13/03/2020

Como se tornar especialista em marketing digital: quais cursos são essenciais

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Você gostaria de aprender como se tornar especialista em Marketing Digital? Então saiba que o caminho não é fácil, mas pode ser um plano de carreira muito recompensador.

A perspectiva de futuro é que o Marketing Digital cresça e se iguale a Publicidade Tradicional até 2023, ultrapassando-a no futuro e se tornando a norma nos anos seguintes.

Com isso, o profissional que aprender hoje como se tornar especialista em marketing digital, não terá grandes dificuldades para encontrar uma posição em uma empresa de marketing digital de qualidade no futuro.

Mas quais tipos de cursos você precisa fazer para se tornar um especialista no assunto? Confira a seguir!

O que é um especialista em marketing digital?

Antes de aprender como se tornar especialista em marketing digital, precisamos em primeiro lugar compreender o que é esse profissional e o que ele faz na prática.

Atualmente, as principais agências de marketing do mercado são divididas operacionalmente em dois lados: a equipe tradicional e a equipe de marketing digital.

A primeira realiza campanhas e trabalhos pensados para as plataformas mais tradicionais do mercado, como a TV, a rádio, as revistas e outras. Seu foco atual está em trabalhos de construção de marca.

Já a equipe de marketing digital foca sua atividade na Internet, usando ferramentas como as redes sociais, SEO, influenciadores digitais e tantas outras para gerar negócios para os clientes.

Um especialista em marketing digital é, portanto, o profissional que atua nesta segunda equipe, normalmente em uma posição de liderança de planejamento de ações.

De certa forma, ele é o profissional que entende de todas as áreas do marketing digital e conduz os projetos da agência que utilizam essas ferramentas para gerar negócios.

O que um especialista em marketing digital precisa aprender?

Para saber como se tornar especialista em marketing digital, é importante que você entenda quais são os ramos de conhecimento desse profissional.

O especialista em marketing digital é o profissional que domina todas as áreas e ferramentas que a Internet oferece para a publicidade. De maneira simples, ele é um “faz-tudo” das opções online.

Isso significa que ele deverá conhecer toda a lógica e as regras por trás das seguintes ferramentas:

  • SEO;
  • otimização de anúncios;
  • Google Ads;
  • Facebook Ads;
  • gestão de redes sociais;
  • Marketing de Conteúdo;
  • Influenciadores;
  • Métricas de desempenho;
  • Inbound Marketing;
  • E-mail Marketing;
  • Automação de marketing;
  • Inside Sales (sim, o especialista de marketing precisa saber vender também).

São muitas competências para dominar, não é mesmo? No entanto, não é só o conhecimento técnico que é necessário para o especialista no assunto.

Um dos passos mais importantes de como se tornar especialista em marketing digital é ter a postura e a mentalidade correta para o trabalho.

O marketing digital é uma área em constante mudanças. Em 2019, por exemplo, o Google lançou o Bert, um novo algoritmo de buscas. Isso significa que todo o conhecimento de SEO que se tinha pode ter sido alterado.

Já se sabe, por exemplo, que a produção de conteúdo em uma estratégia de Marketing de Conteúdo deverá mudar para a criação de artigos focados na solução de um problema para o usuário.

Portanto, o que esse exemplo mostra é que o especialista em marketing digital precisa acompanhar as tendências e se manter em aperfeiçoamento contínuo para gerar os melhores resultados possíveis.

Como se tornar especialista em marketing digital com cursos específicos?

Ok, você chegou até aqui e chegou à conclusão de que você tem a mentalidade certa para o trabalho e quer aprender como se tornar especialista em marketing digital.

Que tipo de cursos você precisa fazer para isso? Veja a seguir!

Inbound Marketing

Os primeiros cursos para aprender como se tornar especialista em marketing digital são os de Inbound Marketing. Afinal, eles são a espinha dorsal da publicidade online.

O ideal é fazer cursos que sejam básicos, intermediários e especializados para dominar toda a lógica por trás do Marketing Digital e entender como essa área funciona.

Produção de conteúdo

A maior parte de uma estratégia de Marketing Digital consiste na produção de conteúdo. O formato varia: pode ser artigos em blogs corporativos, pode ser podcasts, vídeos ou qualquer outra coisa.

No entanto, um especialista em Marketing Digital precisa saber como criar conteúdos que tragam valor para uma persona e possam movê-la pelo funil de vendas da empresa.

SEO

Um dos passos mais importantes de como se tornar especialista em marketing digital é dominar as técnicas de SEO, de modo a poder otimizar o site de um cliente para ser encontrado no Google.

Por falar nisso…

Domínio completo do Google Ads

O Google Ads é a plataforma completa de ferramentas de anúncios do Google. O especialista precisa dominar todas as opções que o sistema oferece e tirar o melhor dele para os seus clientes;

Gestão de redes sociais

As redes sociais são parte integral da vida de um especialista em marketing digital. Além de entender como geri-las com o engajamento orgânico do cliente, é necessário dominar as suas próprias técnicas de anúncios.

Técnicas de gestão de projetos

Por fim, um processo importante para saber como se tornar especialista em marketing digital é aprender a gerir projetos e liderar uma equipe.

Isso significa se acostumar com métricas, dominar os elementos que influenciam os valores e saber como realizar testes para otimizar os resultados, além de entender como comandar os profissionais que trabalharão com você.

E aí, aprendeu como se tornar especialista em marketing digital? Está animado para começar a estudar ou acha que é conhecimento demais para você? Comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

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