28/10/2022

Como se destacar nas carreiras mais promissoras em 2023?

Carreiras_mais_promissoras

Cargos de liderança e no setor de tecnologia prometem bons salários e oportunidades de desenvolvimento

 

Os brasileiros sofreram com as altas taxas de emprego informal nos últimos anos, especialmente durante a pandemia. Por outro lado, setores como o de marketing para área da saúde tiveram alta nas oportunidades, atraindo quem deseja migrar de área de atuação, ou buscar o primeiro emprego após a conclusão de cursos. 

 

Segundo dados do IBGE de julho de 2022, o índice de desemprego no país é de 9,1. O número é um dos menores desde 2015, mas, ainda assim, é alto quando comparado com países como EUA e grandes economias da Europa. A boa notícia é que o Brasil está acompanhando o cenário internacional do mercado, com variedade de vagas para diversos setores. 

 

Seja para ingressar no primeiro emprego, ou para alcançar um salário mais alto, saber quais são as carreiras que mais prometem é o primeiro passo. Confira com mais detalhes quais são elas, os requisitos do mercado e como se destacar em meio a um cenário cada vez mais competitivo.

Profissões para quem está entrando no mercado de trabalho

Embora ainda tenha relevância na hora da seleção para uma vaga, o diploma de faculdade já não é o único fator que faz uma pessoa se destacar em uma profissão. Se você está entrando no mercado de trabalho agora, a dica é estudar a fundo as profissões que chamam sua atenção, interagindo com o mercado antes mesmo de entrar nele. 

 

Com a internet cada vez mais presente na vida das pessoas, diversas profissões podem deixar de existir nos próximos anos. Ao mesmo tempo, surgem novas funções que exigem conhecimentos técnicos e podem ser a porta de entrada para novos profissionais. 

 

A dica principal é sempre estar atualizado com as tendências de mercado. As ferramentas mudam com frequência, mas as habilidades para a realização do trabalho é que fazem um profissional se destacar no mercado logo no início.

 

Profissões para quem está migrando de área

Se você anda de ônibus em grandes cidades, com certeza já reparou que o número de cobradores trabalhando nos veículos diminuiu muito nos últimos tempos. Isso porque leitores de cartão substituíram esse profissional, assim como a necessidade das empresas de reduzir custos com equipes operacionais. 

 

O setor de tecnologia é um dos que mais emprega atualmente. Segundo uma pesquisa da empresa Cortex, realizada em julho de 2022, existem cerca de 80 mil vagas no país hoje para atuação em setores relacionados com tecnologia. Os cargos incluem profissões já existentes, e outras que demandam profissionais atualizados com o que há de mais novo no mercado. 

 

Um dos principais fatores que tem feito profissionais migrarem de área são os salários e condições de trabalho. Muitas empresas oferecem a possibilidade de trabalho remoto, com benefícios atraentes e remuneração acima da média. A internet é um dos melhores lugares para buscar essas vagas, e também estudar em cursos de curta, média e longa duração.

Dicas para se destacar nas principais vagas

Hoje em dia cada empresa tem liberdade para definir quais os critérios a serem utilizados na seleção e contratação de funcionários. Agências tendem a optar por processos mais informais, enquanto grandes grupos mantêm etapas rígidas de avaliação. 

 

Antes de tudo, pesquise sobre a empresa, e se ela combina com o seu momento (o famoso fit cultural). Nem sempre a vaga que paga mais vai ser a que você se sentirá mais confortável em trabalhar. Sites de avaliações de empresas por funcionários podem servir como um excelente filtro, direcionando melhor suas escolhas.

Manter um perfil atualizado

Ter um currículo ainda é essencial, mas o formato varia para cada profissão. O LinkedIn é uma rede social onde profissionais de todo o mundo podem se conectar, e onde fica fácil manter o currículo atualizado com as principais informações. Recrutadores podem entrar em contato direto com você, assim como você pode se candidatar para vagas conforme seu perfil.

Fazer contatos

Hoje em dia é comum que mesmo as pessoas que estão felizes em seus cargos, participem de entrevistas ocasionais. Isso facilita ampliar a rede de contatos, acompanhar a movimentação do mercado e ainda estimular o seu crescimento pessoal em busca de novas oportunidades no futuro.

Ter um plano de carreira

Se antes era mal visto ter vários registros com menos de 1 ano em diferentes empresas, hoje esse movimento pode significar um rápido desenvolvimento profissional. Claro que tudo depende dos seus objetivos de carreira, considerando tempo de aprendizado em cada empresa e as oportunidades que surgem no meio do caminho.

 

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×