10/12/2019

Como construir carreira em uma agência de publicidade?

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Que diversas áreas e funções em agências de publicidade surgiram nos últimos anos por conta das revoluções tecnológicas, é fato. E se você almeja se tornar um profissional do setor precisa estar atualizado nas tendências, técnicas e novidades, para que seu aprendizado e até mesmo suas habilidades profissionais sejam afloradas, seguindo o ritmo das mudanças no ambiente de trabalho.

Por ser um cenário dinâmico e em contínua evolução, saiba quais habilidades você deve ter, além de quais tecnologias deve conhecer para entrar ou continuar atuando em uma agência de publicidade e beneficiar os clientes com criatividade na divulgação de produtos e serviços.

 

Qual o perfil para trabalhar em uma agência de publicidade?

Ter conhecimento técnico é apenas meio caminho andado nos dias de hoje. Cada vez mais, as empresas exigem certa postura dos funcionários, e isso também se aplica ao marketing. Saiba agora quais habilidades você precisa desenvolver ou potencializar para se tornar um ótimo profissional nesse mercado. Vamos lá?

 

Ser curioso

Manter-se atualizado é a nova pedida, afinal, aprendizado nunca é demais! Principalmente em um mercado onde mudanças ocorrem a todo minuto, literalmente. 

Nesse sentido, é primordial saber as últimas novidades no universo digital e tecnológico para nunca ficar atrás. Assim, fica mais fácil trazer ideias e soluções para dentro da agência de publicidade, contribuindo para o trabalho de todos.

 

Desenvolver pensamento analítico

Afinal, estamos na era da informação e até mesmo os números fazem parte da receita do sucesso. Muitas vagas atualmente foram abertas para profissionais analisarem métricas e traduzi-los em informações valiosas aos clientes.

 

Ter empatia

Para entender os desejos, anseios e motivações do público-alvo e de como a sua criatividade pode contribuir para o fortalecimento da marca. Assim, fica muito mais fácil chamar a atenção e transformar potenciais leads em clientes reais.

 

Ser organizado

Um profissional hoje em dia é multitarefa, independente do mercado em que escolhe atuar. E em uma agência de publicidade não seria diferente. E detalhes influenciam muito nos resultados.

Nesse sentido, ser organizado é uma habilidade que deve ser aprimorada ou desenvolvida para que você consiga seguir carreira no marketing digital.

 

Entendendo o mercado: A nova mentalidade dos consumidores

Antes, as pessoas eram influenciadas pelas mídias tradicionais e sentindo necessidade de determinado produto ou serviço, recorriam até o espaço físico das lojas para adquirir o que almejavam. Mas agora tudo é amparado pela tecnologia, porque primeiro procuramos nos informar pela internet sobre o produto ou serviço, antes mesmo de procurar e efetivamente comprar.

Essa ação de recorrer à internet para se certificar e buscar por informações foi definida pelo Google como “Zero Moment of Truth (ZMOT)”, que traduzido de forma literal, quer dizer Momento Zero da Verdade. E é a partir dessa nova mentalidade de consumo que uma nova forma de pensar no marketing surgiu.

Como a decisão de compra acontece online, os profissionais da área devem se esforçar na criação de conteúdos persuasivos. Nesse sentido, as estratégias de venda devem ser pautadas no consumidor que possui sede de informação e influência, antes de racionalizar suas escolhas.

Outro fator importante é que os consumidores estão se interessando pelo simples e não simpatizam com marcas que não possuem valores e responsabilidade social. Foi a partir daqui que nasceu o Inbound Marketing, com o objetivo de atrair e converter clientes por meio de conteúdos, sejam eles infográficos, artigos, vídeos, ebooks, podcasts, entre outros.

Nesse sentido, novas vagas surgiram para suprir tais demandas. Conheça algumas delas abaixo:

 

Os novos cargos das agências de publicidade

 

  1. Consultor de marketing digital

Esse profissional é responsável pelo planejamento de uma agência de publicidade. Nesse sentido, ele faz a análise dos clientes para definir as melhores estratégias para o posicionamento da marca seja mais eficaz, de acordo com o objetivo da empresa.

Se você é observador, analítico e criativo, além de ter facilidade em traçar estratégias e criar caminhos alternativos para que os melhores resultados sejam alcançados, tanto nas mídias online, como nas tradicionais, esse é o cargo ideal para você.

 

  1. Analista de mídias sociais

Esse profissional trabalha diretamente com a criação de conteúdo e interação nas redes sociais. Um pré-requisito para se candidatar a vaga é saber como o Facebook, LinkedIn, Instagram, Twitter, Pinterest, entre outras funcionam.

Isso porque, cada uma delas possui um público diferente, com comportamentos diferentes, e consequentemente, exigem uma linguagem diferente. Nesse sentido, esses profissionais são criativos, bem ativos nas redes e super atualizados.

 

  1. Analista de Performance

Quer ser responsável pela parte de mídia paga de uma agência de publicidade? Essa é a vaga que você tanto procura! Esse profissional trabalha diretamente com a criação de anúncios, além de acompanhar de perto a performance das campanhas patrocinadas.

Para se dar bem nessa vaga, você precisa se dar bem com os números, ser muito analítico, organizado e gostar de lidar com pessoas, já que esse departamento se comunica com todos os outros que existem em uma agência de publicidade.

Agora que você já sabe do perfil que deve ter, as novas oportunidades e o mercado de marketing digital em si, pode se preparar para entrar de cabeça na sua carreira de sucesso. Esperamos que esse post tenha ajudado a clarear suas ideias em relação às agências de publicidade. Até a próxima!

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