25/01/2021

Como usar as citações na redação: entenda como funciona

Hand-businesswoman-writing-paper-office

Seja em um ENEM, seja em um vestibular ou mesmo em uma prova de escola normal, é importante enriquecer o texto com o uso de uma citação direta ou indireta. Saber como usar as citações na redação é uma ferramenta a mais para conseguir uma nota alta, já que oferece algum estofo intelectual para o conteúdo passado, além de mostrar que você domina as regras de formatação para esse tipo de texto.

Se você ler as principais redações com nota máxima no ENEM, por exemplo, vai notar que grande parte delas usa citações para poder embasar seu conteúdo de melhor maneira. Esse recurso realmente traz uma visão mais ampla e um aspecto mais convidativo para o texto. Poder citar autores ou dados é uma maneira relevante de tornar a sua redação mais rica e interessante.

No entanto, é preciso usar a ferramenta do jeito certo. Usá-la sem a formatação adequada traz o efeito oposto, que é exatamente o que você não quer. Quer saber como usar as citações na redação? Então siga a leitura abaixo!

Como usar as citações na redação?

O primeiro ponto a ter em mente sobre o uso de citações em uma redação ou trabalho acadêmico é que existem vários tipos de citações a serem usadas. Cada uma tem uma formatação específica.

Por isso, é preciso escolher o tipo certo de citação para cada momento, com os cuidados básicos que isso exige. Por exemplo, quando for citar uma fala específica de alguém, é importante não errar as palavras e nem mexer na construção da frase.

Quer saber algumas dicas mais essenciais sobre o assunto? Vamos lá então!

Direta x Indireta

O primeiro ponto sobre o assunto é decidir se você usará uma citação direta ou indireta. Isso é importante pois os dois tipos têm formatações diferentes, além de serem usados para situações distintas. A citação direta é aquela que você transcreve, na íntegra, o que foi dito pelo autor. Basicamente, você copiará e colará o texto original no seu trabalho acadêmico (caso esteja fazendo de maneira digital) ou transcreverá na redação (quando for uma prova física). Dentre as exigências para a citação direta está o uso de aspas (afinal, o conteúdo não é seu e esse recurso indica isso), a citação do autor, o ano em que o conteúdo foi feito e a página da obra em que o conteúdo foi extraído.

Por exemplo:

"A citação para trabalhos acadêmicos e redações é uma ferramenta muito importante. Fulano e Siclano (2014, p. 99) revelam que "redações com citações feitas corretamente registraram nota 50% maior do que as sem citações ou com citações feitas sem seguir as regras da ABNT"".

Só para deixar claro, esse texto é 100% fictício e foi usado apenas para podermos dar esse exemplo, certo? Não há pesquisa nenhuma, que a gente saiba, que comprove essa afirmação. Por isso, não saia citando-a por aí!

Repare como a citação foi feita: usamos o sobrenome dos autores, o ano de publicação do trabalho e a página onde o conteúdo está. Além disso, citamos palavra por palavra essa suposta frase.

Já a citação indireta é feita de maneira diferente. Em primeiro lugar, não é necessário citar a frase palavra por palavra. No entanto, não é permitido alterar o sentido da frase ou da ideia proposta. Essa citação é feita para poder evocar um fato, mas sem precisar usar as palavras exatas. Por exemplo:

"Um bom motivo para usar citações da maneira correta em redações ou trabalhos acadêmicos é que essa ferramenta gera, em média, uma nota 50% maior. (FULANO; CICLANO, 2014).

Repare como a citação foi feita: evocamos o dado da pesquisa fictícia e colocamos a fonte da citação indireta no fim do parágrafo, entre parênteses, com os sobrenome em caixa alta, um ponto e vírgula separando ambos e apenas o ano de publicação da pesquisa.

Curta x Longa

O próximo passo é decidir se você usará uma citação direta curta (no caso de citação direta, claro) ou citação direta longa. A diferença entre elas é o tamanho mesmo: se tiver mais de três linhas, é longa.

O ponto a ter em mente é que uma citação longa precisa ser formatada de uma maneira diferente que a curta. A grande diferença é que a citação direta longa deve estar em um parágrafo separado. Além disso, a formatação vai seguir uma linha igual a da indireta: sem aspas, com o crédito aparecendo no fim do parágrafo, nesse modelo: (SOBRENOME, NOME, ano, página).

Pronto! Agora você já sabe como usar as citações na redação do ENEM e, assim, pode fortalecer o seu texto. Lembre-se de, no entanto, usar as palavras corretas da citação, saber a fonte onde ela foi mencionada e fazer tudo do jeito certo. Assim, você mostrará domínio das regras de escrita e formatação, ganhando pontuação extra dos avaliadores e ficando mais próximo do seu objetivo.

Gostou do conteúdo? Então comente abaixo com uma citação que você gosta muito (aproveite e a coloque da maneira como ensinamos!).

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×