16/04/2025

Comitê aperfeiçoará avaliações da educação básica

O ministro da Educação, Camilo Santana, participou da primeira reunião do Comitê Consultivo de Especialistas para Aperfeiçoamento dos Processos de Avaliação da Educação Básica nesta terça-feira, 15 de abril.

O Ministério da Educação (MEC) realizou, nesta terça-feira, 15 de abril, a primeira reunião do Comitê Consultivo de Especialistas para Aperfeiçoamento dos Processos de Avaliação da Educação Básica. O objetivo é estabelecer diretrizes e orientações para que os sistemas estaduais de avaliação estejam organizados de forma complementar ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).  

O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que o Comitê foi instalado para analisar as distorções de dados levantados nos estados e nos municípios, por conta do contexto em que são coletados e aplicados. “A nossa meta é garantir que a gente possa ter os resultados mais fidedignos possíveis, com a melhor metodologia, para que a gente possa garantir os resultados que a gente almeja e deseja. A ideia é que a gente possa, com esse Comitê, receber recomendações, orientações e sugestões”, observou.  

Ainda segundo Camilo Santana, o objetivo do MEC está no cumprimento das métricas do Plano Nacional de Educação. “Nunca houve um olhar tão grande para a educação básica como estamos dando agora, porque compreendemos que o grande desafio do Brasil é a educação básica. O mínimo que um país precisa garantir aos seus cidadãos é o direito de concluir a educação básica e ter a oportunidade de construir o seu futuro, seja no ensino técnico, seja na universidade, seja no mercado de trabalho. Isso impacta o país social e economicamente”, pontuou o ministro da Educação. 

A secretária de Educação Básica do MEC, Kátia Schweickardt, também esteve presente na reunião e ressaltou que o momento é de entrega de resultados. “A gente conseguiu mobilização e, agora, precisamos entregar resultados para a sociedade. A experiência do Ceará tem ensinado a todos nós o valor da avaliação para potencializar a política pública. Vocês agora estão ao nosso lado, ao lado do ministro, para a gente validar que a avaliação é muito importante para a solidez das políticas”, reforçou. 

Já o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios, indicou que a Comissão lidará com aspectos relevantes da política pública educacional do país. “Há o reconhecimento da importância de fazer com que sistemas estaduais de avaliação da educação básica participem do esforço pactuado com o MEC”, disse. 

A reunião contou, ainda, com a presença do secretário-executivo do MEC, Leonardo Barchini; do secretário de Gestão da Informação, Inovação e Avaliação de Políticas Educacionais do MEC, Evânio Araújo Júnior; além de outros representantes do Inep e professores doutores de universidades federais que integram o Comitê.  

 

Assessoria de Comunicação Social do MEC - 15.04.2025

Assine

Assine gratuitamente nossa revista e receba por email as novidades semanais.

×
Assine

Está com alguma dúvida? Quer fazer alguma sugestão para nós? Então, fale conosco pelo formulário abaixo.

×