13/02/2023

COMPARAÇÃO DO MOMENTO DO INÍCIO E DO FINAL DA CARREIRA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

COMPARAÇÃO DO MOMENTO DO INÍCIO E DO FINAL DA CARREIRA DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

 

Hugo Norberto Krug [1]

 

RESUMO

Objetivamos neste estudo comparar as palavras caracterizadoras dos ‘momentos’ do início e do final da carreira docente, nas percepções de professores de Educação Física (EF) da Educação Básica (EB), da rede de ensino público, de uma cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul (Brasil). Caracterizamos os procedimentos metodológicos da investigação como uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. Utilizamos um questionário como instrumento de pesquisa e à análise de conteúdo para a interpretação das informações coletadas. Participaram dez professores de EF da EB da referida rede de ensino e cidade, sendo cinco iniciantes e cinco no final da carreira. Concluímos que identificamos, de forma geral, um rol de vinte diferentes palavras caracterizadoras dos ‘momentos’ do início e do final da carreira dos professores de EF da EB estudados, sendo que três (das vinte) palavras caracterizadoras dos ‘momentos’ foram identificadas como comuns entre o início e o final da carreira. Foram eles: frustração, satisfação e entusiasmo.

Palavras-chave: Educação Física. Carreira Docente. Início de Carreira; Final de Carreira. Momentos.

 

1- AS CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Segundo Krug (2022a, p. 3), “[a]tualmente, ainda existem preocupações com a profissão docente e uma delas é compreender com mais profundidade o que acontece no decurso da carreira”.

No direcionamento desta afirmativa, achamos necessário definirmos o que é carreira e a sua classificação. Nesse sentido, citamos Tardif (2003) que coloca que carreira docente é uma prática e rotina institucionalizada no campo do trabalho, identificada com o processo de socialização profissional. Já Huberman (1995) classifica a carreira docente em ciclos ou fases da vida profissional, as quais são as seguintes: 1ª) entrada na carreira (até 3 anos de docência); 2ª) estabilização (dos 4 aos 6 anos de docência); 3ª) diversificação (dos 7 aos 15 anos de docência); 4ª) serenidade e/ou conservantismo (dos 15 aos 30 anos de docência); e, 5ª) desinvestimento (dos 30 aos 35 anos de docência). Este autor destaca que o desenvolvimento de uma carreira é um processo e não uma série de acontecimentos, pois, para alguns, esse processo pode ser linear, mas para outros, há patamares, regressões, becos sem saída, ‘momentos’ (grifo nosso a partir de agora) de arranque, descontinuidades.

Assim sendo, mencionamos Farias; Shigunov e Nascimento (2012) que apontam que as categorizações dos ciclos ou fases da vida profissional surgiram para que se compreendesse melhor como o professor atua desde os ‘momentos’ iniciais com a docência até os ‘momentos’ da sua aposentadoria.

Entretanto, pela complexidade da carreira docente nos concentramos em estudar apenas duas fases, isto é, o início e o final da mesma, pois, de acordo com Krug (2022a, p. 3), “[...] esses dois ‘momentos’ são considerados importantes e problemáticos para a vida futura profissional e pessoal”.

Diante deste cenário, emergiu a temática ‘comparação das palavras caracterizadoras dos momentos do início e do final da carreira de professores de Educação Física (EF) da Educação Básica (EB)’.

Desta forma, configuramos a seguinte questão problemática norteadora do estudo: quais são as palavras caracterizadoras dos ‘momentos’ do início e do final da carreira docente, nas percepções de professores de EF da EB?

A partir desta indagação elaboramos o seguinte objetivo geral: comparar as palavras caracterizadoras dos ‘momentos’ do início e do final da carreira docente, nas percepções de professores de Educação Física (EF) da Educação Básica (EB), da rede de ensino público, de uma cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul (Brasil).

A importância da realização deste estudo pode ser embasada em Krug (2022a, p. 4) que aponta a “[...] necessidade de se compreender com mais profundidade dois ‘momentos’ específicos do ciclo de desenvolvimento profissional docente, que são o início e o final da carreira [...]”. Já Ilha e Krug (2009, p. 23) destacam que os “[...] ‘momentos’ de ‘ser’ e ‘estar’ na profissão [...], sem dúvida nenhuma, interferem na prática pedagógica” dos professores.

 

2- OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Caracterizamos os procedimentos metodológicos como de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso, pois esse foi o caminho que consideramos mais adequado para chegarmos ao objetivo proposto.

Segundo Minayo (2002, p. 102), “[n]a busca qualitativa, preocupamo-nos menos com a generalização e mais com o aprofundamento e abrangência de um grupo social, de uma organização, de uma instituição, de uma política ou de uma representação”.

Conforme Yin (2001), o estudo de caso surge do desejo de compreender fenômenos sociais complexos e permite uma investigação para preservar as características significativas dos acontecimentos da vida real.

Utilizamos um questionário como instrumento de pesquisa para coletar as informações sobre a temática estudada. De acordo com Gil (2009), através do questionário o pesquisador pode obter informações a cerca de conhecimentos, crenças, sentimentos, valores, interesses, expectativas, etc. Já Aragão e Moretti-Pires (2012, p. 184) enfatizam que o questionário enquanto instrumento de coleta de dados pode ser usado tanto na pesquisa quantitativa quanto na qualitativa.

Efetuamos a interpretação das informações coletadas por meio da análise de conteúdo, que, para Martins (2006, p. 35), “[...] é uma técnica que busca a essência da substância de um contexto nos detalhes dos dados e informações disponíveis”.

Participaram deste estudo, como colaboradores, dez professores de EF da EB, da rede de ensino público, de uma cidade do interior do estado do RS (Brasil), sendo cinco iniciantes e cinco no final da carreira. Assim, no quadro 1, apresentamos algumas informações de identificação dos colaboradores.

 

Quadro 1 – Algumas informações a cerca dos professores participantes da pesquisa.

Profes-

sor

Fase da

Carreira

Idade

(anos)

Sexo

Estado

Civil

Rede de

Ensino

Tempo de

Serviço

Formação

Inicial

Atuação

Docente

1

Início

20

Feminino

Solteira

Municipal

1 ano

Licenciado

em EF

Ensino

Fundamental

2

Início

25

Masculino

Solteiro

Municipal

2 anos

Licenciado

em EF

Ensino

Fundamental

3

Início

22

Feminino

Solteira

Municipal

1 ano

Licenciado

em EF

Ensino

Fundamental

4

Início

23

Feminino

Solteira

Municipal

2 anos

Licenciado

em EF

Ensino

Fundamental

5

Início

28

Masculino

Casado

Municipal

2 anos

Licenciado

em EF

Ensino

Fundamental

6

Final

57

Feminino

Casada

Estadual

30 anos

Licenciado

em EF

Ensino

Fundamental

7

Final

62

Masculino

Casado

Estadual

32 anos

Licenciado

em EF

Ensino

Fundamental

8

Final

58

Feminino

Casada

Estadual

30 anos

Licenciado

em EF

Ensino

Fundamental

9

Final

61

Masculino

Casado

Estadual

31 anos

Licenciado

em EF

Ensino

Fundamental

10

Final

59

Feminino

Casada

Estadual

30 anos

Licenciado

em EF

Ensino

Fundamental

Fonte: Informações dos participantes.

Elaboração: O autor.

 

A partir das informações do quadro 1 esclarecemos que a idade, o sexo e o estado civil não foram objeto deste estudo, pois, para participarem do mesmo, os colaboradores deveriam estar na fase de entrada na carreira (até 3 anos de docência) ou na fase de desinvestimento da carreira (trinta anos ou mais de docência), conforme classificação de Huberman (1995, serem formados em Licenciatura em EF, pertencerem à rede de ensino público (municipal ou estadual) e atuarem no Ensino Fundamental.

Escolhemos os colaboradores de forma intencional, pois os cinco professores de EF da EB, tanto em início da carreira, quanto os cinco do final da carreira, eram os únicos existentes na rede de ensino público da cidade estudada. Dessa forma, embasamos a seleção dos colaboradores na representatividade tipológica, preconizada por Molina Neto (2004).

Reativamente aos aspectos éticos vinculados às pesquisas científicas registramos que todos os colaboradores assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e suas identidades foram preservadas (os professores foram numerados de 1 a 10).

  

3- OS RESULTADOS E AS DISCUSSÕES

Os resultados e as discussões deste estudo foram orientados e explicitados tendo como referência o objetivo geral do mesmo.

Neste momento, achamos necessário lembrarmos Luft (2000) que afirma que a palavra comparação significa o ato ou efeito de comparar. Confronto; paralelo.

Assim sendo, consideramos, neste estudo, que estamos fazendo um confronto, um paralelo entre as palavras caracterizadoras dos ‘momentos’ do início e do final da carreira de professores de EF da EB.

Desta forma, o quadro 2 mostra a comparação das palavras caracterizadoras dos ‘momentos’ do início e do final da carreira dos professores de EF da EB estudados.

 

Quadro 2 – Comparação das palavras caracterizadoras dos ‘momentos’ do início e do final da carreira dos professores de EF da EB estudados.

 

Fases da Carreira Docente

Início da

Carreira

Fim da

Carreira

Total

de

Palavras Caracterizadoras dos ‘Momentos

Citações

Citações

Citações

1) Problemático (-)

5

0

5

2) Dificuldade (-)

4

0

4

3) Choque (-)

4

0

4

4) Aprendizagem (+)

3

0

3

5) Insegurança (-)

3

0

3

6) Crise (-)

3

0

3

7) Satisfação (+)

2

1

3

8) Insatisfação (-)

2

0

2

9) Desafio (-)

1

0

1

10) Entusiasmo (+)

1

1

2

11) Frustração (-)

1

3

4

12) Decisão (-)

1

0

1

13) Provação (-)

1

0

1

14) Segurança (+)

1

0

1

15) Cansaço (-)

0

4

4

16) Exaustão (-)

0

4

4

17) Desmotivação (-)

0

3

3

18) Desencanto (-)

0

3

3

19) Amargura (-)

0

3

3

20) Espera (-)

0

1

1

Total de Citações

32

23

55

Legenda: (-) Palavra caracterizadora do ‘momento’ com conotação negativa; (+) Palavra caracterizadora do ‘momento’ com conotação positiva.

Fonte: Informações dos participantes.

Elaboração: O autor.

 

No quadro 2, podemos notar, de ‘forma geral’, a ‘identificação de um rol de vinte diferentes palavras caracterizadoras dos momentos do início e do final da carreira dos professores de EF da EB’ estudados. Assim, para melhor explicitarmos esse rol, destacamos as seguintes relações:

1ª)sobre a comparação da quantidade de palavras caracterizadoras dos momentos do início e do final da carreira dos professores de EF da EB’ estudados, constatamos que:

a)identificamos que o início da carreira possui quatorze palavras caracterizadoras dos momentos’ (itens: 1; 2; 3; 4; 5; 6; 7; 8; 9; 10; 11; 12; 13 e 14 com trinta e duas citações), enquanto que ‘o final da carreira possui nove palavras caracterizadoras dos momentos’ (itens: 7; 10; 11; 15; 16; 17; 18; 19 e 20 com vinte e três citações). Assim sendo, podemos inferir que ‘o início da carreira proporciona aos professores de EF da EB uma maior quantidade de palavras caracterizadoras dos momentos do que o final da carreira’;

b)identificamos que no início da carreira a maioria das palavras caracterizadoras dos momentos (onze itens: 1; 2; 3; 4; 5; 6; 8; 9; 11; 12 e 13 com vinte e oito citações) são com conotações negativa (-)’ e a ‘minoria’ (três itens: 7; 10 e 14 com quatro citações) são com conotações positivas (+)’, enquanto que também ‘no final da carreira a maioria’ (sete itens: 11; 15; 16; 17; 18; 19 e 20 com vinte e uma citações) são com conotações negativas (-)’ e a ‘minoria’ (dois itens: 7 e 10 com duas citações) são com conotações positivas (+)’. Nesse sentido, esclarecemos que, segundo Luft (2000), positivo é algo que tende a auxiliar para a melhoria de alguma coisa. Assim, para esta investigação, consideramos positiva a palavra apontada, pelos professores de EF da EB estudados, que tendeu para auxiliar no desenrolar da carreira docente. Ainda Luft (2000) diz que negativo é algo que contém ou exprime recusa, é contraproducente. Assim, para esta investigação, consideramos negativa a palavra apontada, pelos professores de EF da EB estudados, que tendeu para tornar contraproducente o desenrolar da carreira docente. Dessa forma, podemos inferir que ‘o início da carreira proporciona aos professores de EF da EB uma maior quantidade de palavras caracterizadoras dos momentos com conotação negativa do que o final da carreira’; e,

c)identificamos que a principal palavra caracterizadora dos momentos no início da carreira foi problemático’ (cinco citações) com ‘conotação negativa (-)’ e ‘no final da carreira foram cansaço e exaustão’ (cada uma com quatro citações), sendo as duas com ‘conotação negativa (-)’. Assim sendo, podemos inferir que ‘tanto no início, quanto no final da carreira as principais palavras caracterizadoras dos momentos são aquelas com conotações negativas’; e,

2ª)sobre a comparação das palavras caracterizadoras dos momentos comuns entre o início e o final da carreira dos professores de EF da EB’ estudados, constatamos que:

a)identificamos um rol de três palavras caracterizadoras dos momentos comuns entre o início e o final da carreira dos professores de EF da EB’ (itens: 7; 10 e 11). Assim, podemos inferir que ‘o início e o final da carreira dos professores de EF da EB possuem algumas palavras caracterizadoras dos momentos em comum’;

b)identificamos que do rol de três palavras caracterizadoras dos momentos comuns entre o início e o final da carreira dos professores de EF da EB (itens: 7; 10 e 11) a maioria é caracterizada com conotação positiva (+)’ (item 7 com cinco citações no geral, sendo duas no início e uma no final da carreira; e, item 10 com duas citações no geral, sendo uma no início e uma no final da carreira) e ‘a minoria é caracterizada com conotação negativa’ (item 11 com quatro citações no geral, sendo uma no início e três no final da carreira). Assim, podemos inferir que ‘a maioria das palavras caracterizadoras dos momentos comuns entre o início e o final da carreira dos professores de EF da EB é caracterizada com conotação positiva’; e,

c)identificamos um rol de três principais palavras caracterizadoras dos momentos comuns entre o início e o final da carreira dos professores de EF da EB’. Foram elas: ‘frustração (-)’ (item 11 com quatro citações no total); ‘satisfação (+)’ (item 7 com três citações); e, ‘entusiasmo (+)’ (item 10 com duas citações no total). Assim, podemos inferir que ‘o início e o final da carreira dos professores de EF da EB possuem algumas palavras caracterizadoras dos momentos comuns, onde se sobressaem como principais e únicas: frustração, satisfação e entusiasmo’.

A partir destas constatações podemos inferir que:

a)quando o momento foi caracterizado por uma palavra com conotação negativa (-)’, pelo professor de EF da EB estudado, ‘tanto no início, quanto no final da carreira’, esse ‘está ligado ao insucesso pedagógico’ do mesmo em sua atuação docente. Assim, podemos inferir que ‘as palavras caracterizadoras dos momentos do início da docência com conotações negativas, que simbolizam o insucesso pedagógico do professor, possivelmente, estão ligadas ao estágio de sobrevivência da fase de entrada na carreira, e, no final da docência, possivelmente, estão ligadas à faceta de desinvestimento amargo da carreira’. Essa inferência está em consonância com o dito por Krug; Krug e Krug (2020) sobre a fase de entrada na carreira e por Krug e Krug (2022) sobre a fase de desinvestimento da carreira docente; e,

b)quando o momento foi caracterizado por uma palavra com conotação positiva (+)’, pelo professor de EF da EB estudado, ‘tanto no início, quanto no final da carreira’, esse ‘está ligado ao sucesso pedagógico’ do mesmo em sua atuação docente. Assim, podemos inferir que ‘as palavras caracterizadoras dos momentos do início da docência com conotações positivas, que simbolizam o sucesso pedagógico do professor, possivelmente, estão ligadas ao estágio de descoberta da fase de entrada na carreira, e, no final da docência, possivelmente, estão ligadas à faceta do reinvestimento na profissão’. Essa inferência está em consonância com o destacado por Krug; Krug e Krug (2020) sobre a fase de entrada na carreira e por Krug e Krug (2022) sobre a fase de desinvestimento da carreira docente

 

4- AS CONSIDERAÇÕES FINAIS

Pela análise das informações obtidas, sobre a temática em questão, podemos concluir que ‘identificamos, de forma geral, um rol de vinte diferentes palavras caracterizadoras dos momentos do início e do final da carreira dos professores de EF da EB estudados, sendo que três (dos vinte) momentos foram comuns entre o início e o final da carreira’. Foram eles: ‘frustração (-)’; ‘satisfação (+)’; e, ‘entusiasmo (+)’.

Ainda podemos concluir que, ‘de forma geral, a grande maioria (dezessete do total de vinte) das palavras caracterizadoras dos momentos do início e do final da carreira dos professores de EF da EB estudados foram caracterizadas com conotação negativa (-)’, ou seja, foram acontecimentos, fatos, ações, sentimentos que podem ser considerados menos adequados para que a prática pedagógica do professor possa obter sucesso no processo ensino-aprendizagem, sendo que ‘somente um é comum entre o início e o final da carreira (frustração)’. Nesse sentido, citamos Luft (2000) que coloca que a palavra frustração significa desiludir-se, decepcionar-se. Já Noal (2003) afirma que as frustrações ocupacionais são causas importantes no declínio da motivação, ocasionando consequências negativas para o desempenho da função profissional.

Assim sendo, Krug (2020) destaca que o sentimento de frustração, na fase de entrada na carreira, pode detonar um quadro de eclosão de crise para o professor iniciante que pode levar ao abandono da profissão ou ao absenteísmo, e, na fase de desinvestimento na carreira, com certeza, oriigina o absenteísmo, ficando o professor somente na espera da aposentadoria, sem mais investir em sua atuação profissional.

Para finalizar, destacamos que pela natureza interpretativa deste estudo, a conclusão do mesmo não é estanque, isto é, fechada, mas, sim, pista para reflexões que possam originar novos questionamentos sobre a temática em questão.

 

REFERÊNCIAS

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KRUG, H. N.; KRUG, R. de R. A fase de desinvestimento na carreira docente nas percepções de professores de Educação Física em fim de carreira na Educação Básica: que momento é este? Revista Biomotriz, Cruz Alta, v. 16, n. 1, p.265-276, 2022.

KRUG, H. N.; KRUG, M. de R.; KRUG, R. de R. A fase de entrada na carreira docente nas percepções de professores de Educação Física iniciantes na Educação Básica: que momento é este? Revista Eletrônica Pesquiseduca, Santos, v. 12, n. 28, p. 587-603, set./dez. 2020.

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MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2002.

MOLINA NETO, V. Etnografia: uma opção metodológica para alguns problemas de investigação no âmbito da Educação Física. In: MOLINA NETO, V.; TRIVIÑOS, A. N. S. (Orgs.). A pesquisa qualitativa em Educação Física: alternativas metodológicas. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2004. p. 107-139.

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TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2003.

YIN, R. C. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookamn, 2001.

 

[1] Doutor em Educação (UNICAMP/UFSM); Doutor em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Professor Aposentado do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); hnkrug@bol.com.br.

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