação do Significado de ‘Ser Professor’ De Educação Física de Acadêmicos de Licenciatura e Professores da Educação Básica

COMPARAÇÃO DO SIGNIFICADO DE ‘SER PROFESSOR’ DE EDUCAÇÃO FÍSICA DE ACADÊMICOS DE LICENCIATURA E PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

 

Hugo Norberto Krug [1]

RESUMO

O estudo objetivou comparar o significado de ‘ser professor’ de Educação Física (EF) de acadêmicos de Licenciatura e professores da Educação Básica (EB). Caracterizamos a pesquisa como qualitativa com enfoque bibliográfico, tendo como interpretação das informações a análise documental. Pela análise das informações obtidas na literatura especializada sobre o tema em questão, concluímos que os significados de ‘ser professor’ de EF são semelhantes entre acadêmicos de Licenciatura e professores da EB, sendo que três significados foram os que mais apareceram: ‘é ensinar’; ‘é transmitir conhecimentos’; e, ‘é gostar do que faz/ensinar’. Entretanto, consideramos importante destacar que, entre os dezoito diferentes significados de ‘ser professor’ de EF encontrados na literatura especializada estudada, constatamos contradições, pois estes significados apontaram visões de educação diferentes (a maioria coincidindo com o papel do professor em uma educação reprodutora da sociedade e a minoria em uma educação transformadora da sociedade).

Palavras-chave: Educação Física. Ser Professor. Significado.

AS CONSIDERAÇÕES INTRODUTÓRIAS

De acordo com Krug (2005b, p.1),

[...] os professores, nesses tempos mais recentes, vivenciam uma crise de identidade desencadeada por fatores como o salário, a luta pela valorização profissional, o acúmulo de tarefas, a heterogeneidade da clientela escolar, a falta de oportunidade de aperfeiçoamento e instalações e materiais sucateadas, entre outros. Isso se traduz em questionamentos sobre a escolha profissional e sobre o próprio significado do que é ‘ser professor’.

Nesse mesmo direcionamento de ideia, segundo Santos (2015, p.478), “[q]ualquer discussão sobre a formação docente deve levar em consideração o significado do que é ser professor na sociedade contemporânea, já que esta sociedade dá a ele e a sua profissão os mais variados sentidos [...]”.

Entretanto, na busca de uma conceituação ampla do que é ‘ser professor’, Nóvoa (1992, p.10) diz que, a profissão professor precisa de se dizer e de se contar, pois é uma maneira de compreender toda a complexidade humana e científica. “É que ser professor obriga à opções constantes, que cruzam a nossa maneira de ser com a nossa maneira de ensinar, e que desvendam na nossa maneira de ensinar a nossa maneira de ser” e, dessa forma, é importante conhecermos as significações sobre a docência e sobre o professor.

Dessa maneira, considerando o amplo cenário da profissão professor, focamos o interesse investigativo na área da Educação Física (EF), isto é, nos acadêmicos, futuros professores, e nos professores da Educação Básica (EB), pois acreditamos que estudar o que esses pensam sobre o professor pode apontar dimensões importantes a serem consideradas, tanto na formação profissional, quanto no exercício da docência.

Portanto, a partir dessas premissas descritas anteriormente, formulamos a seguinte questão problemática norteadora do estudo: qual é o resultado da comparação dos significados de ‘ser professor’ de EF de acadêmicos de Licenciatura e professores da EB? Assim, o objetivo geral foi comparar os significados de ‘ser professor’ de EF de acadêmicos de Licenciatura e professores da EB.

Justificamos a realização deste estudo citando Kronbauer e Krug (2014, p.25) que dizem que investigações desta natureza podem “oferecer subsídios para melhor compreensão do fenômeno do significado do que é ‘ser professor’ de Educação Física e, assim, consequentemente, auxiliar na melhoria da qualidade da formação inicial de professores de Educação Física”, bem como também na melhoria da qualidade da atuação dos professores de EF em sua atuação docente na EB.

OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Caracterizamos este estudo como uma pesquisa qualitativa com enfoque bibliográfico.

Segundo Santos (2006), a pesquisa qualitativa será sempre subjetiva, pois se insere nas ciências sociais e, assim, apresenta-se imbricada na busca de compreender os fenômenos, a partir de atitudes e sentidos que os agentes conferem às suas ações, com vista a construir um conhecimento intersubjetivo, descritivo e compreensivo.

Então, a partir dos pressupostos da pesquisa qualitativa realizamos uma pesquisa bibliográfica que, de acordo com Carvalho (1987, p.110), “é a atividade de localização e consulta de fontes diversas de informações escritas, para coletar dados gerais e específicos a respeito de determinado tema”.

Nesse sentido, em um primeiro momento, realizamos um levantamento sobre a literatura especializada que aborda o tema da pesquisa, isto é, sobre ‘os significados do ser professor de EF’.

Em um segundo momento, fizemos leituras das obras encontradas, as quais foram descritas a seguir:

a) Krug et al. (2015) no estudo denominado “O ser professor na percepção de acadêmicos ingressantes na Licenciatura em Educação Física”, desenvolvido com vinte e um (21) acadêmicos ingressantes no referido curso de uma universidade pública da região sul do Brasil, identificando sete (7) significados, a seguir enumerados: 1) é ensinar; 2) é transmitir conhecimentos; 3) é contribuir para a formação corporal e social dos alunos; 4) é ser um profissional competente; 5) é estar sempre aprendendo; 6) é ter consciência das relações professor-aluno e aluno-professor; e, 7) é ser exemplo/espelho;

b) Krug (2005a) na investigação intitulada “Os significados de ser professor de acadêmicos de Educação Física da UFSM”, realizada com vinte e cinco (25) acadêmicos do 5º semestre do curso de Licenciatura em EF da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), identificou oito (8) significados, a seguir enumerados: 1) é transmitir conhecimentos; 2) é educar o aluno; 3) é formar cidadãos; 4) é gostar de ensinar; 5) é facilitar a aprendizagem do aluno; 6) é ensinar; 7) é ensinar e aprender; e, 8) não tem como definir;

c) Krug (2011) em seu estudo intitulado “Os significados de ser professor de Educação Física na percepção dos acadêmicos da Licenciatura do CEFD/UFSM”, realizado com trinta e dois (32) acadêmicos do 7º semestre do referido curso, identificou nove (9) significados. Foram eles: 1) é transmitir conhecimentos; 2) é educar o aluno; 3) é ensinar; 4) é buscar a transformação da sociedade; 5) é gostar do que faz; 6) é construir conhecimentos; 7) é ter vocação; 8) é ser espelho; e, 9) é ensinar e aprender;

d) Kronbauer e Krug (2014) no estudo denominado “Os significados de ser professor na percepção de acadêmicos em situação de Estágio Curricular Supervisionado de um curso de Licenciatura em Educação Física”, desenvolvido com dezoito (18) acadêmicos do 7º semestre do referido curso de uma universidade pública da região sul do Brasil, identificaram cinco (5) significados, os quais foram os seguintes: 1) é contribuir para a formação corporal e social dos alunos; 2) é ensinar conhecimentos obtidos no curso de Licenciatura em Educação Física; 3) é promover a saúde e a realização de atividades físicas aos alunos; 4) é mudar a prática das aulas de Educação Física; e, 5) é ter consciência das relações professor-aluno, aluno-professor; e,

e) Krug (2005b) em sua investigação “Os significados de ser professor de Educação Física em situação de serviço”, desenvolvida com vinte e quatro (24) professores de EF das redes de ensino municipal, estadual e particular de Santa Maria (RS), identificou cinco (5) significados, a seguir enumerados: 1) é transmitir conhecimentos; 2) é gostar do que faz; 3) é ter vocação; 4) é um processo de construção [de conhecimento]; e, 5) é buscar a transformação da sociedade.

Convém destacar que foram escolhidos esses cinco estudos porque possuem em comum, terem sido desenvolvidos na cidade de Santa Maria (RS), nas redes de ensino e na UFSM.

No terceiro momento da pesquisa, desenvolvemos o presente texto, a partir das reflexões sobre as obras encontradas e estudadas. Dessa forma, utilizamos a análise documental. Segundo Lankshear e Knobel (2008) a análise documental é baseada em documentos e constrói interpretações para identificar significados.

OS RESULTADOS E AS DISCUSSÕES

Os resultados e as discussões deste estudo foram orientados e explicitados pelo objetivo geral.

O quadro 1 mostra a comparação dos significados do ‘ser professor’ de EF nos diversos estudos envolvidos nesta investigação.

Quadro 1 – Comparação dos significados do ‘ser professor’ de EF.

Significados

Acad.

ingres-

santes

Acad.

meio

curso

Acadêmicos

concluintes

Prof.em

servi-

ço

Total

cita-

ções

 

(2015)

(2005a)

(2011)

(2014)

(2005b)

 

1-É ensinar*

X

X

X

X

 

4

2-É transmitir conhecimentos*

X

X

X

 

X

4

3-É contribuir para a formação

corporal e social dos alunos*

X

 

 

 

X

 

2

4-É ser um profissional competente*

X

 

 

 

 

1

5-É estar sempre aprendendo**

X

 

 

 

 

1

6-É ter consciência das relações

professor-aluno*

X

 

 

X

 

2

7-É ser exemplo/espelho*

X

 

X

 

 

2

8-É educar o aluno*

 

X

X

 

 

2

9-É buscar a transformação da

sociedade**

 

 

X

 

X

2

10-É gostar do que faz/ensinar*

 

X

X

 

X

3

11-É construir conhecimento**

 

 

X

 

X

2

12-É ter vocação*

 

 

X

 

X

2

13-É ensinar e aprender**

 

X

X

 

 

2

14-É promover a saúde e a reali-

zação de atividades físicas aos

alunos*

 

 

 

 

X

 

1

15-É mudar a prática das aulas

de EF*

 

 

 

X

 

1

16-É formar cidadãos**

 

X

 

 

 

1

17-É facilitar a aprendizagem do aluno**

 

X

 

 

 

1

18-Não tem como definir

 

X

 

 

 

1

Legenda: *Educação Reprodutora da Sociedade; **Educação Transformadora da Sociedade.

 

No quadro 1, podemos perceber a identificação de um rol de dezoito (18) significados diferentes de ‘ser professor’ de EF na EB constantes dos cinco (5) manuscritos estudados. Nesse rol, os significados que mais aparecem foram os seguintes: ‘é ensinar’ (quatro citações); ‘é transmitir conhecimentos’ (quatro citações); e, ‘é gostar do que faz/ensinar’ (três citações).

Sobre o significado de ‘é ensinar’ citamos Nóvoa (1995) que diz que ensinar é a tarefa básica do professor. E, nesse sentido, Kronbauer e Krug (2014, p.27) destacam que “o professor de Educação Física e a escola devem garantir o direito aos alunos de conhecer mais aprofundadamente os esportes, as danças, as lutas, as ginásticas, enfim, as práticas permanentes ao universo corporal presentes em seu cotidiano”.

Quanto ao significado de ‘é transmitir conhecimentos’ mencionamos Mizukami (1986) que afirma que o ensino tradicional caracteriza-se por depositar no aluno, conhecimentos, informações, dados, etc., pois a educação é entendida como instrução, simbolizada como transmissão de conhecimentos pelo professor. Já de acordo com Batista e Codo (1999), o papel do professor, em dias mais recentes, não é apenas informar ou transmitir o saber, mas também informar e educar. E, nesse sentido, Betti e Zuliani (2002) salientam que a EF deve responsabilizar-se por formar cidadãos capazes de posicionarem-se criticamente diante das novas formas da cultura corporal de movimento, podendo, entender e vivenciar o seu aprendizado, mudando o comportamento e assumindo novas atitudes.

Relativamente ao significado de ‘é gostar do que faz/ensinar’ nos reportamos a Feil (1995) que afirma que o gostar do que se faz é fator fundamental paa a existência de eficiência no trabalho. Já Luckesi (1994) coloca que o professor precisa gostar do que faz, pois antes de tudo é preciso desejar ensinar, é preciso querer ensinar. Este gostar de ensinar nada mais é do que um desejo permanente de trabalhar para a elevação cultural dos educandos. Nesse sentido, Krug e Krug (2015) e Krug; Krug e Telles (2017) constataram que acadêmicos de EF, futuros professores na EB, e professores de EF atuantes na EB, percebem-se como pessoas que gostam do que fazem.

Ao compararmos os cinco estudos podemos constatar que praticamente na totalidade dos mesmos (5) aparecemos três significados de ‘ser professor’ de EF mais citados, isto é, ‘é ensinar’, ‘é transmitir conhecimentos’ e ‘é gostar do que faz/ensinar’. Dessa forma, também podemos destacar que os significados de ‘ser professor’ de EF são semelhantes entre acadêmicos de Licenciatura (ingressantes e concluintes) e professores da EB.

Ainda no quadro 1, podemos perceber a identificação de que os dezoito (18) diferentes significados de ‘ser professor’ de EF na EB constantes nos cinco (5) manuscritos estudados mostraram contradições, pois apontaram visões de educação diferentes. De um lado alguns (maioria) significados (onze* de dezoito) que coincidem com o papel de professores em uma educação reprodutora de sociedade (1; 2; 3; 4; 6; 7; 8; 10; 12; 14 e 15) e, de outro, também alguns (minoria) significados (seis** de dezoito) referentes a uma educação transformadora da sociedade (5; 9; 11; 13; 16 e 17), sendo que um é neutro (18), pois não apontou nada.

Ao compararmos os cinco estudos podemos constatar que, na totalidade dos mesmos, sempre ocorreu à predominância, isto é, a maioria de significados que apontam uma educação reprodutora da sociedade em detrimento (minoria) de significados alinhados com uma educação transformadora da sociedade.

Nesse sentido, citamos Krug (2005a; 2005b) que afirma que esse quadro retrata o momento contemporâneo da formação e atuação de professores de EF que oscila entre uma abordagem pedagógica técnica e uma abordagem pedagógica transformadora. Ainda Krug (2011) destaca que o significado de ‘ser professor’ está relacionado ao contexto intelectual e social em que os acadêmicos, futuros professores, e os professores estão inseridos, e, como sabemos, a formação de professores de EF, há muito tempo é influenciada por uma abordagem pedagógica tecnicista, representante de uma educação reprodutora da sociedade.

Dessa forma, também podemos destacar que ao compararmos os significados de ‘ser professor’ de EF, tanto de acadêmicos de Licenciatura quanto de professores da EB semelhantemente apontam para uma educação reprodutora da sociedade.

Assim, diante de tantos significados diferentes representando visões de educação diferentes e porque não dizer opostas, podemos inferir que, tanto os cursos de formação inicial (Licenciatura), quanto os professores da EB precisam trabalhar mais (refletir) a respeito do que é ‘ser professor’ de EF para que se venha a ter uma formação e atuação profissional de maior qualidade.

AS CONSIDERAÇÕES CONCLUSIVAS

Pela análise das informações obtidas na literatura especializada sobre a temática em questão podemos concluir que foi possível identificar um rol de dezoito (18) significados diferentes de ‘ser professor’ de EF e que os que mais apareceram foram três: ‘é ensinar’; ‘é transmitir conhecimentos’; e, ‘é gostar do que faz/ensinar’. Assim, podemos destacar que os significados de ‘ser professor’ de EF são semelhantes entre acadêmicos de Licenciatura e professores da EB.

Ainda podemos concluir que o rol de significados de ‘ser professor’ de EF encontrados na literatura especializada estudada mostrou contradições, pois apontou visões de educação diferentes, sendo a maioria coincidindo com o papel de professores em uma educação reprodutora da sociedade e a minoria em uma educação transformadora da sociedade. Dessa maneira, podemos destacar que os significados de ‘ser professor’ de EF, tanto de acadêmicos licenciandos, quanto de professores da EB, semelhantemente, apontaram para uma educação reprodutora da sociedade.

Para finalizar, destacamos que é preciso considerar que este estudo fundamentou-se nas especificidades e nos contextos de apenas cinco manuscritos em específico, encontrados na literatura especializada sobre EF, e que por isso, não pode ser generalizado os seus achados.

REFERÊNCIAS

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[1] Doutor em Educação (UNICAMP/UFSM); Doutor em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Professor Aposentado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); hnkrug@bol.com.br.

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