Como se especializar em odontopediatria: dicas essenciais
A odontopediatria é o local em que a Odontologia e a Pediatria se encontram. Isso ocorre, pois a Odontologia tem como objetivo a saúde bucal de crianças e adolescente e é responsável por garantir que as crianças permaneçam saudáveis e livre de outras doenças. Por isso, saber como se especializar em odontopediatria é tão importante.
Graças a essa especialização muitos tratamentos dentários que eram realizados em adultos agora também estão disponíveis para os pequenos. Se você gosta deste tema e deseja se especializar nessa área, confira a seguir mais informações sobre essa carreira.
O que é a Odontopediatria?
Como você viu acima, a Odontopediatria cuida da saúde bucal dos bebês e crianças. A função do dentista para criança é ensinar os cuidados que as crianças e os adolescentes devem ter diante das necessidades bucais, começando no nascimento até a adolescência.
Além disso, os profissionais dessa área também orientam as gestantes, na chamada Odontologia Intrauterina, que cuida da saúde bucal do bebê ainda na barriga da mãe.
Como o tratamento de crianças exige um cuidado especial, o odontopediatra exerce uma função muito importante na educação bucal. Além disso, para que a visita ao dentista não se transforme em uma tortura, o atendimento é diferenciado com um ambiente lúdico e uma consulta descontraída.
Alguns pacientes acabam sendo cuidados pela odontopediatra mesmo após a maioridade, pois o profissional conhece muito bem o histórico dentário do paciente, assim como tratamentos e procedimentos necessários.
O que faz um odontopediatra?
O odontopediatra é o responsável pelo tratamento das crianças, desde o controle, orientação do processo do seu sistema mastigatório até a prevenção de doenças bucais como cáries e doenças periodontais.
Esse profissional também direciona pais e responsáveis quanto a manutenção da saúde bucal das crianças em casa para que elas criem os hábitos de higiene bucal corretos.
Outra função do odontopediatra é participar de grupos coletivos para levar a saúde bucal as populações carentes e necessitadas.
Conheça dicas essenciais de como se especializar em odontopediatria
Conheça quais as dicas essenciais para se especializar em odontopediatria.
Afinidade com a área
Para fazer essa especialização você deve ter afinidade com a área, se você não possui habilidades com crianças talvez essa especialização não seja a mais indicada para você.
Essa afinidade fica ainda mais evidente quando o aluno começa o curso e vê as possibilidades de atuação.
Fique atento ao mercado de trabalho
Ao olhar para o mercado de trabalho você irá entender a demanda por essa especialidade. Assim ao terminar a especialização você saberá se terá pacientes na sua região ou não.
Escolha uma instituição com foco, na prática
Escolha uma instituição que ofereça muitas horas de clínica prática. A especialização em odontopediatria exige que o estudante tenha várias aulas práticas. É nesse momento que você colocará os conhecimentos teóricos da sala de aula em prática.
A especialização e as aulas práticas são direcionadas ao mercado de trabalho. Nelas os alunos aprendem como atender pacientes com a supervisão de professores. Essa vivência é que dá segurança ao aplicar as técnicas em seu próprio consultório.
Antes de realizar a matrícula, confira se a instituição de ensino possui uma clínica equipada, atendentes, auxiliares e pacientes. Talvez o melhor curso não esteja na sua cidade, por isso, esqueça a distância geográfica.
O dentista deve buscar referências. Conversar com professores e profissionais daquela especialidade que servirão para ter uma visão a mais sobre o nicho e a instituição de ensino.
O curso de especialização em odontopediatria exige dedicação e investimento. Dessa forma, a escolha certa evita o desperdício de tempo e dinheiro.